A última equipa de fábrica a apresentar-se oficialmente para a temporada 2023 de MotoGP foi a Aprilia Racing, equipa italiana que continua a ser liderada por Massimo Rivola, CEO da Aprilia Racing, e que contará mais um ano com dois pilotos espanhóis: Aleix Espargaró e Maverick Viñales.
Para esta temporada a equipa italiana não terá qualquer benefício das concessões que utilizou até ao ano passado, fruto dos excelentes resultados que transformaram a Aprilia Racing numa certeza e não numa surpresa para os fãs mais atentos do MotoGP.
Com uma vitória e muitos resultados relevantes ao longo da temporada 2022, a equipa de Noale conta este ano com uma estrutura reforçada, e se tivermos em conta o resultado do teste oficial realizado em Sepang, a RS-GP 23 parece ser a única moto capaz de lutar com as poderosas Ducati Desmosedici GP.
Em 2023, a Aprilia Racing terá de consolidar os resultados que mostrou na temporada anterior.
E para isso contam com uma Aprilia RS-GP 23 renovada. Do ponto de vista técnico, o protótipo italiano mantém o conhecido motor V4, mas que agora deixará de ser evoluído ao longo do ano devido à perda das concessões. Por isso o departamento de competição da Aprilia trabalhou arduamente para evoluir este motor, que até agora não foi utilizado nos testes oficiais, e que fará a sua estreia na especificação 2023 no teste de MotoGP a realizar no Autódromo Internacional do Algarve este fim de semana 11 e 12 de março.
O quadro dupla trave em alumínio foi revisto de acordo com os pedidos dos pilotos oficiais, Aleix e Maverick, e que foi depois desenvolvido durante muitas centenas de quilómetros pelo piloto de testes, o italiano Lorenzo Savadori, que foi confirmado na sua função por mais um ano e que se juntou à equipa nesta apresentação que decorreu já em Portimão, menos de 24 horas antes do início do teste.
O objetivo nas alterações introduzidas no chassis italiano foi de encontrar mais estabilidade e capacidade de tração.
Por outro lado, o pacote aerodinâmico, algo em que a Aprilia Racing tem vindo a trabalhar exaustivamente ao longo das últimas temporadas de MotoGP, mantém os conceitos apresentados anteriormente, mas com algumas evoluções, nomeadamente as condutas para passagem do ar e que terminam em aberturas ao lado do para-brisas da RS-GP 23, um conceito derivado da F1.
Quem não faltou, claro, à apresentação da equipa em Portimão foi Aleix Espargaró. O veterano espanhol continua, pelo menos à partida, a ser o principal piloto da equipa, aquele que melhores resultados tem apresentado.
Natural de Granollers, Aleix mostra-se confiante no trabalho realizado, mesmo que “Estando com a Aprilia há tanto tempo isso acaba por colocar sobre mim alguma pressão porque sei como os resultados são importantes para esta empresa. Ao mesmo tempo, maturidade e o facto de eu conhecer as pessoas que vão trabalhar comigo, dá-me descanso. A temporada 2023 de MotoGP vai começar com muitas incertezas. O novo formato com a corrida Sprint ao sábado vai exigir mais da preparação dos pilotos, mas ainda ninguém consegue verdadeiramente avaliar o impacto disto. Preparei-me o melhor que consegui e estou confiante que nos vamos divertir muito este ano”.
Do outro lado da box estará Maverick Viñales.
O também espanhol, e também ele com muitas temporadas de MotoGP “às costas”, segue a mesma filosofia de pensamento de Aleix Espargaró, referindo que “Aprendi muito em 2022 sobre a Aprilia e a minha equipa, mas também sobre mim. Nesta nova temporada vamos poder colocar em prática tudo o que obtive nesta aprendizagem. Eu gostei da nova RS-GP de imediato. Melhorou em aspetos, tais como a gestão inicial da abertura do acelerador, que são fundamentais para o meu estilo de condução. Eu gosto do novo formato de fim de semana. Será interessante tanto para os fãs como para as equipas trabalharem e terão a oportunidade de preparar a corrida de domingo na Sprint. Mal posso esperar por começar! A pausa foi refrescante, mas agora só quero voltar para a pista”.
Com esta apresentação concluída, falta apenas agora desvendar as novas cores da nova equipa satélite da Aprilia, a CryptoData RNF, de Miguel Oliveira. Recordamos que esse evento será realizado em formato virtual, com todos os fãs a poderem seguir a apresentação da equipa do piloto português em direto no próximo dia 16 de março.
Galeria de fotos da apresentação da Aprilia Racing
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as prestações do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!