MotoGP 2023 Índia – Miguel Oliveira 12º na Sprint e Martin vence de forma dominadora

Miguel Oliveira terminou a MotoGP Sprint do GP da Índia em 12º e Jorge Martin torna-se no primeiro piloto a vencer duas Sprint consecutivas.

Depois de realizadas as duas qualificações da categoria rainha, e que deixaram foram de ação Alex Márquez (Gresini Racing) devido a duas fraturas nas costelas, o que levou a que todos os pilotos que qualificaram atrás de 12º subissem uma posição na grelha de partida, disputou-se a corrida MotoGP Sprint a contar para o Grande Prémio da Índia realizou-se na tarde deste sábado no circuito Buddh International.

Antes mesmo de os pilotos competirem, e por questões de segurança, foi tomada a decisão de permitir aos pilotos de MotoGP que estivessem em pista durante um treino de 15 minutos para se habituarem ao traçado indiano em condições de chuva (que, entretanto, tinha caído nas qualificações de Moto3 e Moto2).

Com muitos atrasos em relação aos horários originais, e também na sequência das queixas dos pilotos devido à temperatura e humidade em níveis muito elevados, o que exige demasiado do ponto de vista físico, foi decidido reduzir a corrida MotoGP Sprint a 11 voltas, menos uma do que o inicialmente previsto.

Quanto à chuva, essa nem apareceu, o asfalto do circuito indiano secou, e os pilotos utilizaram em exclusivo os pneus Slick da Michelin.

motogpAssim que os semáforos se apagaram, Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) e Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) saltaram de imediato para as duas primeiras posições, aproveitando da melhor forma o toque entre o homem da “pole”, Marco Bezzecchi e o seu companheiro de equipa na Mooney VR46, Luca Marini, na travagem para a primeira curva.

Bezzecchi ficou muito atrasado, Marini ficou na gravilha, tal como aconteceu com Stefan Bradl (Castrol Honda LCR) que não evitou um toque na traseira de Pol Espargaró (GasGas Factory Tech3), os dois a ficarem também na gravilha da curva 1 do Buddh International.

Refira-se que Luca Marini foi examinado no Centro Médico do circuito indiano e foi confirmado já que tem uma fratura na clavícula. Estará a caminho do hospital local, está declarado como não estando apto a competir no que falta do GP da Índia, e está também em dúvida para o Grande Prémio do Japão.

Marini junta-se assim ao também lesionado Alex Márquez.

Com esta confusão inicial, o piloto português Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) aproveitou para conseguir ascender de forma significativa na classificação da corrida MotoGP Sprint. Ainda na primeira volta conseguia subir de 18º na grelha de partida a 11º, posicionando-se assim atrás do seu companheiro de equipa Raul Fernandez, com os dois pilotos da RNF a colocarem-se na luta pelos pontos.

motogpJorge Martin, demonstrando um ritmo constante e rápido, não perdeu muito tempo a amealhar uma margem de segurança e escapou com a liderança da MotoGP Sprint. O espanhol da Prima Pramac Ducati nunca foi verdadeiramente ameaçado pelos rivais, e depois de atingir uma vantagem de mais de dois segundos para os perseguidores, passou a gerir o ritmo de corrida para garantir mais uma vitória dominadora.

De facto, Jorge Martin tornou-se no primeiro piloto da história da categoria rainha a conseguir duas vitórias consecutivas em corridas MotoGP Sprint, e ganhou mais alguns pontos a Francesco Bagnaia.

O italiano, ainda algo tocado na perna direita, foi inicialmente incomodado por Joan Mir (Repsol Honda), e depois foi a vez de Marc Márquez (Repsol Honda) também tentar a sua sorte com o segundo classificado. Mir, que até então estava a realizar a sua melhor corrida com Honda, caiu à 3ª volta, e ficou assim fora da discussão pelos primeiros lugares.

