MotoGP 2022 – Qual o piloto com mais quedas?

Em onze Grandes Prémios realizados quantas quedas se registaram em MotoGP? E qual é o piloto com mais quedas?

quedas

Estamos em plena pausa de verão para que pilotos e equipas de MotoGP recuperem energias para a segunda e decisiva metade da temporada 2022. Já se realizaram onze Grandes Prémios até ao momento, e por isso podemos fazer aqui uma contabilidade interessante: qual o piloto que mais vezes caiu nesta primeira metade do ano na categoria rainha? E quantas quedas foram registadas em MotoGP?

A revista MotoJornal já aqui lhe mostrou as “contas” de quantos motores foram usados e descartados pelos vários pilotos de MotoGP. Uma contabilidade onde, por exemplo, o português Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) está bem posicionado, revelando uma boa capacidade de gerir a mecânica da sua KTM RC16.

Mas para que essa gestão seja bem feita e as equipas não sejam obrigadas a trocar componentes das motos, é também preciso evitar as temidas quedas em cada Grande Prémio.

Leia também – MotoGP 2022: O Guia Completo

quedasDe acordo com as estatísticas oficiais de MotoGP, verificamos que, no total, e apenas contabilizando os pilotos a tempo inteiro inscritos no início da temporada da categoria rainha, já se registaram 177 quedas em Grandes Prémios.

Se a estes pilotos adicionarmos os pilotos de testes, sendo que atualmente Stefan Bradl passou a piloto a “tempo inteiro” da Repsol Honda, o total oficial na primeira metade da temporada é de 186 quedas. Ainda não chegámos à marca das duas centenas… mas já não falta muito para passar.

Nesta contabilidade destacamos ainda duas situações.

O número de quedas sofridas por pilotos de equipas de fábrica é de 78 quedas. Naturalmente por existirem mais motos de equipas satélite em pista registaram-se até agora mais quedas de pilotos satélite: 99.

A segunda situação está relacionada com os fabricantes que mais material tiveram de substituir nas suas equipas – fábrica ou satélite – ao longo dos primeiros onze Grandes Prémios. Neste particular a Ducati leva claramente o “prémio”, pois as oito Desmosedici GP de Borgo Panigale já caíram um total de 75 vezes.

A Honda segue em segundo com 38 quedas, a KTM fecha o pódio com 23 quedas, a Yamaha com 20 fica logo atrás, e depois verificamos que a Suzuki tem um total de 14 quedas e por fim a Aprilia, ambas com duas motos em pista este ano, sendo que a casa de Noale leva a melhor com apenas 7 quedas.

quedasMas quem é o piloto com mais quedas em MotoGP? E qual o piloto com menos quedas?

Mais uma vez os números não mentem nem deixam margem para dúvidas! O piloto com mais quedas sofridas até agora é Marco Bezzecchi (Mooney VR46). O “rookie” italiano da equipa de Valentino Rossi, apesar de alguns bons resultados, não se livrou se saborear o asfalto e gravilha da escapatória dos circuitos por 15 vezes. Enea Bastianini (Gresini Racing), e também numa moto da Ducati, quase que iguala o compatriota com 14 quedas. O terceiro piloto com mais “queda para a queda” é Alex Márquez (LCR Honda) que soma 12 quedas.

Quanto a Miguel Oliveira, o piloto português tem por hábito estar bem posicionado neste tipo de contabilidade de MotoGP. Ou seja, não costumamos ver Miguel Oliveira sofrer muitas quedas ao longo da temporada. De facto, os números oficiais revelam que também em 2022, e apesar de alguma irregularidade devido à complicada KTM RC16, o piloto da Charneca da Caparica tem apenas 4 quedas registadas!

Uma performance que o deixa entre os melhores de entre os pilotos a tempo inteiro de MotoGP, apenas batido por Andrea Dovizioso (RNF Yamaha), que com apenas uma queda surpreende, mas que não chega para destronar um ainda mais surpreendente Maverick Viñales (Aprilia Racing).

O piloto espanhol, cada vez mais adaptado à moto de Noale, e depois do pódio conseguido em Assen no GP dos Países Baixos apresenta-se novamente feliz aos comandos de um protótipo, consegue fechar a primeira metade da temporada 2022 sem registar qualquer queda em competição! Será que o “Top Gun” conseguirá manter o registo perfeito no que falta disputar até final de MotoGP?

MotoGP – Quedas por fabricante

Aprilia – 7

Ducati – 75

Honda – 38

KTM – 23

Suzuki – 14

Yamaha – 20

Total – 177 quedas

MotoGP – Quedas de pilotos de fábrica vs satélite

Fábrica – 78

Satélite – 99

Total – 177 quedas

MotoGP – Quedas de pilotos

Marco Bezzecchi (Mooney VR46 Ducati) – 15

Enea Bastianini (Gresini Ducati) – 14

Alex Márquez (LCR Castrol Honda) – 12

Jorge Martin (Pramac Ducati) – 11

Marc Márquez (Repsol Honda) – 10

Pol Espargaró (Repsol Honda) – 10

Johann Zarco (Pramac Ducati) – 9

Joan Mir (Suzuki Ecstar) – 9

Darryn Binder (RNF Yamaha) – 9

Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 8

Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 8

Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 7

Jack Miller (Ducati Lenovo Team) – 7

Fabio Di Giannantonio (Gresini Ducati) – 6

Remy Gardner (Tech3 KTM Factory) – 6

Franco Morbidelli (Monster Energy Yamaha) – 6

Takaaki Nakagami (LCR Idemitsu Honda) – 6

Alex Rins (Suzuki Ecstar) – 5

Raul Fernandez (Tech3 KTM Factory) – 5

Luca Marini (Mooney VR46 Ducati) – 5

Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 4

Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) – 4

Andrea Dovizioso (RNF Yamaha) – 1

Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 0

Quedas de pilotos de testes

Stefan Bradl (Repsol Honda) – 6 *piloto de testes da Honda e substituto de Marc Márquez

Lorenzo Savadori (Aprilia Racing – 2

Michele Pirro (Ducati Corse) – 1

Total – 186 quedas