MotoGP 2023 Áustria – Miguel Oliveira 10º garante passagem à Q2!

Miguel Oliveira garante a passagem direta à Q2 de MotoGP ao ser o 10º mais rápido no treino do primeiro dia do GP da Áustria.

miguel oliveira

Com as previsões de chuva quase a confirmarem-se, pois a pouco mais de 20 minutos do fim da sessão de treino de MotoGP esta tarde a contar para o Grande Prémio da Áustria, o asfalto do Red Bull Ring ficou um pouco molhado devido ao aparecimento de chuviscos, que ainda assim não afetaram em nada a obtenção de tempos rápidos, Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) garantiu a passagem direta à Qualificação 2!

O piloto português, depois de um arranque de Grande Prémio da Áustria mais calmo, onde foi apenas 17º no Treino Livre 1, teve um final de treino da tarde ao mais alto nível, levando a sua Aprilia RS-GP 22 #88 até ao 10º lugar na tabela de tempos.

A melhor volta do piloto luso foi de 1m29.160s, obtida a pouco menos de dez minutos do final do treino, e que nesse momento deixou Miguel Oliveira em 2º na tabela de tempos, sendo que até à bandeira de xadrez, e com todos os pilotos ao ataque ao cronómetro nos minutos finais, o piloto português viria a descer paulatinamente na ordem da classificação.

miguel oliveiraJá com a bandeira de xadrez a dar por terminado o decisivo treino que definiu os dez mais rápidos que passam diretamente à Q2 de MotoGP, Miguel Oliveira viu ser confirmado o décimo tempo e assim arranca em boa forma neste GP da Áustria, sabendo, no entanto, que na qualificação, e tendo em conta os tempos registados para já e que a chuva não será ameaça para sábado e domingo no Red Bull Ring, este tempo terá de ser melhorado para garantir uma posição mais à frente na grelha de partida, no que é um objetivo declarado pelo piloto da CryptoData RNF Aprilia.

Quanto aos mais rápidos em pista, o destaque vai inteiramente para Marco Bezzecchi. O jovem italiano da Mooney VR46 rodou em 1m28.533s, o que significa que é agora o detentor do recorde absoluto do traçado austríaco. Bezzecchi conseguiu ser 0.239s mais veloz do que o anterior recorde de Enea Bastianini, conseguido no ano passado.

No entanto, nem tudo decorreu de forma “suave” para o italiano.

miguel oliveiraPara além de várias saídas de pista que teve hoje, inclusive neste Treino da tarde de sexta-feira, Bezzecchi acabou por atrapalhar e influenciar de certa forma os resultados da sessão quando, a poucos segundos do fim, sofre um problema técnico na sua Ducati Desmosedici GP, e decide parar a moto no interior da curva 4 do Red Bull Ring, precisamente onde se encontrava Valentino Rossi, proprietário da Mooney VR46, que este fim de semana está perto dos seus pilotos.

De acordo com os meios de comunicação italianos, a moto de Bezzecchi terá ficado sem gasolina.

Com a moto parada na escapatória, os comissários de pista viram-se obrigados a mostrar bandeiras amarelas naquele setor, pelo que os pilotos que ali passaram enquanto estavam à procura de registar um tempo melhor, viram a sua tentativa cancelada.

O segundo mais veloz da sessão foi Maverick Viñales (Aprilia Racing), a apenas 0.044s de Bezzecchi, com o campeão Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) a ser o terceiro melhor.

miguel oliveiraNo “top 10”, destaque para a presença de três motos da Aprilia – Viñales, Aleix Espargaró e Miguel Oliveira –, e também para a performance de Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) que num circuito supostamente mais complicado para a Yamaha YZR-M1, consegue fechar este primeiro dia do GP da Áustria com o 9º tempo e assim estará também na desejada Q2.

Por outro lado, fora dos dez melhores ficaram todas as motos da Honda.

Ainda assim, Marc Márquez (Repsol Honda), pese embora um momento mais “apertado” com Pol Espargaró (GasGas Factory Tech3), que viu o oito vezes campeão do mundo em ritmo rápido a aproximar-se mas manteve-se na trajetória na curva 4, estragando assim a volta de Marc Márquez, mostrou um andamento bastante melhor do que até agora, voltou a revelar capacidade de levar a RC213V ao seu limite em diversas ocasiões tendo inclusivamente ocupado a segunda posição na tabela de tempos a poucos minutos do fim, mas apesar destas boas indicações o melhor que conseguiu foi o 13º lugar e terá por isso de passar pela Q1.

Quer saber todos os horários completos do Grande Prémio da Áustria de MotoGP? Então apenas tem de clicar aqui !

Resultados do Treino do Grande Prémio da Áustria de MotoGP

1 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46) – 1m28.533s

2 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m28.577s

3 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m28.821s

4 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m28.863s

5 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) – 1m28.921s

6 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m29.012s

7 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m29.052s

8 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m29.096s

9 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m29.155s

10 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) – 1m29.160s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as performances e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!