MotoGP 2023 Índia – Miguel Oliveira arranca de 19º e Bezzecchi na “pole”

Numa qualificação complicada de MotoGP, Miguel Oliveira arranca de 19º para o GP da Índia enquanto Marco Bezzecchi garante a “pole position”.

miguel oliveira

Depois de um primeiro dia de descoberta pura do novo circuito Buddh International, o Grande Prémio da Índia começa a entrar nos momentos decisivos. Hoje, sábado 23 de setembro, e depois do segundo treino livre de MotoGP, realizaram-se as duas sessões de qualificação, com Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) a continuar em dificuldades enquanto Marco Bezzecchi (Mooney VR46) esteve mais forte do que todos os rivais.

Quanto ao piloto português, e como já referimos no final do primeiro dia de treinos do GP da Índia, a verdade é que tem demonstrado estar em maiores dificuldades do que se esperava e até tendo em conta a performance do companheiro de equipa Raul Fernandez.

Miguel Oliveira, que tinha sido 17º no final do primeiro dia e que começou o segundo dia de Grande Prémio da Índia com o 20º tempo no Treino Livre 2, lutou com a moto para obter um bom resultado em qualificação, mas o resultado final deixa-o bastante atrás na grelha de partida.

A Aprilia RS-GP 22 #88 não se tem mostrado, de todo, competitiva, demorou a entrar em pista já depois de todos os outros pilotos estarem a realizar a sua volta de lançamento, e Miguel Oliveira não conseguiu ir além do 9º melhor tempo da Qualificação 1, um registo que no final da qualificação de MotoGP em Buddh International o deixa em 19º na grelha de partida. A melhor volta de Miguel Oliveira foi em 1m45.375s no final da Q1.

Veremos o que conseguirá o português fazer na corrida MotoGP Sprint de hoje e, principalmente, na longa corrida principal do Grande Prémio da Índia que acontece na manhã de domingo.

miguel oliveiraQuanto aos mais rápidos na Q1 de MotoGP, surpreendentemente foi Raul Fernandez, que parece continuar a mostrar estar num bom momento de forma nesta segunda metade de temporada 2023. O piloto espanhol foi mesmo o mais veloz nessa primeira qualificação, batendo Alex Márquez (Gresini Racing).

O espanhol da equipa liderada por Nadia Padovani, equipa que ainda não anunciou o segundo piloto para 2024 sendo que os rumores, cada vez mais insistentes, apontam para Marc Márquez, sofreu mesmo um “highside” nos segundos finais da Q1, na curva 6, e ficou na escapatória a demonstrar algumas dores que obrigaram mesmo a que fosse ajudado a sair do local.

Com as bandeiras amarelas nessa curva, todos os pilotos que estavam a realizar as derradeiras tentativas viram as suas voltas canceladas, e assim Alex Márquez juntou-se a Raul Fernandez como os dois pilotos que passaram à Q2 de MotoGP. Refira-se que na segunda sessão de qualificação o mais novo dos irmãos Márquez nem sequer entrou em pista e falta agora perceber se ficou com alguma lesão que o impeça de competir no que falta disputar deste Grande Prémio da Índia.

miguel oliveiraE na Q2 vimos os pilotos mais rápidos até agora em Buddh International a darem tudo pela “pole position”!

Essa primeira posição na grelha de partida ficou na posse de Marco Bezzecchi. O jovem italiano, que continua a competir ainda lesionado na mão esquerda, levou a sua Ducati Desmosedici GP22 a rodar em 1m43.947s, registando assim, não só, a “pole position” como também o novo recorde absoluto do circuito indiano.

Bezzecchi foi o primeiro a rodar no segundo 43, e apenas foi acompanhado nesse registo por Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), que finalizou a qualificação de MotoGP com o segundo tempo ao rodar em 1m43.990s, relegando Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) com um tempo de 1m44.203s a ser terceiro.

Isto significa que os três primeiros classificados do campeonato estão posicionados na primeira fila da grelha de partida para as corridas de MotoGP deste Grande Prémio da Índia, o que adiciona maior expectativa, quer para a corrida MotoGP Sprint de hoje, quer também para a corrida “longa” de domingo.

miguel oliveiraAté porque nos lugares cimeiros encontramos alguns pilotos que há muito estavam afastados da discussão das melhores posições na categoria rainha.

Se Luca Marini (Mooney VR46) em 4º não é uma grande surpresa, até porque o italiano tinha sido o mais rápido em pista no final do primeiro dia aqui em Buddh, a verdade é que temos visto as duas Repsol Honda num patamar de performance como há muito não se via.

Joan Mir conseguiu mesmo a sua melhor qualificação desde que está na equipa de fábrica da Honda, ao ser 5º, batendo Marc Márquez (6º). Refira-se que o piloto espanhol, oito vezes campeão do mundo, e apesar de o próprio continuar a manter o segredo sobre o seu futuro, continua a ser muito falado para uma mudança de equipa em 2024, com o (suposto) destino a ser a Gresini Racing.

Ainda hoje Paolo Ciabatti, diretor desportivo da Ducati Corse, assumiu publicamente que a Gresini Racing está a aguardar a decisão de Marc Márquez sobre o seu futuro, o que significa que a saída do espanhol da Repsol Honda rumo à equipa satélite está mesmo em cima da mesa e a confirmação está feita por Ciabatti.

Nesta qualificação de MotoGP do Grande Prémio da Índia temos ainda de referir que Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) consegue ser 8º mais rápido e poderá estar em posição e com ritmo para surpreender em corrida, enquanto as duas Aprilia Racing, com Maverick Viñales a ser melhor do que Aleix Espargaró, ficaram mais longe do topo da tabela de tempos em qualificação do que poderíamos antecipar.

Pior ainda está a KTM, que viu os seus dois pilotos da Red Bull Factory ficarem fora da Q2, com Brad Binder a não ir além do 14º tempo e Jack Miller a ser 16º, sendo, no entanto, necessário referir que a derradeira tentativa de Binder durante a Q1 para passar à Q2 ficou irremediavelmente comprometida assim que Alex Márquez sofreu a queda e essa volta do sul-africano seria cancelada por bandeiras amarelas.

Quer saber quais são os horários completos do Grande Prémio da Índia? Apenas tem de clicar aqui !

Resultados da qualificação de MotoGP para o Grande Prémio da Índia

1 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46) – 1m43.947s

2 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m43.990s

3 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m44.203s

4 – Luca Marini (Mooney VR46) – 1m44.215s

5 – Joan Mir (Repsol Honda) – 1m44.454s

6 – Marc Márquez (Repsol Honda) – 1m44.469s

7 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) – 1m44.515s

8 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m44.724s

9 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m44.741s

10 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m44.750s

19 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) – 1m45.375s

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