Depois de muitos meses de especulação e rumores de paddock, a equipa GasGas Factory Tech3 finalmente desvendou como é que a KTM decidiu “desembrulhar” o presente que tinha nas mãos, confirmando qual será a dupla de pilotos que vai pilotar as RC16 vermelhas na temporada 2024 de MotoGP: Pedro Acosta e Augusto Fernandez.
A confirmação oficial surge nesta sexta-feira 6 de outubro e dá como finalizada uma das grandes novelas do MotoGP.
Ao contrário do que foi sendo avançado nos últimos dias, para conseguir encaixar Pedro Acosta na GasGas Factory Tech3, a KTM, ou melhor, o projeto denominado de Pierer Mobility Motorsport para MotoGP, não optou por descartar Augusto Fernandez. Na verdade, o piloto que tinha contrato e que sai de cena será Pol Espargaró.
O espanhol de 32 anos é já um veterano da categoria, e foi elemento crucial do projeto da KTM quando a marca austríaca decidiu entrar em MotoGP. Pese embora tenha estado algum tempo fora da equipa, Pol Espargaró regressou este ano aos comandos de uma RC16, inserido na GasGas Factory Tech3 de Hervé Poncharal, adicionando assim uma maior dose de experiência numa equipa que conta com o “rookie” e campeão de Moto2, Augusto Fernandez.
As graves lesões sofridas por Pol no Grande Prémio de Portugal, e a longa ausência dos circuitos, não parecem ter alterado a vontade do espanhol em lutar pelas melhores posições, e desde o regresso à competição que Pol Espargaró tem, a espaços, conseguido resultados interessantes.
Porém, a Pierer Mobility Motorsport prefere ter Pol Espargaró num papel diferente no seu projeto de MotoGP.
Ao mesmo tempo que agradece profundamente os contributos do espanhol para o projeto, a marca austríaca confirma que irá assumir responsabilidades do lado de fora da competição, nomeadamente, ao que se consegue supor neste momento pois não está oficialmente confirmado, ao nível do desenvolvimento da KTM RC16.
Também estará nos planos da marca ter o mais novo dos irmãos Espargaró em pista em determinadas corridas na temporada 2024 como “wildcard” ou como piloto de substituição em caso de lesões dos pilotos a tempo inteiro.
Sendo assim, está oficialmente confirmada a dupla de pilotos da GasGas Factory Tech3.
Pedro Acosta junta-se a Augusto Fernandez, o “rookie” que tem dado boas indicações na temporada que está em curso, e que tem inclusivamente um 4º lugar como melhor resultado, somando pontos em quase todos os domingos, exceção a Misano ou Índia. O seu crescimento como piloto tem sido notório, e a marca austríaca terá optado por manter Fernandez na equipa acreditando no seu potencial numa segunda temporada em MotoGP com melhores resultados ainda.
Também terá pesado para esta decisão o facto da KTM ter descartado em anos anteriores jovens “rookies” que apenas competiram numa temporada da categoria rainha e que mal tiveram tempo de se adaptar: Remy Gardner e Raul Fernandez.
Quanto a Pedro Acosta, que ainda há poucos dias deixava antever uma possível permanência em Moto2 por mais uma temporada, vai cumprir o seu desejo e sobe ao MotoGP em 2024 conforme estava escrito no seu acordo de contrato com a KTM.
Está apenas na sua terceira temporada completa como piloto do mundial, e aos 19 anos Pedro Acosta tem já no currículo o título de Moto3 (2021) e este ano lidera com algum conforto a corrida ao título de Moto2.
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