MotoGP 2023 Itália – Miguel Oliveira qualifica em 18º

Miguel Oliveira vai arrancar de 18º para o GP de Itália e corrida Sprint. A “pole position” ficou para Bagnaia em ritmo de recorde absoluto!

miguel oliveira

Depois de cumpridos os treinos que permitiram definir os dez pilotos que passaram diretamente à Qualificação 2 de MotoGP a contar para o Grande Prémio de Itália, realizaram-se nesta manhã de sábado em Mugello as suas qualificações da categoria rainha, tendo Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) sido um dos nomes em ação na Qualificação 1.

Com naturais esperanças de conseguir superar a barreira da Q1 e então discutir as primeiras posições na grelha de partida para as corridas Sprint e Grande Prémio de Itália, mas também consciente de que as suas capacidades físicas, neste momento de regresso à competição, ainda não lhe permitem fazer os “time attack”, Miguel Oliveira fez então o que lhe era possível.

Uma volta em 1m46.003s deixou-o a uma milésima de Michele Pirro (Aruba.it Ducati), que aqui em Mugello está como “wildcard”, e no que seria uma derradeira volta rápida, quando estava a melhorar em todos os setores a sua melhor volta, Miguel Oliveira percebeu que o seu tempo não iria contar devido a apanhar bandeiras amarelas devido à queda do seu companheiro de equipa Raul Fernandez.

miguel oliveiraAbortando então a última tentativa de melhorar o seu registo, Miguel Oliveira ficou então com o 8º tempo da Qualificação 1, o que significa que arranca para a corrida Sprint (este sábado) e para o Grande Prémio de Itália (domingo) de 18º na grelha de partida de MotoGP.

Entretanto, quem passou da Q1 para a Q2 foi o espanhol Alex Márquez (Gresini Racing), que mesmo já tendo a primeira posição nessa primeira qualificação ainda reforçou o seu tempo com uma derradeira volta rápida para melhorar o seu registo, e levou consigo o australiano Jack Miller (Red Bull KTM Factory).

Já na Q2, que não contou com a presença de nenhuma Yamaha, pois nem Franco Morbidelli nem Fabio Quartararo conseguiram tempos rápidos o suficiente para discutir as melhores posições na grelha de partida de MotoGP aqui em Mugello, a sessão arrancou com nuvens bastante “carregadas” e cinzentas a pairar sobre o traçado da Toscânia. Mas, felizmente, a chuva não foi convidada indesejada nesta festa que é o Grande Prémio de Itália.

miguel oliveiraLogo nos primeiros momentos Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) ficou a conhecer de perto a gravilha das escapatórias de Mugello, sofrendo uma queda que o levou a perder bastante tempo na Q2. Seria um dos pilotos que caiu nesta sessão, o outro foi Brad Binder (Red Bull KTM Factory), mas no caso do sul-africano já na parte final, e decisiva, da qualificação, o que deixou Binder apenas com o 10º tempo, sem conseguir discutir os melhores lugares.

Quanto à “pole position”, e já depois de Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) ter sido o melhor no primeiro ataque ao cronómetro, na segunda saída tudo se iria decidir nos derradeiros minutos.

Com vários pilotos na box, Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) decide antecipar a sua entrada em pista na tentativa de obter voltas “limpas”. Marco Bezzecchi (Mooney VR46), um dos candidatos às vitórias na Sprint e na corrida de domingo, regressa à pista, e atrás do segundo classificado do campeonato sai Marc Márquez (Repsol Honda).

Quando Bezzecchi entra em pista no final da longa e ondulante reta de Mugello, não se cruzou com Bagnaia que vinha então a iniciar uma volta rápida. Porém, Márquez entra em pista – depois de olhar para trás e ver claramente quem vinha lá – precisamente na frente de Bagnaia, com bandeiras azuis a avisarem o espanhol da Repsol Honda da situação de piloto rápido atrás.

miguel oliveiraNa verdade, os dois pilotos não estiveram muito perto um do outro nesse momento.