Por outro lado, Marc Márquez, que sempre registou os seus melhores tempos por volta colado a outro piloto, demonstrou um ritmo de corrida surpreendente tendo em conta as muitas fragilidades reveladas pela Honda RC213V em termos de performance. O oito vezes campeão do mundo mostrou-se algumas vezes a Bagnaia, mas o campeão de MotoGP não tremeu, nunca deixou o piloto espanhol da Honda pensar sequer em atacar, e assim os dois terminaram a corrida MotoGP Sprint em segundo e terceiro.

motogpDesta forma tivemos a repetição do primeiro pódio de MotoGP Sprint, que aconteceu na ronda de Portugal, mas desta feira Jorge Martin no degrau mais alto do pódio, Francesco Bagnaia em segundo e Marc Márquez de regresso ao pódio com um saboroso terceiro lugar nesta corrida mais curta do Grande Prémio da Índia.

Quanto à corrida do piloto português, Miguel Oliveira, depois de subir muitas posições na primeira volta, foi obrigado a ceder a 11ª posição a Takaaki Nakagami (Idemitsu Honda LCR) por ter ultrapassado em zona de bandeiras amarelas na curva 1, descendo então na segunda volta a 12º.

Chegou a rodar depois em 13º, ganhou uma posição beneficiando da queda de Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) que rodava à sua frente, mas viria a perder novamente numa batalha direta com Augusto Fernandez (GasGas Factory Tech3). Miguel Oliveira não mostrava a meio da corrida argumentos para continuar a ascender na classificação aos comandos da sua Aprilia RS-GP 22 #88.

motogpCom muitas trocas de posição nesta luta pelo “top 10”, Miguel Oliveira viu-se a rodar atrás de Aleix Espargaró (Aprilia Racing), o espanhol também a sentir muitas dificuldades com a Aprilia de fábrica. Para benefício de Miguel Oliveira, Aleix exagerou no seu esforço, sofrendo uma queda no final da 8ª volta. Desta forma, Miguel Oliveira subiu então a 12º, ficando a rodar isolado em pista, com uma desvantagem para Augusto Fernandez que não conseguiu recuperar, mas também com igual vantagem sobre Takaaki Nakagami que estava em 13º.

O piloto português fechou assim a corrida MotoGP Sprint em 12º, não somando qualquer ponto.

Uma nota ainda para a performance de Marco Bezzecchi. O italiano, depois de ficar muito atrasado devido ao incidente com Marini na primeira curva, realizou uma corrida em modo recuperação e com o objetivo de minimizar a perda de pontos para Bagnaia e Martin na luta pelo título.

Bezzecchi não demorou muito a reentrar nos pontos, e até final pressionou, realizando as melhores voltas em corrida, e mesmo na última volta conseguiu ultrapassar Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), que vinha a realizar uma excelente corrida tendo em conta as prestações recentes, cruzando a meta em 5º, e registando mesmo a volta mais rápida da corrida na 11ª volta desta MotoGP Sprint.

Quer saber quais são os horários completos do Grande Prémio da Índia de MotoGP? Então apenas tem de clicar aqui !

Resultados da corrida MotoGP Sprint do Grande Prémio da Índia

1 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)

2 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)

3 – Marc Márquez (Repsol Honda)

4 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)

5 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46)

6 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha)

7 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory)

8 – Maverick Viñales (Aprilia Racing)

9 – Raul Fernandez (CryptoData RNF Aprilia)

10 – Fabio di Giannantonio (Gresini Racing)

11 – Augusto Fernandez (GasGas Factory Tech3)

12 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia)

Classificação de MotoGP após a corrida Sprint do Grande Prémio da Índia

1 – Francesco Bagnaia – 292 pontos

2 – Jorge Martin – 259 pontos

3 – Marco Bezzecchi – 223 pontos

4 – Brad Binder – 179 pontos

5 – Aleix Espargaró – 160 pontos

6 – Johann Zarco – 147 pontos

7 – Luca Marini – 135 pontos

8 – Maverick Viñales – 130 pontos

9 – Alex Márquez – 108 pontos

10 – Jack Miller – 107 pontos

13 – Miguel Oliveira – 65 pontos

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as prestações e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!