A temporada 2023 de MotoGP da Honda, e aqui estamos a referir-nos a todos os quatro pilotos que competem com motos concebidas pelo HRC, sejam Marc Márquez e Joan Mir da Repsol Honda, sejam também Alex Rins e Takaaki Nakagami da LCR, não se adivinha fácil, pelo menos se analisarmos os resultados e declarações dos pilotos após os testes oficiais de Sepang e Portimão.
Por isso, a marca japonesa encontra-se num dilema: o que fazer para solucionar os muitos problemas já identificados na nova Honda RC213V?
A solução, acreditando nas informações divulgadas pelo portal alemão SpeedWeek, será reforçar a parceria com os especialistas da Kalex, que já durante a temporada 2022 fabricaram um braço oscilante de alumínio para o protótipo de MotoGP e que foi depois utilizado por Marc Márquez, quer em testes, quer também em corridas.
E apesar de ser o principal fornecedor de quadros na categoria Moto2, a verdade é que a Kalex, liderada por Klaus Hirsekorn e Alex Baumgärte, não tem experiência no fabrico de quadros para a categoria rainha, significativamente mais exigente em termos de especificações do que os quadros de Moto2, por exemplo.
Ainda de acordo com o já referido portal alemão, a Honda e o seu departamento de competição HRC já pediram o quadro à Kalex em outubro do ano passado. Mas a tal inexperiência estará a impedir a entrega do novo quadro à Honda em tempo útil, e as informações mais atualizadas apontam para que este componente seja estreado durante o teste oficial em Jerez a 1 de maio.
Provavelmente os pilotos oficiais da marca japonesa terão a oportunidade de o testar e confirmar se é de facto uma melhoria em comparação com o quadro desenvolvido e fabricado pelo HRC, nesse teste de MotoGP em Jerez, mas Stefan Bradl, piloto de testes do HRC, estará presente no Grande Prémio de Espanha como “wildcard”, e poderá aproveitar a oportunidade para utilizar o novo quadro Kalex na sua Honda RC213V.
Com tudo isto a acontecer como cenário de fundo de um início de temporada que acontece dentro de poucos dias, a Honda assumirá assim aquilo que não deixa de ser uma derrota para o seu poderoso departamento de competição.
Recordamos que a Honda foi “espicaçada” publicamente por Marc Márquez numa conferência de imprensa surpreendente que antecedeu o Grande Prémio da Áustria de 2022. Num momento pouco comum, o oito vezes campeão do mundo fez questão de pedir, publicamente, mais e melhor ao HRC, se querem de facto regressar ao topo do MotoGP onde já estiveram tantas vezes.
Durante o inverno a Honda trabalhou intensamente para criar uma nova RC213V para 2023 na procura de corresponder aos desejos dos seus pilotos, e durante os diversos testes oficiais os pilotos Honda, mas principalmente Márquez, por ser o líder, tiveram à disposição diferentes quadros fabricados pelo HRC. Nenhum deles conseguiu resolver os problemas do protótipo japonês, e Marc Márquez referiu mesmo após o teste em Portimão que “A moto com que eu vou começar a temporada é muito semelhante à moto que usei no teste de Valência no ano passado”, numa clara referência à falta de resposta e soluções da Honda.
Se este novo quadro Kalex, quando eventualmente chegar à moto japonesa e for utilizado em competição, vai resolver os problemas da RC213V, é algo que ainda teremos de esperar algum tempo para saber. Porém, já sabemos hoje em dia quais são as principais lacunas na moto japonesa: capacidade de colocar a muita potência gerada pelo motor V4 no asfalto por falta de tração, mas também a eficácia nos momentos de travagem.
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