Está finalizado o primeiro dia de Grande Prémio da Índia, prova que este ano se estreia no calendário de MotoGP. Um dia que foi basicamente usado pelos pilotos para trabalhar nas afinações das motos enquanto descobrem um novo circuito e vão procurando os limites do Buddh International, o que levou a muitas quedas. Entre os pilotos em pista neste primeiro dia na Índia esteve, claro, Miguel Oliveira.
Depois de um primeiro treino livre bastante discreto, o piloto português da CryptoData RNF Aprilia voltou a repetir o 17º melhor tempo no Treino da tarde, pelo que, ficando fora dos dez mais rápidos, é obrigado assim a enfrentar a complicada sessão de Qualificação 1 (Q1) de MotoGP.
Pese embora tenha repetido a posição na tabela de tempos, no Treino que definiu os dez mais rápidos que passam diretamente à Q2, Miguel Oliveira conseguiu rodar em 1m45.863s, uma clara melhoria na sua volta rápida quando comparado com o tempo da manhã de Grande Prémio da Índia.
Este não é um resultado brilhante, longe disso, mas Miguel Oliveira já nos habituou a mostrar uma boa capacidade de ultrapassar estas dificuldades iniciais, e esta temporada de MotoGP o piloto português e a sua Aprilia RS-GP 22 já conseguiram ultrapassar a Q1 para depois discutir as melhores posições na grelha de partida.
Veremos na manhã de sábado se Miguel Oliveira voltará a conseguir repetir esse feito.
Quanto aos mais rápidos em pista, e depois de Marco Bezzecchi ter colocado a Mooney VR46 no topo da tabela de tempos durante a manhã, da parte da tarde foi a vez de Luca Marini continuar a manter a equipa de Valentino Rossi à frente da classificação.
Marini esperou para já dentro dos três minutos finais do Treino atacar a primeira posição que então estava na posse de Jorge Martin (Prima Pramac Ducati). O italiano da Mooney VR46 levou a sua Ducati a rodar em 1m44.782s, o que lhe dá a honra de registar o novo recorde absoluto do circuito Buddh International.
Jorge Martin foi segundo no final deste primeiro dia de GP da Índia, a apenas 8 milésimas de Marini, com Aleix Espargaró (Aprilia Racing) a ser terceiro, na frente de Marc Márquez (Repsol Honda) que parece estar perfeitamente dentro do ritmo para discutir as melhores posições este fim de semana, algo que já não acontecia há muito tempo.
E o mesmo podemos dizer de Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), que fez o 8º tempo, mas em algumas tentativas, e quando estava a “pintar” os setores do circuito a vermelho (sinal de que estava mais rápido do que o melhor tempo), o piloto francês viu a sua volta afetada ou por outros pilotos ou por bandeiras amarelas.
Aliás, as bandeiras amarelas nos segundos finais da sessão impediram mesmo pilotos como Brad Binder (Red Bull KTM Factory) e Augusto Fernandez (GasGas Factory Tech3) de entrarem nos dez melhores, devido a voltas canceladas por bandeiras amarelas, e assim estes juntam-se a Miguel Oliveira na Qualificação 1 de MotoGP.
Quer saber quais são os horários completos do Grande Prémio da Índia? Então apenas tem de clicar aqui !
Resultados do Treino de MotoGP do Grande Prémio da Índia
1 – Luca Marini (Mooney VR46) – 1m44.782s
2 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m44.790s
3 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m44.833s
4 – Marc Márquez (Repsol Honda) – 1m45.117s
5 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46) – 1m45.202s
6 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m45.213s
7 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m45.280s
8 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m45.291s
9 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) – 1m45.305s
10 – Joan Mir (Repsol Honda) – 1m45.332s
17 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) – 1m45.863s
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as prestações e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!