MotoGP 2023 Indonésia – Miguel Oliveira 7º mais rápido e garante acesso direto à Q2!

Miguel Oliveira fecha primeiro dia do GP da Indonésia com 7º tempo e tem garantida a entrada direta na Q2 de MotoGP.

Pese embora se esteja a assistir a uma quantidade enorme de rumores e especulação em torno do seu futuro, a verdade é que Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) deu hoje mais uma demonstração de que as notícias sobre uma eventual mudança para a Repsol Honda não estarão a afetar a sua concentração em pista.

Começando o primeiro dia do Grande Prémio da Indonésia de MotoGP com um tempo discreto no Treino Livre 1 no circuito de Mandalika, o 19º tempo, e com uma queda a não ajudar ao desenrolar do trabalho, Miguel Oliveira elevou o seu nível de performance na decisiva sessão da tarde.

Com os resultados do Treino de hoje a serem aqueles que contam para definir os dez pilotos que passam diretamente à Qualificação 2 de MotoGP, Miguel Oliveira foi um dos destaques no final do primeiro dia do GP da Indonésia, sendo, inclusivamente, um dos pilotos que mais voltas completou no treino da tarde: 26 voltas.

E foi precisamente na 26ª volta que o piloto português conseguiu registar aquele que foi o seu melhor tempo até agora no GP da Indonésia.

miguel oliveiraMesmo com algumas situações de bandeira amarela a criarem algum suspense sobre possíveis eliminações de tempos rápidos, principalmente quanto Joan Mir (Repsol Honda) caiu nos segundos finais do Treino quando seguia colado na traseira da Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), pois entrou na zona suja do asfalto de Mandalika e não evitou a queda, a verdade é que Miguel Oliveira lutou até ao derradeiro segundo para garantir a entrada direta na Q2 de MotoGP.

O esforço compensou, e na última volta rápida o piloto português e a sua Aprilia RS-GP 22 #88 conseguiram fechar uma volta ao traçado indonésio em 1m31.199s. Um registo que lhe permitiu saltar para uma posição bem dentro dos dez melhores, e que lhe garantiu o 7º tempo mais rápido no final do dia de arranque do Grande Prémio da Indonésia.

Desta forma o piloto português poderá preparar com mais tranquilidade o que falta disputar desta ronda de MotoGP, e, quem sabe, tentar repetir a vitória que obteve na estreia do GP da Indonésia no ano passado.

miguel oliveiraQuanto aos mais rápidos em pista, e com o asfalto reasfaltado do circuito de Mandalika a apresentar muita sujidade à superfície, o que levou a inúmeras quedas, o melhor acabou por ser Aleix Espargaró (Aprilia Racing).

O espanhol de Granollers também não evitou uma queda a meio da sessão de Treino, mas regressou à pista depois de uma curta paragem na box da equipa de Noale. Com uma volta em 1m30.474s, o mais velho dos irmãos Espargaró passa agora a ser o detentor do recorde absoluto do circuito de Mandalika para as MotoGP.

Atrás de si ficou o companheiro de equipa Maverick Viñales, a 0.154s, com o italiano Marco Bezzecchi (Mooney VR46), que não consegue fazer muitas voltas consecutivas devido à fratura na clavícula, a fechar o lote dos três pilotos mais rápidos em pista no final do primeiro dia do Grande Prémio da Indonésia.

Como destaque, e numa altura em que a batalha pelo título está ao rubro, temos de referir que Francesco Bagnaia não conseguiu entrar nos dez mais rápidos em pista e será um dos pilotos que vai ter de enfrentar a Q1. Para o campeão e líder da classificação, este resultado deixa-o sob maior pressão, até porque vê os seus rivais mais diretos, Marco Bezzecchi e Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), a conseguirem estar na Q2.

Quer saber quais são os horários completos do Grande Prémio da Indonésia? Então apenas tem de clicar aqui !

Resultados do Treino de MotoGP do Grande Prémio da Indonésia

1 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m30.474s

2 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m30.628s

3 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46) – 1m30.644s

4 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m30.762s

5 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m30.874s

6 – Marc Márquez (Repsol Honda) – 1m31.106s

7 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) – 1m31.199s

8 – Fabio di Giannantonio (Gresini Racing) – 1m31.207s

9 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory) – 1m31.216s

10 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m31.229s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as prestações e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!