MotoGP 2023 Itália – Miguel Oliveira cai e Bagnaia vence mais uma vez

Miguel Oliveira despede-se do Grande Prémio de Itália com uma queda numa corrida de MotoGP dominada em absoluto por Francesco Bagnaia.

miguel oliveira

Em mais um fim de semana de dobradinha para Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), a marca de Borgo Panigale voltou a mostrar toda a força do seu projeto de MotoGP, com diversas Desmosedici a ocuparem as primeiras posições também na corrida deste Grande Prémio de Itália que, para as cores portuguesas, acabou da pior forma pois Miguel Oliveira foi obrigado a desistir após queda.

Para o piloto português da CryptoData RNF Aprilia, a corrida em Mugello até estava, tal como tinha sido a MotoGP Sprint de sábado, a ser bastante positiva, com o #88 a ascender diversas posições durante as primeiras voltas da corrida do GP de Itália de MotoGP que teve 23 voltas para cumprir.

Na terceira volta já Miguel Oliveira e a sua Aprilia RS-GP 22 rodavam em 15º e por isso dentro do objetivo de somar pontos, tendo conseguido o português subir a 13º quando estávamos na 6ª volta da corrida deste domingo.

miguel oliveiraPor entre algumas batalhas mais ou menos intensas, Miguel Oliveira manteve essa posição até que no início da 11ª volta o português da equipa satélite da Aprilia em MotoGP não evitou uma queda. Infelizmente pouco se sabe do que aconteceu e que levou a essa queda, pois, tal como na queda de Alex Rins na MotoGP Sprint, e que deixou o espanhol com uma grave lesão na perna direita, a transmissão televisiva não disponibilizou qualquer tipo de repetição.

Quando as câmaras de TV apanharam Miguel Oliveira no local da queda, já o português estava de pé e, aparentemente, sem lesões de maior. Deu aí por encerrada a sua corrida do GP de Itália, e sai de Mugello sem pontos somados, embora tenha estado, que na corrida curta, quer hoje na corrida mais longa, em posição que lhe permitiria somar pontos após uma longa ausência por lesão.

Este é, ainda assim, um fim de semana que podemos considerar de certa forma positivo para Miguel Oliveira, que tem agora uma semana de descanso antes de voltar a competir no Grande Prémio da Alemanha no circuito Sachsenring.

miguel oliveiraQuanto à discussão pelos primeiros lugares, a verdade é que Francesco Bagnaia, que tinha vencido a MotoGP Sprint no sábado, voltou a dominar de forma imperial esta corrida de domingo, e garantiu mais uma vitória nesta temporada 2023 de MotoGP, reforçando a sua liderança do campeonato, também beneficiando de um resultado menos positivo daquele que é até agora o seu mais direto rival, Marco Bezzecchi (Mooney VR46).

Bagnaia ainda sofreu alguma pressão inicial, primeiro de Jack Miller (Red Bull KTM Factory), com o australiano a chegar inclusivamente à liderança na travagem para a primeira curva, mas a perder essa posição para o campeão em título logo de seguida, e depois de Jorge Martin (Prima Pramac Ducati).

Aliás, apenas o piloto de Madrid conseguiu acompanhar o ritmo de Bagnaia. Mas Martin, que optou por competir neste Grande Prémio de Itália com a sua moto equipada com pneu traseiro de composto macio – Bagnaia optou por composto médio – não conseguiu fazer a diferença durante o período de vida útil do pneu Michelin, e a partir de pouco mais de metade da corrida italiana foi deixando Francesco Bagnaia fugir na liderança da corrida para mais uma vitória tranquila.

Sem erros cometidos, Bagnaia cruzou a meta em primeiro, seguido de Jorge Martin, com o pódio final a ficar completo com a presença de Johann Zarco (Prima Pramac Ducati), que depois de ver Alex Márquez (Gresini Racing) cair e abandonar quando estava em terceiro, e depois de conseguir bater Luca Marini (Mooney VR46) na luta pelo pódio, garantiu à equipa de Paolo Campinoti mais um pódio com as duas motos da Pramac em destaque.

MotoGP Grande Prémio de Itália – resultados da corrida

1 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)

2 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)

3 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati)

4 – Luca Marini (Mooney VR46)

5 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)

6 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing)

7 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory)

8 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46)

9 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team)

10 – Franco Morbidelli (Monster Energy Yamaha)

MotoGP – classificação após Grande Prémio de Itália

1 – Francesco Bagnaia – 131 pontos

2 – Marco Bezzecchi – 110 pontos

3 – Jorge Martin – 107 pontos

16 – Miguel Oliveira – 21 pontos

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todos os resultados e novidades de MotoGP. A não perder!