MotoGP 2023 Catalunha – A reação de Miguel Oliveira à corrida MotoGP Sprint

De terceiro na grelha de partida a fora do pódio. Eis a reação e declarações de Miguel Oliveira à MotoGP Sprint do Grande Prémio da Catalunha.

miguel oliveira

Tal como a Revista MotoJornal já aqui lhe contou na crónica completa, a corrida curta MotoGP Sprint a contar para o Grande Prémio da Catalunha era de boas perspetivas para Miguel Oliveira. O piloto português qualificou-se na terceira posição da grelha de partida, isto depois de ter sido o mais veloz no Treino Livre 2 e também na Qualificação 1. Tudo fazia prever que o #88 estaria na luta pelos lugares de pódio.

Porém, durante as 12 voltas da corrida MotoGP Sprint deste sábado no circuito Barcelona-Catalunha, a verdade é que não se viu Miguel Oliveira com argumentos para discutir os lugares de pódio.

Mesmo tendo optado pelo mesmo conjunto de pneus que a grande maioria dos pilotos de MotoGP, equipando a sua Aprilia RS-GP 22 com slicks Michelin de composto médio / macio, a verdade é que os problemas de Miguel Oliveira começaram logo no momento do arranque.

Já se conhecem os problemas da moto de Noale em gerir o arranque, mais precisamente a embraiagem sensível da RS-GP. Ainda assim, o português e a CryptoData RNF Aprilia estavam confiantes que nesta MotoGP Sprint do GP da Catalunha essa questão não seria notada.

miguel oliveiraInfelizmente, a verdade é que assim que os semáforos se apagaram, Miguel Oliveira imediatamente desceu de 3º para 7º, perdendo depois essa posição para Marc Márquez (Repsol Honda), antes de iniciar mais uma corrida em recuperação que o levou até ao 6º lugar final.

E este sexto lugar na corrida MotoGP Sprint catalã até poderia ter sido bem melhor.

Para além do arranque falhado, ficou à vista que a moto italiana começou a sofrer para manter o ritmo por volta necessário para acompanhar os pilotos que seguiam à sua frente, e Miguel Oliveira, de candidato a um pódio, viu-se na contingência de minimizar estragos, reduzir ritmo por volta, acabando mesmo por não se conseguir defender do ataque de Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) que o relegou para 6º.

Logo no final da corrida, Miguel Oliveira deixou uma clara indicação sobre o possível problema para o resultado: o pneu dianteiro.

miguel oliveiraAssim que parou na box e foi recebido pelos técnicos da CryptoData RNF Aprilia, Miguel imediatamente olhou fixamente para o pneu dianteiro da Michelin, tendo conversado durante alguns momentos com os seus mecânicos para tentar explicar as sensações em pista.

Agora que passaram algumas horas da corrida MotoGP Sprint e do 6º lugar, que ainda assim é um resultado positivo e que permitiu ao português somar mais alguns pontos para a sua conta pessoal no campeonato, Miguel Oliveira finalmente reagiu ao que hoje aconteceu no traçado catalão, explicando precisamente que o problema foi o pneu dianteiro e revelando esperança em conseguir, em conjunto com a equipa, encontrar soluções para a corrida principal e mais longa deste Grande Prémio da Catalunha:

“Hoje estou feliz. Certamente, esperava mais da corrida MotoGP Sprint, mas não podia fazer mais. Acabei com o pneu dianteiro após sete ou oito voltas, por isso não podia verdadeiramente travar ou curvar e apenas tentei evitar cair. Foi mesmo uma pena pois tinha o ritmo e a velocidade, mas não há nada que eu possa fazer sobre isso. É um bom indicador ver as duas Aprilia no pódio, e também com a minha performance hoje. Por isso, amanhã vamos tentar perceber o que podemos fazer para evitar que o pneu dianteiro esgote e tentar ser o mais rápido que conseguirmos ser”, referiu o piloto luso.

Quer saber quais são os horários completos do Grande Prémio da Catalunha? Então apenas tem de clicar aqui !

E fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as prestações e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!