Estamos em plena pré-temporada de MotoGP, e por isso num momento de grande azáfama para todas as equipas que participam na categoria rainha. Sejam equipas de fábrica ou equipas privadas, todas as estruturas têm estado ocupadas a preparar os testes de Sepang, mas também as próprias apresentações oficiais tendo em vista a temporada 2023, como aconteceu hoje com a Ducati Lenovo Team.
Depois de muitos anos sem visitar a estância de ski Madonna di Campiglio, a equipa de fábrica da casa de Borgo Panigale voltou à neve por alguns dias, apresentando então as novas cores e pilotos do seu projeto de MotoGP.
O grande destaque na equipa é a presença do campeão em título Francesco Bagnaia. O piloto de Turim tem agora a sempre difícil missão de defender o campeonato conquistado com tanto brilhantismo em 2022, e, para gáudio da Ducati e dos Ducatistas, e fãs de MotoGP em geral, “Pecco” decidiu utilizar o #1 nas carenagens da sua Desmosedici GP.
Bagnaia deixará de lado o habitual #63 com que tem competido em MotoGP, e torna-se inclusivamente no primeiro piloto desde Casey Stoner, então na Repsol Honda, a utilizar o famoso #1 na sua moto. Algo que já não acontecia há mais de uma década!
Ao seu lado na box italiana estará o vencedor de quatro Grandes Prémios no ano passado. Enea Bastianini será um “osso duro de roer” e um adversário de respeito para Francesco Bagnaia e para o restante plantel de MotoGP. “Bestia” pretende mostrar à Ducati Lenovo Team que a sua contratação, em vez de Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), foi acertada, e por isso tudo fará para vencer corridas e ajudar a equipa a registar mais conquistas.
Refira-se que a Ducati Lenovo Team defende os títulos de piloto e equipas conquistados em 2022, sendo que foi também a parte principal no título de construtores, situação que permitiu à casa italiana assegurar um fantástico triplete em MotoGP.
Quanto à Desmosedici GP23, não se vislumbram ainda grandes novidades técnicas. As decorações das motos de Bagnaia e Bastianini mantêm a aposta na cor Ducati Red, com alguns destaques em fibra de carbono, e zonas em vermelho mais claro. Alguns patrocinadores estão em maior destaque, mas, de uma forma geral, pouco muda ao nível das decorações da moto italiana.
Teremos de aguardar pelos testes de Sepang e Portimão para perceber ao certo o que Giggi Dall’Igna, diretor geral da Ducati Corse, preparou para surpreender as marcas rivais.
Francesco Bagnaia, campeão do mundo de MotoGP, mostra-se claramente entusiasmado com o início de mais uma temporada que será, a todos os níveis, de exigência máxima:
“As minhas férias de inverno foram mais curtas do que o normal por causa de todos os compromissos depois de vencer o Campeonato Mundial, mas agora estou entusiasmado e ansioso para começar a temporada. Senti falta da Desmosedici GP e da minha equipa e mal posso esperar para voltar à pista. Não conseguia decidir se continuaria a usar o número 63 ou mudaria para o número 1 e, no final, decidi pelo último. Vê-lo na moto é lindo, e agora meu objetivo será fazer de tudo para mantê-lo. Não vai ser fácil porque espero uma competição ainda mais renhida do que no ano passado, com muitos rivais prontos para lutar pelo título, porém, estou ciente de que tenho a melhor moto e equipa para voltar a apontar ao mais alto em 2023. Mais uma vez obrigado a todos na Ducati e na minha equipa! Estou pronto para retomar a nossa aventura juntos”.
Enea Bastianini, que mantém o seu #23 nas carenagens da moto italiana pese embora esteja agora inserido na equipa de fábrica Ducati Lenovo Team depois do sucesso obtido na Gresini Racing, também não quer perder tempo fora da pista e aponta a grandes resultados em 2023:
“Vestir as cores da equipa oficial é uma grande emoção, e agora cabe a mim provar que mereço esta oportunidade. Estou entusiasmado com a nova temporada! Felizmente, não terei que esperar muito para poder pilotar minha Desmosedici GP vermelha na pista. Dentro de algumas semanas estaremos em Sepang para o primeiro teste do ano, e será um momento crucial para conhecer melhor os membros da equipa e, acima de tudo, começar a trabalhar na moto. Vai ser um ano muito competitivo, e com certeza haverá momentos fáceis e mais difíceis de enfrentar, mas estou pronto para tudo! Mais uma vez obrigado ao Claudio, Gigi, Paolo, Davide e toda a Ducati! Vou dar 100% como sempre!”.
Quer saber quando é que as restantes equipas de MotoGP realizam as suas apresentações oficiais para a temporada 2023? Só tem de clicar aqui!
Galeria de fotos apresentação Ducati Lenovo Team 2023