MotoGP 2023 Austrália – Miguel Oliveira 20º em dia que Binder lidera tabela de tempos

Miguel Oliveira foi 20º no primeiro dia de Grande Prémio da Austrália de MotoGP. Brad Binder o mais rápido em pista e Bagnaia tem de ir à Q1.

O circuito de Phillip Island foi durante a madrugada desta sexta-feira (hora portuguesa) palco do arranque do Grande Prémio da Austrália de MotoGP desta temporada 2023. Com o título em jogo e vários pilotos envolvidos em possíveis trocas de equipa, e por isso com vontade / necessidade de obterem bons resultados, o Treino que fechou o primeiro dia australiano terminou com Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) em 20º, enquanto Brad Binder (Red Bull KTM Factory) liderou a tabela de tempos da categoria rainha.

Com as condições climatéricas a manterem-se secas, mas com algumas nuvens a sobrevoarem o circuito, mostrando que em Phillip Island tudo muda de um momento para o outro fruto da sua localização ao pé do mar, os 22 pilotos de MotoGP fizeram-se à pista para garantir uma das dez primeiras posições no Treino e assim conseguirem o desejado acesso direto à Qualificação 2 de MotoGP.

Para os fãs portugueses que se mantiveram acordados para ver Miguel Oliveira evoluir em pista, esta madrugada não foi a mais agradável.

Se no primeiro treino livre o piloto da CryptoData RNF Aprilia iniciava o fim de semana de Grande Prémio da Austrália com um 21º tempo ao rodar a mais de dois segundos de diferença do então mais rápido em pista, Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), no Treino que tudo decidiu, Miguel Oliveira adotou uma estratégia mais ativa no sentido de procurar ganhar a entrada na Q2 antes dos derradeiros segundos da sessão, quando a confusão de instala em pista.

Quando todos os pilotos de MotoGP estavam nas boxes a preparar o derradeiro ataque, Miguel Oliveira foi dos primeiros a sair para a pista.

Faltavam então cerca de sete minutos para o fim do Treino, e o português ocupava a 21ª posição, depois de a meio da sessão ter chegado a registar tempos que o aproximaram do “top 10”, mas acabando por descer na ordem da classificação.

motogpNo derradeiro esforço, o piloto natural de Almada viria a rodar em 1m29.711s, tempo obtido na 23ª das 24 voltas que completou. Essa que foi a sua melhor volta do primeiro dia das MotoGP no circuito de Phillip Island deixou-o em 20º na tabela de tempos do Treino, e assim teremos Miguel Oliveira a ter de enfrentar a Qualificação 1, onde ambicionará ser um dos dois mais rápidos de forma a disputar depois a Q2 e discutir melhores posições na grelha de partida.

Miguel Oliveira ficou assim a mais de 1,7 segundos do piloto mais rápido em pista. Esse piloto foi o sul-africano Brad Binder, que com um tempo de 1m27.943s roda já a menos de duas décimas do recorde absoluto das MotoGP em Phillip Island, que ainda é de Jorge Martin. Se as condições permitirem, está à vista um novo recorde absoluto quando se realizar a qualificação.

Binder liderou o ataque da KTM ao traçado australiano sendo seguido pelo seu companheiro de equipa Jack Miller, que frente ao seu público quer mostrar que tem capacidade para fazer melhor do que tem conseguido neste ano de estreia aos comandos da moto austríaca. Maverick Viñales (Aprilia Racing) foi outro dos pilotos em destaque, ao ser o terceiro mais rápido em pista, tanto no Treino Livre 1 como depois no decisivo Treino.

Quanto aos pilotos que disputam o título, Jorge Martin não conseguiu repetir o resultado da manhã, mas ainda assim posiciona-se entre os mais velozes. O piloto espanhol, que chegou a liderar o campeonato por um dia após a corrida Sprint na Indonésia, é para já o quarto mais rápido em pista, e vê o líder da classificação, Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) a ser apenas 11º e com isso tem de ir, pelo segundo fim de semana consecutivo, à Q1, o que implica um esforço e desgaste adicional.

motogpNeste “top 10” que passa diretamente à Q2 de MotoGP e onde os pilotos ficaram separados por pouco mais de meio segundo (!), destaque ainda para a presença de Pol Espargaró (GasGas Factory Tech3), que foi 5º mais rápido, sendo que o seu companheiro de equipa Augusto Fernandez tinha sido o segundo mais rápido do TL1, mas o “rookie” espanhol não conseguiu manter-se nas primeiras posições e vai mesmo passar pela Q1.

Por falar em Augusto Fernandez, o jovem espanhol viu-se envolvido num momento mais “quente” com Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha). Tudo aconteceu quando nos derradeiros momentos do Treino o francês da Yamaha estava a realizar a sua volta mais rápida do dia, mas acabou por ter de abortar essa tentativa quando apanhou Augusto Fernandez a rodar lento na trajetória à chegada da complicada travagem para a curva 10 do circuito australiano.

Quartararo não teve depois tempo para mais uma tentativa, é mais um dos pilotos a estar na Q1 de MotoGP, e mostrou o descontentamento para com o espanhol da GasGas por lhe ter estragado a volta. Os Comissários de MotoGP anunciaram uma investigação ao incidente entre os dois pilotos, e tudo indica que Augusto Fernandez será penalizado.

Uma última nota para Marc Márquez. O ainda piloto da Repsol Honda, que com a sua mudança para a Gresini Racing em 2024 abriu “portas” a uma série de rumores de paddock sobre pilotos que podem ocupar o seu lugar na equipa japonesa, ameaça bater um dos seus recordes em MotoGP: o de mais quedas numa só temporada!

Marc Márquez caiu hoje por duas vezes, ambas na curva 10, e com isso chegou às 25 quedas nesta temporada 2023. Isto significa que está a apenas três quedas de igualar o seu registo. E tendo em conta que ainda faltam disputar vários Grandes Prémios, e corridas, começa a parecer que este recorde será batido.

Resultados do Treino de MotoGP do Grande Prémio da Austrália

1 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m27.943s

2 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory) – 1m28.091s

3 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m28.212s

4 – Jorge Martin (Prima Pramac Racing) – 1m28.222s

5 – Pol Espargaró (GasGas Factory Tech3) – 1m28.363s

6 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46) – 1m28.368s

7 – Fabio di Giannantonio (Gresini Racing) – 1m28.452s

8 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) – 1m28.453s

9 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m28.456s

10 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) – 1m28.456s

20 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) – 1m29.711s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as prestações e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!