Como se esperava, e agora sob um sol ardente e um asfalto a escaldar com a temperatura do piso do circuito Jerez – Ángel Nieto a chegar aos 50 graus Celsius, a corrida curta do Grande Prémio de Espanha foi um misto de intensidade máxima, emoções fortes, grandes momentos de pilotagem, drama e também bandeira vermelha. Uma MotoGP Sprint que terminou com Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) a ser 5º classificado, e com a vitória a ficar nas mãos de Brad Binder (Red Bull KTM Factory).
Mas vamos ao “filme” desta MotoGP Sprint do GP de Espanha.
Inicialmente com 12 voltas para cumprir, os pilotos da categoria rainha ocuparam as suas posições na grelha de partida para iniciar a MotoGP Sprint. Quando os semáforos apagaram, Aleix Espargaró (Aprilia Racing) não conseguiu manter a sua “pole” e via Jack Miller e Brad Binder, os dois pilotos da Red Bull KTM Factory, saltarem para a frente da corrida, com Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) a ser terceiro.
Porém, a MotoGP Sprint não durou muito sem ter de ser interrompida por bandeiras vermelhas. Tudo porque na curva 2 de Jerez, uma queda com quatro pilotos – Alex Márquez (Gresini Racing), Franco Morbidelli (Monster Energy Yamaha), Augusto Fernandez (GasGas Factory Racing) e Marco Bezzecchi (Mooney VR46) – levou a Direção de Corrida a optar pela interrupção de forma a garantir a segurança de todos os intervenientes.
Sem lesões a registar, ficámos depois a saber pela Direção de Corrida que todos os pilotos poderiam voltar à MotoGP Sprint no seu recomeço. Ou seja, os quatro pilotos que caíram conseguiram marcar presença no recomeço da corrida deste sábado do GP de Espanha. Refira-se que os pilotos ocuparam as posições de qualificação na grelha de partida.
Nesse recomeço, a história da MotoGP Sprint em Jerez não foi muito diferente, mas desta vez sem quedas para interromper a corrida.
Brad Binder e Jack Miller saltam novamente para os dois primeiros lugares, com Jorge Martin a assumir o terceiro posto antes mesmo de no final dessa volta inicial subir a segundo por troca com Miller. Miguel Oliveira não se deixava intimidar por estar no meio do pelotão, e adotando uma postura agressiva, o piloto português começava com 7º lugar e depois no final dessa primeira volta estava já em 6º por troca com Johann Zarco (Prima Pramac Ducati), e levava atrás de si um surpreendente Dani Pedrosa (Red Bull KTM Factory).
Na segunda volta, Miller consegue regressar ao segundo lugar pese embora Martin tenha tentado impedir ao máximo essa situação, enquanto mais atrás era a vez de Miguel Oliveira pressionar, e muito, Aleix Espargaró (Aprilia Racing) na batalha pela 5ª posição.
Ainda antes da segunda volta ser cumprida na sua totalidade, Miller alcança e ultrapassa, sem contemplações, Brad Binder, com o australiano a assumir então a liderança da MotoGP Sprint. Martin também não conseguira segurar a terceira posição, pois Francesco Bagnaia estava em crescendo e ultrapassou o espanhol da Pramac.
Pouco depois Alex Márquez voltava a cair, desta vez para abandonar, e logo depois era Takaaki Nakagami (Idemitsu Honda LCR) que abandonava também a corrida MotoGP Sprint, deixando a Honda mais desfalcada.
Com os setes primeiros classificados a rodarem praticamente juntos, acabaria por ser a queda de Aleix Espargaró, na sexta volta, que marcaria algumas diferenças entre os pilotos da frente. O espanhol abandonou e deixou assim o 5º lugar nas mãos de Miguel Oliveira, que tinha de estar sempre atento pois Dani Pedrosa e a sua KTM RC16 mostraram-se sempre bastante agressivos e à procura de destronar o português desse “top 5”.
Na frente da corrida Jack Miller começava então a sofrer com os pneus da sua KTM. O australiano, sempre bastante agressivo na sua pilotagem, tinha agora problemas em acelerar à saída das curvas, e sentia-se que era apenas uma questão de tempo até Brad Binder lançar um ataque mais forte pela vitória.
Isso viria a acontecer a três voltas do fim, com Binder a tentar a sorte na forte travagem no final da reta posterior do circuito de Jerez. O sul-africano exagerou bastante e dessa forma via o companheiro de equipa reassumir a liderança. Mas na volta seguinte, exatamente da mesma forma, e a controlar de forma espetacular a derrapagem da traseira da sua KTM RC16, Binder conseguia mesmo chegar a primeiro por troca com Miller, e tendo os dois pilotos KTM a presença sempre ameaçadora de Francesco Bagnaia.
Miguel Oliveira a cerca de metade desta corrida MotoGP Sprint perdia o contacto com os quatro da frente, e a partir daí preocupou-se mais em garantir que Pedrosa não encontrava uma brecha para passar. Com uma pilotagem praticamente isenta de erros, o piloto português da CryptoData RNF Aprilia viria mesmo a garantir um saboroso 5º lugar, um resultado bastante sólido e que lhe garantiu importantes pontos para o campeonato.
Lá na frente, Brad Binder ganhava alguma margem para respirar, até porque Jack Miller, numa derradeira tentativa de atacar o primeiro lugar, exagerou, deixando a “porta escancarada” para que Francesco Bagnaia pudesse subir a segundo, e inclusivamente Jorge Martin tentou ascender a terceiro, mas Jack Miller recuperou a compostura e manteve então o último lugar do pódio.
Brad Binder consegue assim vencer pela segunda vez esta temporada, Francesco Bagnaia foi segundo e recupera alguma da confiança que teria perdido com as quedas em corrida nos Grandes Prémios anteriores, e Jack Miller fecha o pódio com uma segunda moto da KTM. Duas motos “laranja” no pódio em MotoGP é uma estreia absoluta!
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MotoGP Grande Prémio de Espanha – resultados da corrida MotoGP Sprint
1 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)
2 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)
3 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory)
4 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)
5 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia)
6 – Dani Pedrosa (Red Bull KTM Factory)
7 – Maverick Viñales (Aprilia Racing)
8 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati)
9 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46)
10 – Luca Marini (Mooney VR46)
MotoGP – classificação de pilotos após MotoGP Sprint do GP de Espanha
1 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46) 65 pontos
2 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) 62 pontos
3 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) 48 pontos
4 – Alex Rins (Castrol Honda LCR) 47 pontos
5 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) 46 pontos
…
13 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) 21 pontos
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