MotoGP 2023 Áustria – Miguel Oliveira 8º na qualificação

Miguel Oliveira garantiu o 8º lugar na grelha de partida do Grande Prémio da Áustria de MotoGP, que terá Francesco Bagnaia na “pole”.

miguel oliveira

Depois de um primeiro dia de ação em pista muito intenso, e onde garantiu a passagem direta à Qualificação 2 de MotoGP a contar para o Grande Prémio da Áustria, o piloto português Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) participou nesta manhã de sábado na decisiva sessão de qualificação da categoria rainha.

Neste momento que é sempre muito importante, pois permite aos pilotos posicionarem-se mais à frente logo à partida para as corridas de Sprint e de domingo, e com o grupo de dez pilotos mais rápidos do Treino de sexta-feira a aumentar para doze, pois Jack Miller (Red Bull KTM Factory) e Luca Marini (Mooney VR46) passaram da Q1, Miguel Oliveira realizou duas saídas ao longo dos 15 minutos da Q2.

Na primeira saída ficou em 9º a pouco mais de seis décimas do então mais rápido em pista, Maverick Viñales (Aprilia Racing), sendo que na segunda saída, Miguel Oliveira, que, tal como todos os restantes pilotos, optou por usar pneus Michelin de composto duro / macio na sua Aprilia RS-GP 22, acabou por fechar com o 8º melhor registo da Q2 de MotoGP.

miguel oliveiraA sua melhor volta em 1m28.966s deixou-o então a pouco mais de quatro décimas de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team). Não será o resultado mais desejado, pois o objetivo seria sempre a “pole position” ou uma posição na primeira linha da grelha de partida, mas arrancar para as corridas do Grande Prémio da Áustria a partir da 3ª linha já será uma melhoria assinalável tendo em conta as corridas mais recentes onde arrancou sempre mais atrás.

E as notícias podem ser melhores para Miguel Oliveira, pois, ao contrário do que estava nas previsões, poderá surgir a chuva durante a corrida MotoGP Sprint. Tendo em conta a facilidade com que o piloto português se adapta às condições de chuva, este é mais um dado que teremos de ter em conta nas previsões de resultados.

Quanto aos mais rápidos, e com um dos pilotos que habitualmente discute estas posições cimeiras a ver a sua volta mais rápida anulada por exceder os limites de pista – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), que se mostrou revoltado com a situação quando chegou à box no final da Q2 –, Maverick Viñales parecia estar a caminho da “pole position”.

miguel oliveiraPorém, nos momentos decisivos, apareceu em cena o campeão em título. Francesco Bagnaia e a sua Ducati Desmosedici GP23 rodaram em 1m28.539s, ficando a seis milésimas do recorde absoluto do Red Bull Ring, registado por Marco Bezzecchi (Mooney VR46) no primeiro dia deste GP da Áustria 2023.

Bagnaia, na análise à qualificação, refere que apesar da “pole” o cenário para as corridas está mais complicado, pois do ponto de vista do italiano tanto a Aprilia como a KTM fizeram boas melhorias ao nível da aceleração nas suas motos, fator muito relevante no veloz circuito austríaco.

Maverick Viñales ficou com a segunda posição, seguido de Brad Binder (Red Bull KTM Factory), que hoje viu o seu contrato com a equipa de fábrica da marca austríaca ser renovado até 2026, pelo que terá uma motivação extra para obter um bom resultado nas corridas que integram a o Grande Prémio de “casa” da KTM.

Refira-se ainda que, mais uma vez, todas as motos da Honda ficaram longe dos lugares de topo. Nesta qualificação de MotoGP no Red Bull Ring o melhor piloto da marca japonesa foi Joan Mir (Repsol Honda), que finalizou a qualificação em 16º.

Quer saber quais são os horários completos do Grande Prémio da Áustria? Então apenas tem de clicar aqui !

miguel oliveiraResultados da Qualificação de MotoGP do Grande Prémio da Áustria

1 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m28.539s

2 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m28.576s

3 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m28.653s

4 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory) – 1m28.769s

5 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m28.828s

6 – Luca Marini (Mooney VR46) – 1m28.839s

7 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46) – 1m28.908s

8 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) – 1m28.966s

9 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m29.034s

10 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) – 1m29.113s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as prestações e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!