MotoGP 2023 Espanha – Miguel Oliveira qualifica 7º e Aleix na “pole”

Numa sessão de qualificação traiçoeira, Miguel Oliveira garante o 7º tempo e Aleix Espargaró a “pole position” para as corridas do GP de Espanha de MotoGP.

miguel oliveira

Está terminada a qualificação de MotoGP a contar para o Grande Prémio de Espanha. Esta que é a quarta ronda da temporada 2023 da categoria rainha, tem tudo para ser um enorme espetáculo, e as condições atmosféricas decidiram juntar-se à “festa” e contribuir para aumentar as emoções durante a qualificação, sessão que terminou com Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) em 7º e Aleix Espargaró (Aprilia Racing) a garantir a “pole position”.

Com a Qualificação 1 de MotoGP a contar com a presença de muitos pilotos que habitualmente lutam pelas posições de topo – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), Marco Bezzecchi (Mooney VR46), Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) –, acabou por ser o campeão em título Bagnaia a ser o piloto mais rápido em pista, logo seguido por Brad Binder (Red Bull KTM Factory).

No final dessa Q1, já as nuvens cinzentas bastante carregadas de água estavam a pairar sobre o circuito Jerez – Ángel Nieto, e a chuva acabou por aparecer mesmo no traçado andaluz já no final dessa primeira qualificação.

miguel oliveiraAs equipas que já estavam a preparar a Qualificação 2 tiveram então de fazer uma escolha: sair para a pista com as motos equipadas com pneus slick ou de chuva?

Apenas dois pilotos de MotoGP decidiram sair com as suas motos equipadas com pneus de chuva: Brad Binder e Alex Márquez (Gresini Racing). O espanhol nem sequer completou uma volta rápida ao perceber o nível de aderência do asfalto, pois apenas chovia em determinadas zonas do circuito, e trocou de imediato para a moto equipada com pneus slick, enquanto Brad Binder ainda tentou algumas voltas, mas também foi obrigado a trocar para a segunda KTM RC16 com slicks.

Durante a Q2 de MotoGP, já com Miguel Oliveira em ação, assistimos a uma verdadeira batalha entre 12 pilotos.

miguel oliveiraCom as condições de pista e aderência a melhorarem, pois, a chuva foi diminuindo de intensidade, voltas após volta os tempos mais rápidos iam sendo batidos conforme os pilotos passavam pela linha de meta.

A cinco minutos do fim da Q2, era Alex Márquez que parecia estar com mais hipóteses de garantir a “pole position”. Mas o espanhol não ficou muito tempo nessa primeira posição da tabela de tempos, pois Francesco Bagnaia, Jack Miller (Red Bull KTM Factory) ou ainda Aleix Espargaró estavam com vontade de garantir a primeira posição.

Até ao fim da Q2 vimos vários pilotos a melhorarem os seus registos, e acabaria por ser Aleix Espargaró a dar à Aprilia Racing uma fantástica “pole”, válida para as corridas MotoGP Sprint e corrida longa de domingo deste Grande Prémio de Espanha 2023. O espanhol rodou em 1m37.216s, um tempo que fica ainda longe dos tempos de sexta-feira, claramente devido à chuva.

Na segunda posição encontramos Jack Miller e a KTM, com o espanhol Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) a fechar a primeira fila da grelha de partida.

Quanto ao piloto português Miguel Oliveira, que na sessão Treino Livre nesta manhã de sábado tinha sido o mais rápido em pista, o 7º tempo com que fechou a qualificação é um resultado que deixa o piloto da CryptoData RNF Aprilia numa boa posição na grelha de partida.

Já se sabe que Miguel Oliveira tem uma enorme capacidade para garantir arranques fantásticos em MotoGP, e arrancar da terceira fila da grelha de partida deixa boas perspetivas tendo em conta aquilo que já o vimos fazer aos comandos da Aprilia RS-GP22.

O resultado de Miguel Oliveira nesta qualificação do Grande Prémio de Espanha até poderia ter sido um pouco melhor, pois já com a bandeira de xadrez a assinalar o fim da sessão, o piloto luso estava com o 6º tempo.

Porém, um surpreendente Dani Pedrosa (Red Bull KTM Factory), estava decidido a também ele ser uma nota de destaque neste sábado, e o veterano espanhol que compete como “wildcard” em Jerez fez mesmo uma derradeira volta rápida e roubou a Miguel Oliveira o já referido 6º lugar.

Aliás, refira-se ainda que a KTM coloca três motos nos seis primeiros classificados da qualificação de MotoGP!

Quer estar a par de todos os horários completos do Grande Prémio de Espanha? Apenas tem de clicar aqui !

MotoGP Grande Prémio de Espanha – resultados da Qualificação

1 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m37.216s

2 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory) – 1m37.437s

3 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m37.458s

4 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m37.532s

5 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m37.557s

6 – Dani Pedrosa (Red Bull KTM Factory) – 1m37.583s

7 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) – 1m37.596s

8 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) – 1m37.616s

9 – Luca Marini (Mooney VR46) – 1m37.666s

10 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m37.765s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as notícias e resultados de MotoGP, com especial destaque para as performances do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!