MotoGP 2023 Argentina – Dobradinha Aprilia a abrir

Maverick Viñales e Aleix Espargaró foram os mais rápidos no primeiro treino de MotoGP do Grande Prémio da Argentina.

motogp

Uma semana após o intenso início de temporada no Autódromo Internacional do Algarve, e que culminou com duas vitórias de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), pilotos e equipas de MotoGP estão já no circuito Termas de Rio Hondo para participarem no Grande Prémio da Argentina.

Pese embora no dia de ontem tenham surgido críticas ao estado do circuito argentino, nomeadamente à sujidade e manutenção das instalações como as boxes no paddock, a verdade é que neste primeiro dia de ação da categoria rainha a condição do asfalto não aparentou ser tão grave como se esperava dado a ausência de competição no Termas de Rio Hondo há vários meses.

Assim, no primeiro treino de MotoGP a contar para o GP da Argentina os pilotos encontraram pista relativamente limpa, e pese embora algumas gotas de chuva tenham ameaçado a preparação das motos, a verdade é que vimos desde o primeiro momento os pilotos a conseguirem registos bastante interessantes, e, inclusivamente, a rodarem bem perto do recorde de volta em corrida.

motogpNeste Treino 1, o piloto mais rápido em pista acabou por ser Maverick Viñales (Aprilia Racing), que depois do pódio em Portugal parece continuar em excelente forma neste início de temporada 2023. “Top Gun” Viñales levou a sua Aprilia RS-GP23 a rodar em 1m39.207s, e que deixou o seu companheiro de equipa, Aleix Espargaró, em segundo na tabela de tempos, a quase três décimos e só depois de um derradeiro esforço do veterano piloto de Granollers.

Na terceira posição neste Treino 1 do Grande Prémio da Argentina ficou o também espanhol Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), com o piloto da Ducati a rodar 0.301s mais lento do que Viñales.

Surpresa pela positiva foi a prestação do japonês Takaaki Nakagami (LCR Honda Idemitsu). Foi o quarto piloto mais veloz em pista, e juntamente com Franco Morbidelli (Monster Energy Yamaha), foram os únicos a evitar que Aprilia e Ducati conseguissem dominar por completo o “top 10” do primeiro treino em Termas de Rio Hondo. Refira-se que também Morbidelli consegue aqui arrancar com uma boa prestação, e tendo em conta que se prevê chuva nas próximas horas, possivelmente o piloto italiano terá garantido a Q2.

O campeão e atual líder do campeonato Francesco Bagnaia fechou a lista dos dez mais rápidos, mas nunca pareceu ter argumentos para, pelo menos neste primeiro dia de GP da Argentina, estar entre os mais rápidos.

motogpEm sentido contrário, e tendo em conta que apenas temos 18 pilotos em pista neste fim de semana na Argentina, devido às lesões de Miguel Oliveira, Marc Márquez, Pol Espargaró e Enea Bastianini, podemos falar em pilotos que desiludiram no treino da manhã.

Jack Miller (Red Bull KTM Factory), que tão bem esteve no AIA há uma semana, fechou o treino com 14º tempo, imediatamente à frente do vice-campeão Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), que fechou o treino com um semblante bastante carregado e sem mostrar sinais de conseguir dar a volta às dificuldades apresentadas pela Yamaha M1.

Refira-se ainda que Joan Mir (Repsol Honda) foi mesmo o piloto mais lento em pista, rodando a quase 1,5 segundos de Maverick Viñales.

MotoGP Grande Prémio da Argentina – Resultados Treino 1

1 – Maverick Viñales – Aprilia Racing – 1m39.207s

2 – Aleix Espargaró – Aprilia Racing – 1m39.491s

3 – Jorge Martin – Prima Pramac Ducati – 1m39.508s

4 – Takaaki Nakagami – LCR Honda Idemitsu – 1m39.583s

5 – Alex Márquez – Gresini Racing – 1m39.610s

6 – Johann Zarco – Prima Pramac Ducati – 1m39.628s

7 – Luca Marini – Mooney VR46 – 1m39.633s

8 – Franco Morbidelli – Monster Energy Yamaha – 1m39.696s

9 – Marco Bezzecchi – Mooney VR46 – 1m39.700s

10 – Francesco Bagnaia – Ducati Lenovo Team – 1m39.751s

Quer ficar a par de todos os horários completos do Grande Prémio da Argentina? Só tem de clicar aqui !

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par das mais recentes novidades e resultados do MotoGP. A não perder!