Marc Márquez fez a primeira curva a ritmo baixo, mas deixando ainda muito espaço livre atrás de si, com Francesco Bagnaia a travar nos limites e a sua Ducati Desmosedici GP23 a deslizar pelo asfalto italiano a grande velocidade em travagem. Parecia que nada se iria passar. Porém, as aparências por vezes iludem…

Bagnaia não gostou de ver Márquez entrar em pista à sua frente, pensando que o espanhol estaria à procura de boleia para uma volta rápida. E em vez de continuar a sua volta rápida à procura da “pole position”, o campeão de MotoGP em título abrandou, e imediatamente começou a protestar, veementemente, com Marc Márquez.

Os dois ficaram lado a lado alguns segundos. Bagnaia a reclamar por Marc Márquez estar à sua procura para o seguir, com o piloto da Repsol Honda a explicar, gestualmente, que não queria ir à boleia do italiano. Uma tática que tem sido utilizada várias vezes pelo oito vezes campeão mundial, e que, apesar de não ser ilegal, tem deixado vários pilotos de MotoGP irritados.

Seja como for, os dois pilotos acabariam por acalmar os ânimos pouco depois, e prosseguiram então a Q2.

miguel oliveiraE quando os tempos começaram a “cair”, a verdade é que Francesco Bagnaia tornou-se no piloto de motos mais rápido de sempre a rodar em Mugello. Nesta qualificação para o Grande Prémio de Itália, “Pecco” rodou em 1m44.855s, tirou mais de três décimas ao anterior recorde absoluto que era de Fabio Quartararo (2021), e assim garantiu que ocupa a primeira posição na grelha de partida para as corridas Sprint e de Grande Prémio.

Marc Márquez, que viria a explicar já no final da sessão que não queria seguir ninguém nesta Q2, mas quando se viu envolvido na situação com Bagnaia que abrandou ao seu lado decidiu então aproveitar as circunstâncias e beneficiar da boleia do rival italiano, fechou com o segundo tempo, a 0,078s de diferença da “pole”, tendo atrás de si o seu irmão Alex Márquez, que vindo da Q1 conseguiu replicar a sua performance na Q2 e partirá da primeira linha da grelha de partida.

Refira-se ainda nesta qualificação de Grande Prémio de Itália que Jack Miller, com uma derradeira volta rápida, também está bem posicionado em 4º, ele que tem sido um dos destaques em Grandes Prémios anteriores, e Aleix Espargaró (Aprilia Racing) suplantou as dores na perna direita e qualificou em 7º.

Este fim de semana o plantel de MotoGP ficará reduzido a menos um piloto, pois Joan Mir (Repsol Honda), continuando uma temporada que tem sido um verdadeiro pesadelo, sofreu uma lesão na mão direita numa queda nos treinos de sexta-feira, e já não participará no que resta do GP de Itália.

Também de destacar que Paolo Ciabatti, diretor desportivo da Ducati Corse, já reagiu oficialmente ao que aconteceu entre Francesco Bagnaia, o seu piloto, e Marc Márquez.

De acordo com o responsável italiano, claramente numa tentativa de pressionar os Comissários de MotoGP tomarem alguma medida em relação a Márquez, refere que “Pareceu-me a mim que o Marc foi um claro obstáculo para o Pecco porque ele olhou quando saiu do pitlane, ele viu o Pecco que vinha e fez a curva lento. Ele fez com que o Pecco perdesse a concentração, provavelmente naquela volta. Eu espero que os Comissários façam alguma coisa, pois de outra forma eu não realmente não entendo quais são as regras”.

Certamente esta situação continuará a dar que falar ao longo do fim de semana em Mugello.

MotoGP Grande Prémio de Itália – resultados da qualificação

1 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m45.855s

2 – Marc Márquez (Repsol Honda) – 1m44.933s

3 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m45.007s

4 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory) – 1m45.186s

5 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m45.268s

6 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46) – 1m45.290s

7 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m45.380s

8 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) – 1m45.627s

9 – Alex Rins (Castrol Honda LCR) – 1m45.702s

10 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m45.731s

18 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) – 1m46.003s

 

Clique aqui para ver os horários completos do Grande Prémio de Itália de MotoGP. E siga todos os resultados e novidades da categoria rainha aqui em www.motojornal.pt . A não perder!