As perspetivas de Miguel Oliveira para as duas corridas a contar para o Grande Prémio da Áustria de MotoGP até eram boas, mas a verdade é que tanto na corrida MotoGP Sprint como na corrida “longa” que fechou o fim de semana nesta tarde de domingo, o piloto português não somou qualquer ponto.
Revelando ser veloz, quer nos treinos, quer depois na qualificação e que lhe permitiu partir para as corridas de 8º lugar, Miguel Oliveira voltou a ser “alvo” de muito azar, estando envolvido, não por culpa própria, em duas situações distintas e que impediram o piloto da CryptoData RNF Aprilia de competir até ao fim e tentar pontuar.
Se na corrida MotoGP Sprint a corrida do #88 terminou logo na primeira curva, depois de ser apanhado numa queda que envolveu sete pilotos, na corrida deste domingo de Grande Prémio da Áustria o resultado voltou a ser um abandono forçado, e desta vez a explicação é a demonstração de que todos os detalhes, por mais pequenos que sejam, importam!
À sexta volta das 28 que faziam parte da corrida principal do GP da Áustria, Miguel Oliveira, quando rodava em 13º depois de um arranque menos conseguido, desceu a último na classificação sem razão aparente. Viria mesmo a entrar na box e abandonar.
O problema que impediu o piloto português de continuar em prova foi rapidamente encontrado: os pesos da roda dianteira.
Neste caso, os pesos que equilibram a roda dianteira, desapareceram, e, claro, com a roda totalmente desequilibrada as vibrações excessivas causaram imensos problemas em termos de pilotagem, o que levou mesmo a que Miguel Oliveira tivesse de abandonar a corrida e assim dar por encerrado o GP da Áustria de forma frustrante.
Em reação ao que aconteceu nestas corridas austríacas, o piloto português começou por referir-se ao que aconteceu na corrida MotoGP Sprint:
“Na minha perspetiva, é realmente difícil de entender. Eu fui atingido dos dois lados, quase caí e não podia fazer mais pois fiquei ensanduichado naquela situação. É uma pena. Eu realmente queria conseguir entender o que iria ter no domingo, e infelizmente não consegui. Por isso não tivemos hipótese de preparar o dia de domingo”.
Depois, e em reação à situação insólita de perder os pesos na roda dianteira da sua Aprilia RS-GP 22, Miguel Oliveira refere que “Fui rápido no fim de semana, mas tivemos um pequeno problema durante a corrida, um problema estranho para ser honesto. Era um detalhe muito simples, mas que me fez abandonar. Os pesos que calibram a minha roda dianteira saltaram, e como efeito eu não podia fazer demasiada pressão na travagem por causa da vibração e tive de abandonar por causa disso”.
Um fim de semana difícil e que claramente ficará rapidamente para trás, sendo que Miguel Oliveira terá agora alguns dias para descansar e preparar com tempo o Grande Prémio da Catalunha que se realizará de 1 a 3 de setembro.
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