MotoGP 2023 Itália – Miguel Oliveira 20º no final do primeiro dia

Miguel Oliveira fechou primeiro dia do GP de Itália em 20º. Francesco Bagnaia foi o mais rápido após dois treinos de MotoGP.

miguel oliveira

O primeiro dia do Grande Prémio de Itália de MotoGP no circuito de Mugello terminou sob um sol intenso, embora algumas previsões meteorológicas apontem para instabilidade e possibilidade de chuva no traçado da Toscânia, que por estes dias se anima com a velocidade dos protótipos da categoria rainha. Entre os pilotos em pista encontramos Miguel Oliveira, que regressa este fim de semana à competição.

O piloto português da equipa CryptoData RNF Aprilia, na sua antevisão do GP de Itália, tinha avisado que, apesar dos médicos o terem considerado apto, apenas quando começasse a rodar com a sua Aprilia RS-GP 22 nos treinos desta sexta-feira em Mugello conseguiria perceber se pode competir.

Após o Treino 1 realizado durante a manhã, Miguel Oliveira percebeu que o ombro e úmero esquerdo estarão em condições, pelo que regressou à pista para a sessão da tarde.

No Treino 2, Miguel Oliveira rapidamente melhorou o seu registo matinal. De 1m47.853s passou para 1m46.565s, uma melhoria de mais de um segundo, que o deixou a 1,129s de diferença do piloto mais rápido em pista no final do primeiro dia em Mugello, Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team).

Miguel Oliveira arranca com o 20º tempo este Grande Prémio de Itália, e veremos o que diz o piloto português da CryptoData RNF Aprilia em reação a este primeiro dia de regresso ao MotoGP, que fechou com a certeza de que terá de passar pela Qualificação 1 de MotoGP.

miguel oliveiraQuanto aos mais rápidos em pista, e depois de revelar algumas dificuldades de manhã, o campeão Bagnaia levou a sua Ducati Desmosedici GP23 até ao topo da tabela de tempos combinados.

Com uma volta em 1m45.436s, o piloto da Ducati Lenovo Team bateu o compatriota e rival na luta pelo título de MotoGP, Marco Bezzecchi (Mooney VR46), que fechou o dia a apenas 0,063s de Bagnaia. O “top 3” ficou completo com a presença, de certa forma surpreendente, de Alex Rins (Castrol Honda LCR).

O espanhol inclusivamente após registar a sua volta mais rápida neste Treino 2, passou por um momento mais “quente”, quando Fabio di Giannantonio (Gresini Ducati) exagerou na travagem para a curva 1 de Mugello, perdendo a frente da sua moto, e acabando a sessão a deslizar pelo asfalto italiano rumo à gravilha da escapatória, passando mesmo à frente de Rins, que nada podia fazer e acabou a protestar com Di Giannantonio pela sua “loucura” num momento em que não era necessário.

E por falar em quedas, refira-se que o dia ficou marcado por diversas quedas, algumas bem aparatosas.

miguel oliveiraMarc Márquez (Repsol Honda) foi um dos pilotos que ficou a conhecer de perto a gravilha de Mugello, Aleix Espargaró (Aprilia Racing), também, e terá agravado um pouco a lesão na perna direita provocada por um acidente de treino em bicicleta e que deixou o espanhol da Aprilia de fábrica em lágrimas, e Takaaki Nakagami (Idemitsu Honda LCR) foi outros dos pilotos que caiu.

Estas quedas obrigaram os comissários de pista a mostrar bandeiras amarelas que acabaram por impedir outros pilotos, como Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), de terminarem o seu “time attack”.

Refira-se ainda que Alex Márquez (Gresini Ducati), que tinha sido o mais rápido no Treino 1, acabou mesmo por ficar fora do “top 10” que garante a passagem direta à Qualificação 2 de MotoGP, pelo que será um dos nomes em destaque na Qualificação 1 que se realizará durante o dia de sábado antes da MotoGP Sprint.

Quer saber quando é que os pilotos de MotoGP regressam à pista? Então apenas tem de clicar aqui para ficar a par dos horários completos do Grande Prémio de Itália !

MotoGP Grande Prémio de Itália – resultados do 1º dia de treinos

1 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m45.436s

2 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46) – 1m45.499s

3 – Alex Rins (Castrol Honda LCR) – 1m45.517s

4 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m45.554s

5 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m45.570s

6 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) – 1m45.635s

7 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) – 1m45.662s

8 – Marc Márquez (Repsol Honda) – 1m45.691s

9 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m45.784s

10 – Luca Marini (Mooney VR46) – 1m45.835s

20 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) – 1m46.565s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades e resultados de MotoGP, com especial destaque para o piloto português Miguel Oliveira. A não perder!