MotoGP 2023 – Alvaro Bautista impressiona no teste à Ducati Desmosedici GP

Alvaro Bautista trocou a sua Panigale V4 R de SBK pela Ducati Desmosedici GP de MotoGP e impressionou a Ducati Corse com os tempos obtidos.

alvaro bautista

Campeão em título no Mundial Superbike e atual líder (destacado!) na corrida ao título das SBK em 2023, Alvaro Bautista troca, por dois dias apenas, a sua Panigale V4 R pelo protótipo Ducati Desmosedici GP que a marca de Borgo Panigale utiliza na categoria rainha MotoGP.

Como parte de uma “prenda” por ter recuperado o título para a marca italiana em 2022, Alvaro Bautista está a testar a Ducati Desmosedici GP durante dois dias no circuito de Misano, e embora o primeiro tenha sido mais curto e dedicado a obter as primeiras sensações aos comandos do protótipo de MotoGP, a verdade é que o piloto espanhol de Talavera de La Reina já conseguiu impressionar os responsáveis da Ducati Corse.

Na verdade, e depois de quatro temporadas ausente dos comandos de uma MotoGP, Bautista passou o seu primeiro dia de teste em Misano a entender as mais recentes evoluções da Desmosedici GP.

alvaro bautistaNo total, o espanhol completou o equivalente a duas corridas completas de Grande Prémio no circuito de Misano, o que revela bem que, pese embora o piloto e a Ducati afirmem que estes dias são apenas para descontrair e divertir, podemos estar perante uma avaliação mais profunda das capacidades de Bautista em poder vir a participar no Grande Prémio de Misano de MotoGP como “wildcard”.

Sem revelar tempos por volta, a verdade é que o “estado maior” da Ducati Corse, incluindo o diretor geral Gigi Dall’Igna, ficaram impressionados com o que viram em termos de registos por volta.

Em reação ao primeiro dia de teste com a MotoGP da Ducati, Alvaro Bautista refere que “Não tenho nada em mente porque, no final, em toda a minha carreira, esta é a primeira vez que faço um teste real com uma moto e equipa de fábrica de MotoGP. Isto é incrível. Eu nunca tive essa hipótese na minha vida. Corri em Phillip Island há cinco anos, mas foi algo como ‘tu vais competir este fim de semana’, e por isso não me preparei para aquilo. Estou muito feliz por andar nesta moto novamente. O feeling desde a primeira volta foi muito bom. Estou a divertir-me muito. A adaptação está a correr muito bem, talvez melhor do que eu esperava. A minha última vez foi em 2018 e agora as motos são muito, muito diferentes. Eu não tinha uma memória fresca daquela época, mas, mesmo que tivesse, a moto agora é completamente diferente, especialmente do ponto de vista aerodinâmico. Depois de muitos anos no Mundial SBK, senti-a ainda mais diferente porque a moto é mais rígida, os pneus são mais rígidos e tudo é diferente. Esperava uma adaptação pior, mas desde as primeiras voltas comecei a sentir-me bem na moto e a perceber como a pilotar”, revelou no final do primeiro dia um entusiasmado Bautista.

alvaro bautistaQuem segue de perto este teste de Bautista à Ducati Desmosedici GP é precisamente um dos grandes responsáveis por ter tornado a moto italiana naquela que muitos consideram como a melhor moto de todo o plantel de MotoGP.

O diretor geral da Ducati Corse, Gigi Dall’Igna, para além de estar a trabalhar com o piloto oficial de testes Michele Pirro, também presente em Misano para validar algumas novidades para o protótipo de Borgo Panigale, aproveita estes dias de proximidade com Alvaro Bautista para perceber melhor o potencial do piloto espanhol aos comandos da “sua” Desmosedici GP.

O responsável italiano refere que “O Alvaro é, certamente, um grande piloto. Foi muito rápido de manhã, por isso estamos bastante satisfeitos, mas os tempos por volta não são o mais importante neste momento. Este é um teste importante porque é uma recompensa pelo título do ano passado, por isso estou muito feliz por ver o Alvaro aqui, estou feliz por o estar a ver a divertir-se com a nossa moto, por isso, honestamente, é um dos melhores dias do ano. Isto é apenas uma recompensa pelo título e nada mais. Ele pediu-me para testar a moto. Ele usou a geração antiga desta moto há alguns anos e gostava de saber o que mudou, quais são as suas sensações com a moto, e é isso”.

Gigi Dall’Igna admite que um “wildcard” de Alvaro Bautista em MotoGP esta temporada poderá acontecer, embora veja essa possibilidade como bastante difícil, pois a Ducati Corse enfrentar um grande esforço para fornecer e trabalhar com 8 pilotos na categoria rainha, mesmo que nos casos de equipas privadas seja uma ajuda menos profunda.

Um calendário longo e desgastante dificilmente permitirá a Bautista competir em MotoGP este ano, mas Dall’Igna não descarta por completo essa hipótese, especialmente se o espanhol garantir o título de Superbike antecipadamente e depois consiga preparar-se para uma aparição em MotoGP.

Com a possibilidade de um “wildcard” a não estar totalmente descartada, Marco Zambenedetti, diretor técnico da Ducati Corse, faz questão de realçar que o teste de Alvaro Bautista é apenas para se divertir, e nada mais do que isso… neste momento!

O responsável italiano garante que o foco do piloto espanhol se mantém a 100% na defesa do seu título de SBK, na vontade em manter o #1 nas carenagens da Ducati Panigale V4 R. Porém, e caso o título seja realidade mais cedo do que o previsto, Zambenedetti não esconde que o regresso, ainda que por uma corrida apenas, de Alvaro Bautista ao MotoGP poderá ser uma realidade no final da temporada.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto em duas rodas. A não perder!