A Dorna e a IRTA estão novamente a ter de se reorganizar em cima da hora devido a problemas de logística. Neste momento subsiste a dúvida sobre se parte do equipamento que falta transportar da Argentina para os Estados Unidos chega a tempo ao Circuito das Américas, permitindo realizar o Grande Prémio das Américas conforme os horários previstos e que a revista MotoJornal aqui disponibiliza.
O cenário não é tão grave como aquele que antecedeu o Grande Prémio da Argentina, que, recordamos, foi “compactado” em dois dias apenas devido a problemas nos aviões fretados pela Dorna para transporte do material do Mundial de Velocidade.
Já durante o GP da Argentina a Dorna e a IRTA avisaram que possivelmente poderiam existir dificuldades de logística entre a América do Sul e os Estados Unidos. Algumas equipas poderiam receber parte do material apenas na quinta-feira ao final da tarde, informavam os responsáveis do campeonato.
Porém, a situação tem vindo a agravar-se nas últimas horas por causa de um conjunto de situações distintas.
Logo na segunda-feira a seguir à corrida argentina, o transporte do material do circuito Termas de Rio Hondo para o aeroporto onde seria dividido pelos cinco aviões viu-se envolvido numa situação trágica. Um polícia, Juan Espinoza, que fazia a escolta aos camiões carregados com o material faleceu depois de ter sido atropelado pelo camião que o seguia.
A situação trágica ocorrida durante a viagem que deveria demorar cerca de duas horas até Tucumán acabou por atrasar a partida dos aviões com o primeiro conjunto de carga.
Depois, a empresa responsável pelos aviões, a Atlas Air, anunciou que o responsável pela carga de um dos Boeing 747 estava infetado com Covid-19. A companhia aérea conseguiu reagir atempadamente ao contratempo e encontrou um substituto e o avião deverá aterrar no Texas ainda esta quarta-feira 6 de abril.
Leia também – MotoGP 2022: Marc Márquez OK para o Grande Prémio das Américas
O terceiro problema relacionado com as operações de transporte do material de MotoGP para os Estados Unidos é o quarto avião. Inicialmente deveria ser um avião de maiores dimensões com capacidade para transporte de maior quantidade de carga. Porém, e à última hora, de acordo com informações que estão a ser divulgadas na Argentina, esse avião foi substituído por outro de menores dimensões.
Isto obriga a adicionar mais uma viagem num quinto avião, com a carga que não pode ser transportada no avião número 4.
Neste momento o plano de viagem parece possibilitar a entrega do material no Circuito das Américas durante o dia de quinta-feira, que antecede o início das atividades em pista com os primeiros treinos livres de Moto3, Moto2 e MotoGP. Porém, caso ocorra mais algum atraso, a Dorna e a IRTA podem novamente ver-se obrigadas a alterar o programa do Grande Prémio das Américas.
Convém ter em conta que apesar da preparação das boxes no circuito ser uma tarefa relativamente simples e rápida, normalmente cumprida em cerca de 3 horas, a preparação das motos é uma missão mais delicada. No caso de um protótipo de MotoGP, a preparação das motos demora entre 8 e 10 horas! Se os mecânicos receberem o material em cima da hora, a situação torna-se complicada.
De momento nem a Dorna nem a IRTA avançam com qualquer confirmação sobre a necessidade de alterar o programa e horários do Grande Prémio das Américas. Sabemos que têm existido estas dificuldades de logística, mas oficialmente tudo vai acontecer conforme previsto.
Fique atento a www.motojornal.pt para ficar a par de todas as atualizações sobre o GP das Américas que começa a 8 de abril e termina com as corridas no dia 10 de abril.