MotoGP 2023 Índia – Consegue Miguel Oliveira voltar a vencer na estreia de um circuito?

Miguel Oliveira tem a oportunidade de igualar o recorde de Marc Márquez. Conseguirá o português vencer o Grande Prémio da Índia?

miguel oliveira

No próximo fim de semana o Mundial de Velocidade terá mais um momento que ficará na história: a estreia do Grande Prémio da Índia! Os pilotos e equipas de MotoGP já se preparam para descobrir todas as características do renovado circuito Buddh International, um circuito que sofreu muitas alterações para poder ser homologado, e onde veremos Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) terá oportunidade para igualar um recorde que pertence a Marc Márquez (Repsol Honda).

O recorde que estamos a falar é o de piloto com mais vitórias na estreia de um circuito no MotoGP.

Os adeptos portugueses e fãs de Miguel Oliveira certamente recordam-se das cinco vitórias que o piloto tem na sua carreira enquanto piloto da categoria rainha. Porém, algumas dessas vitórias são mesmo bastante especiais.

A primeira vitória, no Grande Prémio da Estíria de 2020 ficará para sempre na memória, mas a verdade é que Miguel Oliveira conquistou a admiração de todos os que seguem mais de perto o MotoGP ao revelar uma capacidade incrível para dominar os segredos dos novos circuitos que integram o calendário.

miguel oliveiraO piloto português, agora na CryptoData RNF Aprilia, mas então na Tech3 KTM, fechou 2020 com uma dominadora vitória no Grande Prémio de Portugal, na estreia do Autódromo Internacional do Algarve, onde não deu a mínima hipótese aos seus rivais.

Depois, em 2022, na estreia do circuito de Mandalika, casa do Grande Prémio da Indonésia, Miguel Oliveira repetiu o feito de vencer na estreia de um circuito em MotoGP. Então já como piloto de fábrica da Red Bull KTM Factory, e numa demonstração, mais uma, das suas capacidades de pilotagem à chuva.

Tem por isso um registo de duas vitórias em dois circuitos visitados pela primeira vez enquanto é piloto de MotoGP.

Acima de Miguel Oliveira neste registo tão particular apenas encontramos Marc Márquez. O espanhol da Repsol Honda conta com três vitórias na estreia de circuitos: venceu na estreia do Circuito das Américas em 2013, no Termas de Rio Hondo na Argentina em 2014, e na primeira vez que as MotoGP competiram em Buriram, Tailândia, o oito vezes campeão do mundo também venceu.

miguel oliveiraConseguirá então Miguel Oliveira igualar Marc Márquez?

Tendo em conta situações semelhantes em temporadas anteriores, podemos colocar o português como um dos claros favoritos à vitória este fim de semana no GP da Índia. Mas teremos de aguardar pelo que acontece no próximo fim de semana, uma ronda que terá horários diferentes do habitual (clique aqui) para permitir que os pilotos das diferentes categorias possam conhecer melhor o traçado indiano.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as prestações e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!