Falta uma semana para voltarmos a sentir as emoções e intensidade máxima das corridas de MotoGP. Depois de uma pausa de verão que durou uma “eternidade”, pelo menos do ponto de vista dos fãs, os pilotos e equipas da categoria rainha já só pensam no início do Grande Prémio da Grã-Bretanha que vai acontecer no circuito de Silverstone de 4 a 6 de agosto, e por isso fazemos aqui uma antevisão e publicamos os horários completos do GP da Grã-Bretanha.
Em termos competitivos, este regresso do MotoGP às pistas tem algumas novidades. Nomeadamente ao nível das temidas e fulcrais pressões dos pneus!
A partir do Grande Prémio da Grã-Bretanha, e a pedido do diretor técnico de MotoGP, os Comissários FIM de MotoGP confirmam que o sistema de monitorização da pressão dos pneus na categoria rainha está pronto a ser utilizado a sério, depois de uma fase inicial de testes e validação do sistema unificado para todas as equipas.
Habitualmente, uma infração técnica levaria um piloto a ser desclassificado de uma sessão ou corrida. Porém, e porque esta novidade é introduzida a meio da temporada, os Comissários de MotoGP decidiram aplicar um sistema gradual de escala de penalizações.
Como funciona o sistema de penalização relativo às pressões mínimas dos pneus em MotoGP
– Para garantir que os pilotos são penalizados especificamente na corrida MotoGP Sprint ou na corrida de Grande Prémio, quando for detetada uma pressão abaixo do mínimo imposto pelo regulamento, os pilotos têm uma penalização de tempo acrescentada ao tempo final da corrida
– À primeira infração: Aviso
– À segunda infração: 3 segundos de penalização
– À terceira infração: 6 segundos de penalização
– À quarta infração: 12 segundos de infração
– A pressão mínima é diferente do pneu dianteiro para o traseiro, e o valor poderá ser diferente de circuito para circuito
Falta também referir sobre esta questão das pressões mínimas dos pneus em MotoGP, que estas penalizações apenas serão aplicadas neste primeiro momento de implementação do sistema de monitorização às sessões MotoGP Sprint (corrida) e ainda na corrida de Grande Prémio. Durante os treinos, treinos livres e qualificações não haverá penalizações.
Quanto ao Grande Prémio da Grã-Bretanha, e sendo certo que o paddock de MotoGP está a fervilhar com rumores de negociações de contratos de pilotos, sabemos já que Iker Lecuona, piloto do Mundial Superbike, decidiu não competir e defender a vitória nas 8 Horas de Suzuka em 2022, e estará no lugar de Alex Rins, piloto que continua lesionado na perna direita.
Por outro lado, teremos o regresso de Pol Espargaró (GasGas Factory Tech3), o piloto espanhol que se lesionou com muita gravidade nos treinos do GP de Portugal no arranque da temporada 2023, e que apenas agora estará em condições de voltar a competir em MotoGP.
Do ponto de vista dos portugueses, o grande interesse estará, claro, no Miguel Oliveira. O piloto da CryptoData RNF Aprilia tem partilhado nos últimos dias alguns momentos da sua vida durante esta pausa de verão. Foi um período importante para o piloto português recuperar energias ao lado da sua família, mas, principalmente, reforçar o seu braço e ombro esquerdo que até agora não estiveram a 100% depois da lesão sofrida em Jerez.
Num conjunto de fotos mais recentes, Miguel Oliveira mostra-se confiante na recuperação física, e inclusivamente confessa estar de volta à sua melhor forma!
Veremos em Silverstone se Miguel Oliveira conseguirá regressar aos grandes resultados, numa temporada onde já sofreu muitos azares, mas que até tinha arrancado em bom estilo neste ano de estreia aos comandos da Aprilia RS-GP 22 inscrita pela CryptoData RNF Aprilia.
Quanto ao campeonato, a classificação de MotoGP continua a ser liderada pelo campeão Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), que tem 194 pontos e espera alargar a vantagem sobre Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) que segue em segundo depois de uma série de bons resultados, com 159 pontos, enquanto o terceiro classificado é Marco Bezzecchi (Mooney VR46) que tem menos um ponto do que o espanhol.
Horários do Grande Prémio da Grã-Bretanha de MotoGP
Sexta-feira 4 de agosto
8H30 – 8H45 – MotoE – Treino 1
9H00 – 9H35 – Moto3 – Treino 1
9H50 – 10H30 – Moto2 – Treino 1
10H45 – 11H30 – MotoGP – Treino Livre 1
12H25 – 12H40 – MotoE – Treino 2
13H15 – 13H50 – Moto3 – Treino 2
14H05 – 14H45 – Moto2 – Treino 2
15H00 – 16H00 – MotoGP – Treino
17H00 – 17H10 – MotoE – Qualificação 1
17H20 – 17H30 – MotoE – Qualificação 2
Sábado 5 de agosto
8h40 – 9h10 – Moto3 – Treino 3
9h25 – 9h55 – Moto2 – Treino 3
10H10 – 10H40 – MotoGP – Treino Livre 2
10H50 – 11H05 – MotoGP – Qualificação 1
11H15 – 11H30 – MotoGP – Qualificação 2
12H15 – MotoE – Corrida 1
12H50 – 13H05 – Moto3 – Qualificação 1
13H15 – 13H30 – Moto3 – Qualificação 2
13H45 – 14H00 – Moto2 – Qualificação 1
14H10 – 14H25 – Moto2 – Qualificação 2
15H00 – MotoGP – MotoGP Sprint
16H10 – MotoE – Corrida 2
Domingo 6 de agosto
9H45 – 9H55 – MotoGP – Warm Up
11H15 – Moto3 – Corrida
13H00 – MotoGP – Corrida
14H30 – Moto2 – Corrida
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