MotoGP 2023 – A dança das cadeiras continua

O plantel de MotoGP para 2024 continua a ficar definido. Zarco muda-se para a LCR e Morbidelli a caminho da Pramac ou Mooney VR46.

Com metade da temporada 2023 cumprida com a realização do Grande Prémio da Áustria, o plantel de MotoGP continua a conhecer novidades em relação a pilotos que mudam de equipas em 2024. E foi precisamente no paddock do Red Bull Ring que, no passado fim de semana, ficámos a conhecer oficialmente mais uma mudança na categoria rainha.

O experiente piloto francês Johann Zarco será o novo piloto da equipa LCR Honda na próxima temporada. Nascido em Cannes, e com títulos (2) na categoria Moto2, Zarco tem sido um dos pilotos em destaque em MotoGP, tendo já pilotado protótipos da Yamaha, KTM, Honda e Ducati.

Aliás, a Ducati pretendia manter Johann Zarco sob contrato por mais algum tempo. Porém, o ainda piloto da Prima Pramac, recusou a oferta que lhe foi feita pela casa de Borgo Panigale, poi, de acordo com as palavras do francês, “Preferem ter-me no Mundial Superbike no futuro. Essa poderia ser uma opção, mas enquanto for competitivo em MotoGP, não gosto dessa ideia”.

Zarco, na verdade, não define o “futuro” que lhe foi proposto pela Ducati. Ou seja, não se sabe se a ideia da marca italiana seria colocar o francês como companheiro de equipa da Alvaro Bautista na Aruba.it Ducati no Mundial Superbike já em 2024, ou se esse futuro seria mais para a frente.

motogpAgora, e quatro anos depois de ter iniciado a aventura em MotoGP com a Ducati, sendo que foi em 2021 que conseguiu a sua melhor classificação no final de uma temporada ao ser 5º, Johann Zarco despede-se esta temporada da Desmosedici GP e da Prima Pramac de Paolo Campinoti, que ao longo de três anos acolheu o francês na sua estrutura com alguns pódios, mas, infelizmente para as ambições de Zarco e da equipa satélite, nunca conseguiu uma vitória.

Claro que para sair da Prima Pramac, uma das equipas mais interessantes em termos desportivos atualmente a militar na categoria rainha, Johann Zarco teria de ter em mãos uma proposta aliciante de um fabricante rival.

E neste caso essa proposta chegou pelas mãos do HRC, que decidiu convidar Zarco a regressar aos comandos da RC213V, uma moto com a qual fez alguns “wild cards” na temporada em que saiu antecipadamente e em choque com a KTM.

Zarco estará assim integrado na equipa LCR Honda, que perdeu Alex Rins para a Monster Energy Yamaha.

motogpLucio Checcinello vai assim contar com um piloto experiente, capaz de discutir posições de destaque em MotoGP, e que vem aportar à equipa uma série de conhecimentos que serão, do ponto de vista de desenvolvimento da moto da Honda, imprescindíveis para recolocar a marca japonesa novamente na discussão de vitórias e títulos.

Sobre o novo contrato com a Honda e a LCR, Johann Zarco refere que “Ofereceram-me um projeto interessante. Estou orgulhoso de lhes poder oferecer boa informação devido à minha experiência e consistência para desenvolver a moto. Ofereceram-me um contrato de dois anos, com um terceiro de opção”.

Isto significa que, cumprindo a opção, Zarco será piloto Honda até final de 2026.

Ora, com esta dança das cadeiras que se tornou oficial no Red Bull Ring, abre-se uma vaga para Franco Morbidelli.

O italiano já sabe que não estará com a Yamaha em 2024, com a marca japonesa a optar por contratar Alex Rins. Morbidelli tem-se mostrado extremamente tranquilo em relação à sua permanência em MotoGP, pese embora as fracas prestações coloquem em causa a sua capacidade para estar entre os melhores numa categoria cada vez mais competitiva.

motogpA debater-se com uma Yamaha YZR-M1 longe dos seus melhores dias, Franco Morbidelli tem pedido para que a imprensa “descontraia” e deixe de tentar antecipar qual será a equipa onde estará a partir de 2024. Porém, e numa altura em que o mercado de pilotos está a mexer, torna-se impossível não tentar adivinhar.

Com a vaga na Prima Pramac em aberto, neste momento parecem existir duas possibilidades para o futuro de Morbidelli, e ambas incluem pilotar uma Ducati Desmosedici GP.

A primeira será assinar com a Pramac de Campinoti. Porém, e devido aos resultados de Marco Bezzecchi esta temporada, a Ducati Corse estará mais interessada em colocar Bezzecchi na Pramac aos comandos de uma moto praticamente de fábrica como são as motos usadas hoje em dia por Jorge Martin e Johann Zarco.

Não indo para a Pramac, Morbidelli tem a possibilidade de assinar pela Mooney VR46.

Valentino Rossi, a lenda de MotoGP que esteve na Áustria, e, certamente, não apenas para assistir às corridas, mostra-se tranquilo em relação ao futuro do “seu” piloto da VR46 Academy. O próprio Morbidelli faz questão de destacar o que Rossi afirmou no paddock do Red Bull Ring, no sentido de que continuar a ter lugar em MotoGP.

Sendo assim, tudo indica que a Mooney VR46 poderá perder nesta dança de cadeiras Marco Bezzecchi, mas recebe o compatriota Franco Morbidelli. A confirmação estará por dias.

No entanto, a mudança de Bezzecchi para a Pramac não é ainda um dado adquirido, até porque o jovem italiano diz que Rossi está a fazer muita força para que continue na Mooney VR46, mas confirma também que já tomou a sua decisão e em breve teremos novidades. Por isso, resta aguardar mais um pouco para ficarmos a saber qual dos dois italianos estará na Pramac e na Mooney VR46.

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