Os momentos iniciais do Grande Prémio da Catalunha de MotoGP foram verdadeiramente aterradores. Para além de uma queda que envolveu vários pilotos Ducati logo na curva 1 do traçado catalão quando Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) exagerou na travagem, o principal piloto da marca italiana e campeão do mundo Francesco Bagnaia também sofreu uma queda momentos depois na saída da curva 2.
Um violento “highside”, quando estava em primeiro, deixou Bagnaia a deslizar no asfalto, bem na frente de todo o pelotão que tinha conseguido escapar à confusão na curva anterior.
Nesse momento, Francesco Bagnaia acabou por ser atropelado por Brad Binder (Red Bull KTM Factory), que tinha ficado um pouco para trás após o arranque, e quando “Pecco” caiu, o sul-africano não conseguiu fazer nada para evitar o contacto com o italiano da Ducati Lenovo Team. Binder acabou por passar com a sua moto por cima das pernas de Bagnaia, que de imediato ficou no solo
A corrida foi imediatamente interrompida para que os comissários pudessem resolver as motos caídas na curva 1, mas, principalmente, fosse possível prestar auxílio medico urgente a Francesco Bagnaia, pois desde o primeiro momento do impacto ficou claro que a situação será grave, embora as informações disponíveis digam que o italiano da Ducati esteve sempre consciente.
Transportado para o centro médico do circuito, Bagnaia será agora avaliado e em breve teremos mais informações oficiais sobre o estado de saúde do piloto, embora as suspeitas de lesão apontem para fratura na perna ou até nas duas pernas.
ATUALIZAÇÃO
Francesco Bagnaia já foi transportado para o hospital local. Será submetido a uma série de exames, nomeadamente no sentido de descobrir potenciais fraturas nas pernas e tornozelos. Algumas informações, de certa forma animadoras, indicam que a Ducati já manifestou vontade de ver Bagnaia ser avaliado na próxima semana de forma a perceber se poderá competir no Grande Prémio de São Marino.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP. A não perder!