A queda de Fabio Quartararo à quinta volta do Grande Prémio dos Países Baixos, e que levou Aleix Espargaró (Aprilia Racing) a passar pela gravilha da escapatória na curva 5 do traçado neerlandês, continua a dar que falar. No domingo após a corrida, o Painel de Comissários que gere a segurança e ações dos pilotos em pista, decidiu anunciar uma penalização com “Long Lap Penalty” ao campeão de MotoGP pela Yamaha.
Quartararo ainda demorou um dia a reagir publicamente à penalização que será cumprida no Grande Prémio da Grã-Bretanha. O jovem francês da Monster Energy Yamaha mostrou-se claramente desagradado com a penalização e reagiu com bastante ironia, referindo que a partir de agora tentará não ultrapassar para não correr o risco de ser novamente penalizado.
Agora é a vez da Yamaha Racing, por intermédio do seu responsável máximo Lin Jarvis, vir a público abordar o tema da penalização a Fabio Quartararo, piloto que está em luta direta com Aleix Espargaró pelo título de MotoGP esta temporada, estando os dois separados depois da corrida em Assen por apenas 21 pontos.
Diz Lin Jarvis que “O Fabio Quartararo, a Monster Energy Yamaha e a Yamaha sempre procuraram pela justiça e espírito desportivo em MotoGP. Estamos desapontados por ver a desigualdade com a qual o Painel de Comissários FIM aplica penalizações”, começa por referir o britânico, para de seguida concluir afirmando que “Tentámos no domingo apelar da decisão dos Comissários, mas este tipo de penalização não tem direito a apelo ou qualquer discussão. Quisemos depois levar este assunto, enquanto questão de princípio, ao Tribunal Arbitral do Desporto, mas, igualmente, este assunto também não pode ser discutido”, e termina apelando a uma maior equidade e critério na forma como as penalizações são aplicadas.
Aos olhos da Monster Energy Yamaha, a penalização aplicada a Fabio Quartararo é exagerada. E a equipa de fábrica da marca de Iwata explica as razões pelas quais discorda do que o Painel de Comissários FIM decidiu:
– Embora o Quartararo tenha admitido cometer um erro na curva 5 do circuito Assen TT na quinta volta, a Monster Energy Yamaha vê isto como um incidente de corrida. Quartararo tem a reputação de ser um piloto “limpo”, sem um registo de outros incidentes em pista. Foi um erro honesto e sem intenções maldosas.
– A Monster Energy Yamaha reconhece que a corrida de Aleix Espargaró foi afetada, mas a severidade do impacto é uma questão de conjetura. A Monster Energy Yamaha acredita que a o Painel de Comissários FIM está a julgar de forma inconsistente a severidade de incidentes de corrida, e com standards subjetivos.
– A inconsistência com que estas penalizações são aplicadas pelo Painel de Comissários FIM durante a temporada 2022, prejudica a justiça em MotoGP e a fé na jurisdição dos Comissários. Existiram, pelo menos, três outros incidentes mais graves na categoria MotoGP, que resultaram em pilotos a abandonarem a corrida ou lesionados, e que não foram penalizados.
É desta forma dura e pouco habitual na Yamaha Racing, que a penalização de Fabio Quartararo continua a animar o paddock de MotoGP durante este início de pausa de verão de cinco semanas. No entanto, a decisão do Painel de Comissários FIM está tomada, e o piloto francês terá mesmo de cumprir a “Long Lap Penalty” durante a corrida do Grande Prémio da Grã-Bretanha que se realiza de 5 a 7 de agosto.
Uma penalização que certamente tornará a defesa da liderança de MotoGP mais complicada para Fabio Quartararo, que ao ter abandonado pela primeira vez uma corrida em 2022, sem conseguir assim somar qualquer ponto em Assen, tem agora, precisamente, Aleix Espargaró e a sua Aprilia RS-GP mais perto na classificação com apenas 21 pontos a separar os dois.
Isto significa que, caso Espargaró consiga somar mais seis pontos do que Quartararo em Silverstone, o piloto espanhol passará a ser o novo líder do campeonato.
Veja em baixo a nossa análise ao que aconteceu no GP dos Países Baixos no vídeo À Volta do MotoGP