MotoGP 2023 Catalunha – Alex Rins continua fora de ação

Alex Rins continuará ausente do MotoGP por mais uma ronda, pelo menos. No Grande Prémio da Catalunha será novamente substituído por Iker Lecuona.

Numa temporada 2023 onde muitos pilotos têm vindo a registar lesões, umas mais graves do que outras, mas a verdade é que temos visto muitos pilotos ficarem fora de ação devido a lesões, Alex Rins tem sido dos pilotos que mais tem falhado corridas de MotoGP.

O piloto espanhol, que neste ano de estreia com Castrol LCR Honda de Lucio Cecchinello logrou inclusivamente vencer no Texas com a RC213V, lesionou-se gravemente durante o Grande Prémio de Itália.

Uma aparatosa queda no traçado de Mugello deixou Alex Rins a contas com uma dupla fratura na tíbia e perónio, e que tem impedido o espanhol de estar em pista nas últimas cinco rondas disputadas de MotoGP.

E no Grande Prémio da Catalunha voltaremos a ter Alex Rins fora de ação da categoria rainha.

Pese embora o espanhol tenha viajado e marcado presença na box da LCR durante o GP da Áustria, e inclusivamente chegou mesmo a sentar-se na sua Honda CBR 1000 RR-R Fireblade SP #42 que usa para treinar, a verdade é que a recuperação das lesões na perna ainda não permite a Rins regressar à competição.

alex rinsCom Rins, que, recordamos, assinou recentemente contrato com a Monster Energy Yamaha para ser companheiro de equipa de Fabio Quartararo a partir de 2024, ainda sem poder dar o seu contributo à equipa, Lucio Cecchinello voltará mais uma vez a contar com a presença do também espanhol Iker Lecuona.

Lecuona tem sido uma espécie de “pronto-socorro” da Honda e do HRC ao longo da temporada.

O piloto que milita a tempo inteiro no Team HRC no Mundial Superbike, e que tinha prevista a participação nas recentemente disputadas 8 Horas de Suzuka, mas que teve de desistir da ideia para estar em MotoGP, já competiu em quatro Grandes Prémios este ano. Em dois deles esteve na Repsol Honda e nos outros dois na Castrol LCR Honda.

Apesar de ainda não ter conseguido pontuar nesta sua aventura em MotoGP enquanto piloto de substituição das equipas Honda (16º foi o seu melhor resultado em corrida), Iker Lecuona mantém a confiança da equipa e mostra-se confiante que está a entender cada vez melhor como tirar melhor partido da Honda RC213V, embora os pneus Michelin continuem a ser a maior “dor de cabeça” para o espanhol que voltará a competir na categoria rainha, pelo menos, por mais um fim de semana, no Grande Prémio da Catalunha.

Em reação a nova ausência confirmada, Alex Rins utilizou a sua conta de Instagram para afirmar que “Continuo a trabalhar na minha recuperação. Queria estar no circuito Barcelona-Catalunha, mas ainda é muito cedo. Continuamos a trabalhar para regressar o quanto antes, mas totalmente recuperado. Boa sorte ao Iker e à LCR!”, referiu o piloto.

Desta forma a Honda continua a não poder contar com aquele que é o melhor piloto Honda na classificação de pilotos.

Mesmo estando ausente das pistas há tantas rondas, Alex Rins, com 47 pontos, continua a ser o melhor piloto de uma RC213V, 14º classificado, enquanto Takaaki Nakagami (Idemitsu LCR Honda) é 17º com 34 pontos, Marc Márquez (Repsol Honda) tem 19 pontos apenas e é 19º, e por fim temos Joan Mir (Repsol Honda) com 5 pontos somados até ao momento.

alex rinsAnalisando as classificações de pilotos da categoria rainha, percebemos perfeitamente que Alex Rins em pista será extremamente importante para a Honda. Para além de ficar bem patente a situação extremamente complicada em que se encontra a marca japonesa.

Quer estar a par dos horários completos do Grande Prémio da Catalunha de MotoGP? Apenas tem de clicar aqui !

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as performances e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!