Está dado o “tiro de partida” para o Grande Prémio da Áustria de MotoGP, a décima ronda da temporada 2023 da categoria rainha. O circuito Red Bull Ring, sempre muito exigente ao nível da potência gerada pelos motores dos vários protótipos, mas também dos sistemas de travagem, foi palco esta manhã da primeira sessão de treinos livres, que fechou com Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) com o 17º tempo.
Apostando numa combinação de pneus Michelin slick de composto médio para ambas as rodas, Miguel Oliveira foi dos pilotos que mais voltas realizou ao traçado austríaco neste primeiro contacto com o asfalto do Red Bull Ring.
Nas 20 voltas cumpridas pelo piloto português, a sua melhor volta foi mesmo a última, onde conseguiu rodar em 1m30.821s, o que o deixou então na segunda metade da tabela de tempos desta manhã, rodando a cerca de 1 segundo do piloto mais rápido em pista, o francês Johann Zarco (Prima Pramac Ducati).
Refira-se ainda que após uma primeira saída para a pista, Miguel Oliveira entrou na box e por aí ficou durante alguns minutos. De acordo com o que foi possível perceber, essa paragem mais prolongada ficou a dever-se a uma troca de discos dianteiros na sua Aprilia RS-GP 22.
Veremos agora na sessão da tarde, o Treino, que é a sessão que de facto conta para definir os pilotos de MotoGP que passam à Qualificação 2 de forma direta e aqueles que têm de passar pela Qualificação 1, qual será a performance do Miguel Oliveira, sabendo-se desde início que o foco do piloto da CryptoData RNF Aprilia deseja melhorar a sua posição de arranque, e garantir desde já a Q2 e a discussão pelas melhores posições da grelha de partida para as corridas do GP da Áustria seria uma boa ajuda rumo a esse objetivo.
Quanto ao mais rápido em pista, e optando por uma combinação de pneus diferente, nomeadamente pneu duro à frente e médio atrás, Johann Zarco realizou também duas dezenas de voltas e, também como o piloto luso, foi na sua derradeira tentativa de volta rápida que garantiu o tempo mais rápido do Treino Livre 1.
A melhor volta do francês da Pramac foi em 1m29.838s, sendo mesmo o único a conseguir rodar abaixo da barreira do segundo 30 no Red Bull Ring.
Um bom arranque para Zarco, que foi seguido do compatriota Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), que durante muitos minutos desta TL1 liderou a tabela de tempos com a sua YZR-M1, o que permite antever um fim de semana mais positivo para o campeão de 2021 tendo em conta a temporada complicada que tem vindo a realizar em termos de resultados.
Com outra opção de pneus – macio / médio – o terceiro mais veloz neste primeiro treino livre do GP da Áustria foi a Aprilia RS-GP 23 de Maverick Viñales. O espanhol foi pouco mais do que quatro décimas mais lento do que Zarco.
Nesta manhã austríaca destacamos ainda Takaaki Nakagami (Idemitsu Honda LCR) em 7º, e também as dificuldades apresentadas pelos pilotos KTM (e GasGas), que no circuito que é a casa da marca ficaram todos fora do “top 10” para já: Brad Binder (Red Bull KTM Factory) 14º, Pol Espargaró (GasGas Factory Tech3) 16º, Augusto Fernandez (GasGas Factory Tech3) 19º, e, surpreendentemente o mais lento dos pilotos com RC16 foi Jack Miller (Red Bull KTM Factory) que fechou a manhã em 22º e penúltimo classificado do treino livre.
Uma última nota para as quedas. Augusto Fernandez caiu sem grandes consequências na entrada da “chicane” que serve de curva 2a e 2b, enquanto Marc Márquez (Repsol Honda), a usar o novo pacote aerodinâmico desenvolvido pelo HRC para a RC213V, também caiu a baixa velocidade na gravilha de uma escapatória, danificando a sua moto, mas continuando a sessão sem parar até final, sendo que no caso de Márquez esta queda soma às 15 que já tinha sofrido até agora, pelo que lidera destacado a lista de pilotos com mais quedas em MotoGP nesta temporada 2023.
Quer saber quando é que os pilotos de MotoGP regressam à pista para o Treino desta tarde? Então apenas tem de clicar aqui para ver os horários completos do Grande Prémio da Áustria !
Resultados do Treino Livre 1 de MotoGP do GP da Áustria
1 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) – 1m29.838s
2 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m30.237s
3 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m30.249s
4 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m30.286s
5 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46) – 1m30.305s
6 – Fabio di Giannantonio (Gresini Racing) – 1m30.307s
7 – Takaaki Nakagami (Idemitsu Honda LCR) – 1m30.338s
8 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m30.367s
9 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m30.376s
10 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m30.429s
17 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) – 1m30.821s
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP, com especial destaque para performances e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!