Este fim de semana realiza-se a décima primeira ronda do calendário 2023 de MotoGP, e, para uma marca em especial, este será um momento de recordar aquela que foi a sua primeira vitória na categoria rainha. A Ducati estreou-se na lista de vencedores precisamente no Grande Prémio da Catalunha de 2003. Uma vitória conseguida pelo piloto italiano Loris Capirossi.
Capirossi foi dos primeiros a acreditar que a Ducati teria sucesso naquele que então seria o seu mais recente projeto desportivo. O italiano vinha de uma temporada complicada com a Honda Pons. E a verdade é que essa crença nas capacidades da marca de Borgo Panigale acabou por surtir efeitos rapidamente.
Em 2003 a Ducati juntou-se aos restantes fabricantes que já competiam na recém-criada categoria MotoGP (em 2002), numa altura em que os motores 500 cc a dois tempos deixaram de existir em favor dos motores 990 cc a quatro tempos. A Ducati demorou um ano a mais do que os outros fabricantes, mas quando entrou em pista, não demorou muito a surpreender!
Leia também – MotoGP 2023: Horários do Grande Prémio da Catalunha
A Desmosedici GP3 foi a “arma” da Ducati, destacando-se pelo seu motor Desmodrómico e quadro tipo treliça. A moto vermelha com a decoração Marlboro rapidamente revelou a sua ferocidade e rapidez perante marcas rivais bastante mais experientes.
Domar a Ducati Desmosedici GP3 não era para todos. A traseira parecia querer estar sempre num eterno “powerslide”, aliás, uma característica presente em quase todos os protótipos da era 990 cc, para felicidade dos pilotos e, principalmente, dos fãs, que viam os melhores do mundo a lutarem contra autênticos monstros de potência.
Felizmente para a Ducati Marlboro Team, a capacidade de pilotagem de Loris Capirossi conseguiu encontrar forma de domar a Desmosedici GP3. Desde os testes de pré-temporada, realizados no traçado catalão, em que foi o mais rápido, até à vitória no Grande Prémio da Catalunha de 2003, piloto e moto foram revelando capacidades de lutar pelas vitórias mesmo na temporada de estreia.
No Grande Prémio do Japão, no circuito de Suzuka, prova que serviu de abertura da temporada, Capirossi e a Ducati fecharam a corrida em 3º, atrás das Honda de Valentino Rossi (1º) e Max Biaggi (2º). Uma estreia que deixava os fãs da marca italiana de “água na boca”.
Mas as três rondas seguintes ficaram marcadas por três abandonos, e o ímpeto gerado pelo pódio inicial no Japão começava a desvanecer-se.
Seguiu-se um segundo lugar no Grande Prémio de Itália. O circuito de Mugello e a sua longa reta da meta permitiu à Desmosedici GP3 mostrar aquela que viria a ser, e ainda é, a sua principal força: a velocidade máxima. O potente motor italiano levou Capirossi a mais um pódio, em solo italiano. Estava criado o cenário para a primeira vitória.
Chegados ao Grande Prémio da Catalunha 2003, Loris Capirossi e a Ducati tinham a esperança que o traçado catalão pudesse ser finalmente o momento de celebrar a primeira vitória em MotoGP. Mas a vitória não seria fácil de obter, pois Valentino Rossi e a sua Honda estavam a caminho de mais um título, e Capirossi foi obrigado a batalhar com o compatriota durante quase toda a corrida.
Finalmente, e aproveitando uma incursão de Rossi pela escapatória enquanto se tentava defender da veloz Desmosedici GP3, Loris Capirossi consegue a vantagem que precisa para escapar na liderança da corrida, a oito voltas da bandeira de xadrez. Sem erros, imperturbável na frente da corrida, “Capirex” voou até à meta e garantiu aquela que foi a primeira vitória da Ducati em MotoGP.
Para a nação italiana este foi também um momento especial, pois desde 1976 que uma dupla piloto / moto italiana não conseguia vencer na categoria rainha.
Na altura, Capirossi referiu aos meios de comunicação presentes no circuito catalão que “A minha última vitória foi em 2000, por isso conseguem imaginar como estou feliz hoje. Penso que é uma das melhores da minha carreira. É também um grande prémio para a Ducati, a Marlboro e para toda a equipa. A corrida de hoje foi incrível, especialmente nos momentos iniciais quando rodei com o Valentino”.
Este fim de semana de 1 a 3 de setembro de 2023, vinte anos depois daquela que foi a primeira vitória em MotoGP, a Ducati lutará no mesmo circuito de Barcelona-Catalunha, por aquela que será a sua 79ª vitória na categoria. E tendo em conta a performance das motos de Borgo Panigale, essa vitória poderá mesmo acontecer.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as performances e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!