MotoGP 2023 Catalunha – Miguel Oliveira tem de ir à Q1 e Aleix Espargaró faz novo recorde!

Aleix Espargaró dominou por completo o primeiro dia de Grande Prémio da Catalunha de MotoGP, em que Miguel Oliveira foi 14º e tem de ir à Q1.

miguel oliveira

O Grande Prémio da Catalunha de MotoGP viu o seu primeiro dia ficar concluído com a realização do decisivo Treino. Nesta sessão da tarde de sexta-feira, a única que permite aos dez mais rápidos acederem diretamente à ambicionada Qualificação 2 da categoria rainha, Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) esteve em destaque nos primeiros momentos, enquanto Aleix Espargaró (Aprilia Racing) esperou precisamente pelos segundos finais para garantir a primeira posição na tabela de tempos.

Quanto ao piloto português, os primeiros minutos deste Treino foram marcados pela excelente volta que o deixou no topo da tabela de tempos. Embora tenha perdido a primeira posição, a verdade é que Miguel Oliveira conseguia ainda assim manter-se dentro do “top 5”, e com claras demonstrações de ter capacidade para discutir um dos dez primeiros lugares e assim passar direto à Q2.

Porém, na entrada dos dez minutos finais do Treino de MotoGP, Miguel Oliveira tinha descido já à 10ª posição, e pouco depois era mesmo o seu companheiro de equipa na CryptoData RNF Aprilia, Raul Fernandez, a relegar o português para fora dos dez primeiros e assim a ter de novamente batalhar para regressar ao “top 10”.

Infelizmente para as ambições de Miguel Oliveira, mesmo um derradeiro esforço não foi suficiente para conseguir atingir o objetivo, e vai mesmo ter de enfrentar a sempre traiçoeira Q1, onde terá a missão de ser um dos dois mais rápidos e assim chegar à Q2 para discutir as melhores posições na grelha de partida.

miguel oliveiraA melhor volta neste treino da tarde de MotoGP do piloto português foi em 1m39.779s, quase 1,1 segundos mais lento do que o espanhol Aleix Espargaró, que nesta sessão voltou a ser o mais veloz, tal como de manhã, mas agora a rodar em ritmo de novo recorde absoluto!

O piloto da Aprilia Racing aguardou pelos segundos finais do Treino para rodar em 1m38.686s, uma volta perfeita, obtendo o melhor registo nos quatro setores que integram uma volta ao traçado Barcelona-Catalunha, e eclipsando por completo a concorrência na categoria rainha, revelando um domínio perfeito dos acontecimentos.

Uma clara repetição do que o próprio Aleix Espargaró tinha feito no Grande Prémio da Catalunha dee 2022, e, esperará o espanhol, não venha a terminar em desilusão ao abrandar antes da corrida ter terminado por acreditar que estava na última volta. Pelo menos a decoração especial do seu capacete para este fim de semana recordará Aleix Espargaró de que tem de estar mais atento ao número de voltas da corrida.

A segunda posição na tabela de tempos fica para outra Aprilia Racing, a de Maverick Viñales, que ainda assim ficou a quase quatro décimas do seu companheiro de equipa, mas que o deixa com boas perspetivas para o que falta do fim de semana na Catalunha.

miguel oliveiraO “top 3” de MotoGP foi o campeão Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), que em determinados momentos pareceu não estar totalmente satisfeito com a performance da sua Ducati Desmosedici GP23.

Neste Treino que definiu as posições de passagem direta à Q2, destaque para mais um dia dee fracos resultados para os fabricantes japoneses Honda e Yamaha.

Olhando para o que se passou em pista, nenhum piloto aos comandos de uma RC213V ou de uma YZR-M1 parece ter condições ou capacidades para batalhar e levar a melhor aos pilotos das motos europeias, e a melhor moto japonesa foi a Yamaha de Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) em 17º!

Refira-se que todas as Yamaha e Honda ocuparam as seis últimas posições da tabela de tempos. Um resultado negro para os dois fabricantes, e nem mesmo Fabio Quartararo, o melhor classificado entre estes seis pilotos, conseguiu esconder a sua frustração com o que está a viver esta temporada e mais precisamente neste Grande Prémio da Catalunha, prova que venceu em 2022.

Quer saber quais são os horários do Grande Prémio da Catalunha? Apenas tem de clicar aqui !

Resultados do Treino de MotoGP do Grande Prémio da Catalunha

1 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m38.686s

2 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m39.048s

3 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m39.061s

4 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) – 1m39.257s

5 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m39.346s

6 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m39.549s

7 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46) – 1m39.550s

8 – Fabio di Giannantonio (Gresini Racing) – 1m39.621s

9 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) – 1m39.628s

10 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m39.693s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as prestações e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!