Com a realização do primeiro Treino Livre de MotoGP, está dado o arranque para mais um fim de semana de muitas emoções da categoria rainha. O Grande Prémio da Catalunha promete ser mais uma ronda fantástica, e até mesmo as condições climatéricas algo instáveis podem vir a trazer muitas surpresas. Miguel Oliveira aproveitou esta manhã de sexta-feira para se aclimatar à Aprilia RS-GP 22 e ao traçado catalão.
Depois da desilusão que foi a ronda anterior, este início de segunda metade da temporada, espera o piloto português da CryptoData RNF Aprilia, será melhor, principalmente em termos de resultados em corrida, pois em treinos e qualificação Miguel Oliveira tem registado uma melhoria após a pausa de verão.
Num momento em que a equipa CryptoData RNF Aprilia confirmou a entrada de Sito Pons a partir de 2024, com o espanhol, campeão do mundo de 250 cc e proprietário durante três décadas da equipa Pons Racing, a assumir um papel ao nível dos patrocínios, Miguel Oliveira enfrentou o Treino Livre 1 de MotoGP do GP da Catalunha com o claro objetivo de trabalhar na afinação da sua moto.
Sem pensar nos tempos, ainda assim, o #88 rapidamente se instalou nas posições cimeiras da tabela de tempos desta sessão matinal de MotoGP, ocupando o quarto lugar, atrás apenas das duas Aprilia de fábrica e com Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) a ser o único, pelo menos num momento inicial, a conseguir enfrentar a superioridade das motos de Noale, tendo o campeão de MotoGP ficado pela 3ª posição.
Com o passar dos minutos e já com a bandeira de xadrez quase a ser mostrada aos pilotos da categoria rainha, Miguel Oliveira viria a descer de posições na tabela de tempos, e quando o Treino Livre 1 terminou o piloto português ficou com o 7º melhor tempo, a pouco mais de 1,1 segundos do piloto mais rápido em pista.
Esse piloto acabou por ser Aleix Espargaró (Aprilia Racing).
Tal como fez no ano passado, o piloto de Granollers, localidade bem perto do circuito Barcelona-Catalunha, demonstrou que o neste GP a RS-GP 23 poderá mostrar todo o seu potencial. Rodou em 1m39.809s, o que significa que neste primeiro contacto com o asfalto catalão, Aleix Espargaró está já a cerca de um segundo do recorde absoluto que por si foi registado em 2021.
Maverick Viñales (Aprilia Racing) fechou com o segundo melhor tempo neste Treino Livre 1, no que foi então uma dobradinha para a equipa de fábrica da Aprilia, tendo Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) sido o terceiro mais veloz. O espanhol da equipa Pramac foi mesmo um dos destaques desta sessão, pois Martin foi várias vezes “apanhado” a curvar de cotovelo, braço e ombro a raspar no corretor em plena inclinação!
Neste primeiro treino de MotoGP a contar para o Grande Prémio da Catalunha destacamos ainda a presença das duas Yamaha M1 entre os dez mais rápidos, com Franco Morbidelli a superar Fabio Quartararo (8º vs 9º), mas também Pol Espargaró (GasGas Factory Tech3) a ser mesmo o 6º mais veloz em pista, no que é mais uma demonstração que o espanhol, depois das graves lesões sofridas no início desta temporada 2023, estará de volta à sua melhor condição física.
Em termos de incidências em pista, o único destaque vai para a queda de Marc Márquez (Repsol Honda).
Já a poucos minutos do fim do treino, o oito vezes campeão mundial acabou por não conseguir evitar a perda da frente da sua Honda RC213V, sofreu um “lowside” sem consequências de maior, e ficou a ver o fim do treino a partir da box. Com esta queda no arranque do GP da Catalunha, Marc Márquez regista agora um total de 17 quedas esta temporada!
Quer estar a par dos horários completos do Grande Prémio da Catalunha de MotoGP? Então apenas tem de clicar aqui !
Resultados do Treino Livre 1 de MotoGP do Grande Prémio da Catalunha
1 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m39.809s
2 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m40.073s
3 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m40.273s
4 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m40.859s
5 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m40.900s
6 – Pol Espargaró (GasGas Factory Tech3) – 1m40.917s
7 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) – 1m40.944s
8 – Franco Morbidelli (Monster Energy Yamaha) – 1m41.004s
9 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m41.011s
10 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) – 1m41.017s
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as performances e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!