MotoGP 2023 Áustria – Miguel Oliveira azarado e vitória para Bagnaia na Sprint

Miguel Oliveira foi obrigado a abandonar a corrida MotoGP Sprint do GP da Áustria. Francesco Bagnaia domina e vence confortavelmente.

miguel oliveira

Com a temperatura ambiente a elevar-se para os 30 graus, a mais elevada que esteve até agora este fim de semana no Red Bull Ring, o que apresenta sempre dificuldades adicionais aos pilotos da categoria rainha, disputou-se hoje a corrida MotoGP Sprint a contar para o Grande Prémio da Áustria. Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) tinha ambições de continuar na onda dos bons resultados, mas, mais uma vez, o português viu-se envolvido num incidente e foi obrigado a desistir.

Com Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) a conseguir um excelente arranque a partir da “pole position”, não dando qualquer hipótese de ser atacado pelos principais rivais, Miguel Oliveira acabou por não conseguir a mesma performance em arranque.

Assim que os semáforos se apagaram dando início à MotoGP Sprint de 14 voltas, a Aprilia RS-GP22 #88 desceu um pouco na classificação, ficando então o português “ensanduichado” no meio do pelotão.

Porém, com uma estreita faixa de pista livre à sua frente, Miguel Oliveira ainda tentou recuperar do mau arranque travando mesmo no limite para a curva 1 do Red Bull Ring.

miguel oliveiraO esforço do piloto português parecia ter sido suficiente para o deixar ainda na discussão das posições de pontos, mas, e num filme que já vimos várias vezes nesta temporada 2023 de MotoGP, Miguel Oliveira acabou por ser apanhado numa grande “carambola”.

Um incidente envolvendo vários pilotos – Miguel Oliveira, Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), Marco Bezzecchi (Mooney VR46), Maverick Viñales (Aprilia Racing), Johann Zarco (Prima Pramac Ducati), Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) e ainda Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) – levou à queda do piloto português, que ficou então fora de ação logo na primeira curva.

Alguns destes pilotos ainda conseguiram regressar à corrida, como por exemplo Quartararo, que viria mais tarde a ser penalizado com “long lap” por pilotagem irresponsável ao tocar em Lorenzo Savadori (Aprilia Racing) e levar à queda do italiano na curva 4, ou ainda Viñales, que depois deste momento de enorme confusão, viria a cruzar a meta em 8º, ele que tinha arrancado de 2º.

miguel oliveiraIndiferente a tudo isto, Bagnaia manteve a liderança com um domínio absoluto das operações em pista. Com a sua Ducati Desmosedici GP23 a revelar uma enorme capacidade de aceleração na saída das curvas, o campeão em título conteve a grande pressão inicial de Brad Binder (Red Bull KTM Factory).

Porém, ainda antes de meio da MotoGP Sprint, já Binder sofria com falta de aderência no limite dos pneus da sua KTM RC16, e por isso a vantagem de Bagnaia foi abrindo volta após volta, ao ponto de chegar quase aos dois segundos antes de chegarmos às quatro voltas finais. A partir desse momento o italiano da Ducati passou a gerir a diferença, permitiu inclusivamente que Binder se aproximasse um pouco, mas nunca Bagnaia perdeu o controlo da situação.

Mais uma vez o campeão venceu uma MotoGP Sprint, e mostra ser o piloto a bater na corrida principal do Grande Prémio da Áustria que se disputará no domingo à tarde.

Com Brad Binder isolado em segundo, e sem argumentos para manter a pressão sobre “Pecco” até à bandeira de xadrez, a verdade é que esta corrida MotoGP Sprint no Red Bull Ring continuou a ter muitos incidentes e motivos de análise.

miguel oliveiraPara além das várias desistências (6 no total), e depois de estar envolvido no incidente logo na primeira curva, Jorge Martin continuou em modo “ataque”. O espanhol mostrou-se, no final da qualificação, bastante irritado com a decisão dos Comissários FIM em cancelarem aquela que seria a sua melhor volta. Decisão motivada por limites de pista ultrapassados.

Arrancando de 12º na grelha de partida, e sabendo que tinha a velocidade para discutir as melhores posições, depois de ultrapassado o primeiro incidente, Martin prosseguiu a sua carga rumo aos lugares cimeiros. A dada altura, na 7ª volta, o piloto espanhol da Prima Pramac Ducati estava em luta direta com Luca Marini (Mooney VR46) pelo 3º lugar.

Depois de uma primeira tentativa na travagem para a curva 1, Martin colocou-se lado a lado com Marini na chegada à chicane do Red Bull Ring, e em plena travagem garante a trajetória interior. Marini não deu a posição como perdida.

Nesta discussão entre pilotos satélite da Ducati, era inevitável que naquela curva houvesse toque, com Luca Marini a ser o mais prejudicado pois caiu e abandonou a corrida precisamente no local da pista onde estava Valentino Rossi, seu irmão e proprietário da Mooney VR46, a assistir à corrida.

Jorge Martin ficou então isolado em 3º, e as posições de pódio nesta MotoGP Sprint do GP da Áustria ficaram então definidas.

Destaque ainda para a prestação de Pol Espargaró (GasGas Factory Tech3). O espanhol, que, recordamos, regressou à competição apenas há duas semanas após uma longa paragem devido a lesões muito graves, defendeu-se dos ataques do seu irmão Aleix Espargaró (Aprilia Racing) ao longo de toda a corrida, e garantiu o 6º lugar.

Com tudo isto, Francesco Bagnaia aumentou a vantagem no mundial, tendo agora como perseguidor mais direto Jorge Martin, que consegue ultrapassar Marco Bezzecchi na classificação de pilotos de MotoGP.

Quer saber quando se disputam as restantes corridas do Grande Prémio da Áustria? Então apenas tem de clicar aqui para ficar a par dos horários completos !

Resultados da corrida MotoGP Sprint do Grande Prémio da Áustria

1 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)

2 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)

3 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)

4 – Alex Márquez (Gresini Racing)

5 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory)

6 – Pol Espargaró (GasGas Factory Tech3)

7 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing)

8 – Maverick Viñales (Aprilia Racing)

9 – Franco Morbidelli (Monster Energy Yamaha)

10 – Marc Márquez (Repsol Honda)

Classificação de pilotos após a MotoGP Sprint do GP da Áustria

1 – Francesco Bagnaia – 226 pontos

2 – Jorge Martin – 180 pontos

3 – Marco Bezzecchi – 167 pontos

4 – Brad Binder – 140 pontos

5 – Johann Zarco – 122 pontos

6 – Aleix Espargaró – 110 pontos

7 – Luca Marini – 107 pontos

8 – Jack Miller – 95 pontos

9 – Alex Márquez – 81 pontos

10 – Maverick Viñales – 76 pontos

15 – Miguel Oliveira – 40 pontos

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