MotoGP 2023 Catalunha – Miguel Oliveira garante Q2 com melhor tempo na Q1

Miguel Oliveira fechou a Qualificação 1 de MotoGP com o melhor tempo e garante passagem à Qualificação 2 do GP da Catalunha.

miguel oliveira

A qualificação de MotoGP a contar para o Grande Prémio da Catalunha começou com a primeira qualificação. Nesta Q1, e já depois de ter sido o mais rápido em pista no segundo Treino Livre e nos tempos combinados dos livres ocupou a 3ª posição atrás das duas Aprilia de fábrica, Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) registou o melhor tempo e assim garantiu a ambicionada passagem à Qualificação 2.

Miguel Oliveira, que até tinha sofrido uma pequena queda no treino livre que abriu as hostilidades nesta manhã de sábado na Catalunha, manteve a concentração e mostrou que no traçado catalão se sente à vontade.

Pese embora os comissários de pista tenham mostrado bandeiras de chuva durante a Q1, os pilotos de MotoGP não necessitaram de usar os pneus de chuva da Michelin, optando pelos pneus slick de composto médio / macio, para garantirem os melhores tempos por volta.

Logo na primeira saída durante a Q1, Miguel Oliveira mostrou ao que vinha e assumiu de imediato a primeira posição da tabela de tempos. A paragem na box serviu para recuperar fôlego e preparar o derradeiro “time attack”, que viria a ser bem-sucedido. No momento da verdade, Miguel Oliveira e a sua Aprilia RS-GP 22 registaram a melhor volta da Q1 com um tempo de 1m38.789s, cerca de uma décima mais lento do que o novo recorde absoluto do circuito.

Assim, o piloto português defendeu a sua posição e garantiu a passagem à Q2 de MotoGP com uma margem de quase 3 décimas para Marc Márquez (Repsol Honda), que ao ser segundo garantiu que existirá uma única moto japonesa a participar na decisiva Q2.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP e conhecer todos os resultados da qualificação do Grande Prémio da Catalunha. A não perder!