MotoGP 2023 G. Bretanha – Miguel Oliveira arranca de 16º

Na qualificação para o Grande Prémio da Grã-Bretanha de MotoGP o português Miguel Oliveira qualificou em 16º. Bezzecchi garante a "pole".

Depois de um 3º melhor registo na sessão de Treinos Livres 2 de MotoGP, disputada esta manhã, a contar para o Grande Prémio da Grã-Bretanha, e sob um enorme dilúvio que se abateu sobre o circuito de Silverstone, Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) fechou a Qualificação 1 com o 6º melhor tempo o que corresponderá à 16ª posição na grelha de partida para as corridas deste fim de semana.

Já depois de sofrer uma pequena queda durante os Treinos Livres 2, sem consequências físicas, Miguel Oliveira enfrentou a Qualificação 1 de MotoGP apenas com a segunda moto, equipada com quadro novo pois a primeira moto com que caiu é que tem o quadro mais antigo, mas tendo em conta as capacidades de pilotar à chuva que se reconhecem ao português, era possível ambicionar numa passagem à Q2.

Miguel Oliveira foi conseguindo levar a sua Aprilia RS-GP 22 sempre a evoluir em termos de tempos, porém, nunca foi capaz de quebrar a diferença que o separava dos dois primeiros classificados nesta sessão.

miguel oliveiraNa sua última volta rápida conseguiu o seu melhor registo nesta qualificação, e com uma volta em 2m18.264s, Miguel Oliveira fechou a Q1 com o sexto melhor tempo, partindo assim de 16º nas corridas MotoGP Sprint deste sábado, e também para a corrida do Grande Prémio da Grã-Bretanha.

O piloto português fechou a Q1 a 2,380s do mais rápido em pista que foi Franco Morbidelli (Monster Energy Yamaha), que com uma volta em 2m15.884s conseguiu chegar à Q2 de MotoGP, levando atrás de si Augusto Fernandez (GasGas Factory Tech3), o “rookie” espanhol a conseguir mesmo surpreender os mais experientes e no seu último esforço conseguiu mesmo recuperar essa segunda posição por troca com Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team).

Refira-se que nesta Q1 de MotoGP, e com condições de aderência e visibilidade muito reduzidas, Fabio Di Giannantonio (Gresini Racing) sofreu uma queda logo no início da sua segunda volta lançada, enquanto Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), sempre com muitas dificuldades, sofreu um grande susto e inclusivamente não voltou a rodar com o que pareceram ser problemas técnicos na sua Yamaha M1, pelo que o campeão de 2021 arrancará de último para as corridas de MotoGP do Grande Prémio da Grã-Bretanha.

Quartararo fechou a Q1 com uma diferença de mais de 7 segundos para o seu companheiro de equipa Franco Morbidelli!

miguel oliveiraQuanto à Q2 e à discussão pela “pole position”, e depois de um primeiro dia em Silverstone com piso seco, a ordem dos mais rápidos ficou completamente baralhada.

Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) foi o primeiro a sentir o amargo sabor da gravilha de Silverstone, quando a cerca de seis minutos do fim da sessão Qualificação 2 o campeão de MotoGP não evitou uma queda que o deixou a ter de correr rumo à box para tentar melhorar o seu tempo, que, na altura da queda, o deixava em 2º.

Bagnaia ainda tentou chegar a tempo de reentrar em pista, mas não o conseguiu fazer, pelo que fechou a qualificação em 4º.

Alex Márquez (Gresini Racing) também não evitou uma queda, quando tinha acabado de registar o segundo melhor tempo, e com tudo isto era Jack Miller (Red Bull KTM Factory) que estava no topo da tabela de tempos quando chegámos aos três minutos finais da qualificação do GP da Grã-Bretanha.

miguel oliveiraPorém, o italiano Marco Bezzecchi (Mooney VR46) não estava com vontade de deixar a “pole” nas mãos do australiano, e consegue assumir essa primeira posição segundos antes do seu companheiro de equipa Luca Marini sofrer uma queda no primeiro setor, antes do próprio Bezzecchi também ele sofrer uma queda quando na travagem perde a frente da sua Ducati Desmosedici GP 22 e terminou então a Q2 mais cedo, mas ainda assim com a “pole position” garantida com uma volta em 2m15.359s.

Jack Miller e a KTM RC16 fecham a qualificação em 2º, e Alex Márquez a fechar a primeira linha da grelha de partida.

Refira-se que Aleix Espargaró (Aprilia Racing), que tinha sido o mais rápido no primeiro dia em Silverstone, foi apenas 12º classificado, sendo que Maverick Viñales (Aprilia Racing) fez um pouco melhor ao ser 8º. E pela positiva temos de destacar a prestação de Augusto Fernandez, que leva a GasGas Factory Tech3 até à 5ª posição nesta qualificação.

Quer estar a par dos horários completos do Grande Prémio da Grã-Bretanha de MotoGP? Então apenas tem de clicar aqui !

Resultados da Qualificação do GP da Grã-Bretanha de MotoGP

1 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46)

2 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory)

3 – Alex Márquez (Gresini Racing)

4 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)

5 – Augusto Fernandez (GasGas Factory Tech3)

6 – Luca Marini (Mooney VR46)

7 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)

8 – Maverick Viñales (Aprilia Racing)

9 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati)

10 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)

16 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia)

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as prestações e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!