Tal como se antecipava, a corrida MotoGP Sprint deste Grande Prémio da Catalunha foi de alta intensidade, mesmo sendo verdade que não assistimos a muitas ultrapassagens. Foram 12 as voltas que os pilotos de MotoGP tiveram de cumprir no circuito Barcelona-Catalunha, e na passagem pela meta tivemos então Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) em 6º e Aleix Espargaró (Aprilia Racing) a repor o domínio e vencendo pela primeira vez uma corrida MotoGP Sprint.
Com os pilotos prontos para arrancar para a corrida curta que integra o programa do GP da Catalunha, as condições climatéricas ameaçaram trocar os planos dos pilotos de MotoGP. Sob o circuito catalão as nuvens escuras acumularam-se rapidamente, e inclusivamente algumas gotas de água decidiram juntar-se à festa.
Os comissários de pista na maior parte do circuito mostraram bandeiras de chuva, as equipas prepararam as segundas motos para a eventualidade de os pilotos terem de trocar para pneus de chuva, mas, na verdade, a intensidade da chuva nunca foi suficiente para chegar a esse ponto, pelo que os pilotos utilizaram apenas slicks Michelin de composto médio / macio, exceção a Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) e Luca Marini (Mooney VR46) que escolheram composto médio também para a roda traseira.
Apagados os semáforos, Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) volta a fazer um arranque perfeito e com isso manteve a liderança partindo da “pole position”. Em sentido contrário, Miguel Oliveira voltou a sofrer de problemas no arranque com a sua Aprilia RS-GP 22, e de 3º desceu a 7º nesses primeiros momentos, tendo inclusivamente chegado a rodar em 8º quando Marc Márquez (Repsol Honda) o ultrapassou.
Para o piloto português, esse foi o momento de iniciar a recuperação.
Na segunda volta bate Márquez numa luta “mano a mano” e ascende a 7º, e na volta seguinte, já depois de ter passado Marco Bezzecchi (Mooney VR46), aproveitando um ataque falhado de Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) na curva 1, que o obrigou a passar pela zona da “long lap”, já Miguel Oliveira ocupava a 5ª posição atrás de Brad Binder (Red Bull KTM Factory) e Maverick Viñales (Aprilia Racing), 4º e 3º respetivamente.
Enquanto isso, na liderança da corrida MotoGP Sprint da Catalunha era Francesco Bagnaia que tentava escapar, tal como fez tantas vezes em rondas anteriores. Porém, neste traçado, Aleix Espargaró e a sua Aprilia RS-GP 23 parecem estar num nível superior em termos de performance e ritmo de corrida, pelo que o italiano nunca conseguiu verdadeiramente escapar na frente rumo à vitória.
Vendo que Bagnaia não tinha argumentos para fugir, Aleix Espargaró partiu ao ataque!
Aos poucos o espanhol da equipa de fábrica da Aprilia começou a pressionar Bagnaia. Volta após volta, o piloto de Granollers estudou as trajetórias do campeão de MotoGP, e depois de por duas vezes ter mostrado a roda da sua moto ao então líder da MotoGP Sprint, na travagem para a curva 1 no início da 7ª volta, Aleix Espargaró levou a melhor sobre “Pecco” Bagnaia.
A partir do momento em que chegou à liderança, não mais Aleix Espargaró a perdeu, e paulatinamente manteve o ritmo de corrida elevado, amealhando décimas atrás de décimas, cruzando a meta no final das 12 voltas com uma margem de quase 2 segundos sobre Bagnaia.
Uma vitória fantástica para Aleix Espargaró, a sua primeira numa Sprint, e que demonstra que será muito complicado para os restantes pilotos de MotoGP conseguirem bater o espanhol e a sua Aprilia na corrida principal do Grande Prémio da Catalunha.
Bagnaia, por sua vez, percebendo não ter capacidade para ir à luta pela vitória, preferiu resguardar a segunda posição. Foi sendo pressionado por Maverick Viñales ao longo do terço final de corrida, com o espanhol a tentar levar Bagnaia ao erro.
Mas o italiano da Ducati nunca errou, conseguiu sempre defender-se dos ataques de Viñales nas travagens mais fortes, e garantiu mesmo um saboroso segundo lugar deixando o rival em 3º e a colocar duas Aprilia no pódio de MotoGP.
Quanto a Miguel Oliveira, o piloto português, depois de, como já referimos, ter recuperado até 5º, parecia ter os argumentos para discutir o pódio. Rodando inicialmente bem próximo de Brad Binder, o seu antigo companheiro de equipa na KTM, o português da CryptoData RNF Aprilia começou a não conseguir acompanhar o ritmo dos pilotos à sua frente.
Essa perda de contacto com Binder iniciou-se pela 8ª volta, e a partir da 10ª volta já Miguel Oliveira estava a mais de meio segundo do sul-africano. Pior que isso, Jorge Martin, que vinha também agora em grande ritmo por volta, conseguia aproximar-se da moto #88, e conseguiu mesmo ultrapassar Miguel Oliveira que assim desceu a 6º e foi nessa posição que recebeu a bandeira de xadrez na corrida MotoGP Sprint.
No final da corrida foi possível ver Miguel Oliveira a olhar para o pneu dianteiro da sua Aprilia e mostrar-se desagradado com o comportamento da moto devido ao pneu.
Teremos de aguardar pelas explicações do piloto luso para perceber o que se passou com esse pneu dianteiro de composto médio, sendo de realçar que Maverick Viñales referiu, durante a cerimónia de pódio, que o pneu dianteiro da sua moto tinha sofrido uma quebra de performance muito acentuada que o impediu de desferir o ataque final à segunda posição de Francesco Bagnaia.
Talvez o mesmo se tenha passado com a moto de Miguel Oliveira.
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Resultados da corrida MotoGP Sprint do Grande Prémio da Catalunha
1 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing)
2 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)
3 – Maverick Viñales (Aprilia Racing)
4 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)
5 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)
6 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia)
7 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati)
8 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46)
9 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team)
10 – Alex Márquz (Gresini Racing)
Classificação de pilotos após a corrida MotoGP Sprint do GP da Catalunha
1 – Francesco Bagnaia – 260 pontos
2 – Jorge Martin – 194 pontos
3 – Marco Bezzecchi – 185 pontos
4 – Brad Binder – 166 pontos
5 – Aleix Espargaró – 129 pontos
6 – Johann Zarco – 128 pontos
7 – Luca Marini – 120 pontos
8 – Jack Miller – 96 pontos
9 – Maverick Viñales – 93 pontos
10 – Alex Márquez – 92 pontos
15 – Miguel Oliveira – 44 pontos
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