MotoGP 2023 – A reação de Miguel Oliveira ao Grande Prémio da Tailândia

Miguel Oliveira fechou o GP da Tailândia de MotoGP com um abandono por problemas técnicos. Aqui fica a reação do piloto português.

miguel oliveira

Foi, a vários níveis, um fim de semana para esquecer para Miguel Oliveira. O piloto português da CryptoData RNF Aprilia sentiu problemas desde a primeira sessão do Grande Prémio da Tailândia no circuito Chang International, e essas dificuldades prolongaram-se depois nas corridas MotoGP Sprint e na corrida principal que fechou o programa da 17ª ronda da temporada da categoria rainha.

Se na MotoGP Sprint de sábado Miguel Oliveira viu a sua performance e resultado final ficarem afetados após um encontro imediato com Franco Morbidelli (Monster Energy Yamaha) e Maverick Viñales (Aprilia Racing), terminando a corrida curta do GP da Tailândia em 17º, a verdade é que os azares parecem perseguir o piloto português.

Conseguindo novamente conquistar algumas posições na primeira volta, de repente o #88 começou a descer na classificação da corrida MotoGP, e quando já estava em último, a Direção de Corrida decidiu mostrar bandeira preta com circulo laranja ao centro ao piloto luso à quarta volta das 26 que os pilotos tinham de cumprir.

Foi detetado um problema técnico na Aprilia RS-GP 22 #88, e Miguel Oliveira foi assim forçado a abandonar a corrida, não somando qualquer ponto, mais uma vez, o que o faz descer a 15º na classificação do campeonato.

miguel oliveiraEm reação a mais um fim de semana que resultou em zero pontos, Miguel Oliveira refere que “Tive de retirar a moto devido a um problema técnico no início da corrida. Inicialmente, eu estava a tentar gerir o pneu traseiro, eu sabia que a corrida iria ser longa e desafiante fisicamente e para os pneus, por isso estava a gerir o melhor que podia, mas acabei por ter de parar a corrida. É (o problema técnico) algo que vamos ter de analisar, mas para já apenas quero fazer um reset e fazer melhor”.

E qual foi o problema técnico que obrigou Miguel Oliveira a abandonar o Grande Prémio da Tailândia?

Para já, nem piloto, nem a CryptoData RNF Aprilia parecem interessados em divulgar as causas que levaram ao abandono do piloto luso.

No comunicado divulgado pela equipa liderada por Razlan Razali, apenas é referido que os pilotos Aprilia, tanto os da equipa satélite como os da Aprilia Racing, sofreram com a temperatura emanada da moto para o piloto. Tanto Raul Fernandez como Aleix Espargaró terminaram a corrida de domingo visivelmente esgotados e com dificuldades em respirar devido à temperatura.

Porém, sobre o problema em específico da moto de Miguel Oliveira, Wilco Zeelenberg, responsável desportivo da CryptoData RNF Aprilia, refere que “Tivemos um problema técnico com a moto do Miguel e sobre o qual teremos de realizar mais investigações”, não conseguindo assim clarificar em maior detalhe o que aconteceu à moto #88.

Depois desta corrida tailandesa que deu por terminado o “triple header” (fins de semana consecutivos) de MotoGP, o campeonato tem agora uma pausa de duas semanas antes da ação regressar no Grande Prémio da Malásia, em Sepang, de 10 a 12 de novembro.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as prestações e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!