MotoGP 2023 Japão – Miguel Oliveira 11º falha por muito pouco a entrada direta na Q2

Miguel Oliveira termina primeiro dia de GP do Japão com o 11º tempo depois de boa prestação no treino da tarde e tem de ir à Q1 de MotoGP.

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Está terminado o primeiro dia de Grande Prémio do Japão no renomeado circuito Mobility Resort Motegi, com os pilotos de MotoGP a realizarem a decisiva sessão de Treino na tarde desta sexta-feira (manhã em Portugal). Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia), que tinha feito no primeiro treino livre o 16º tempo com uma volta em 1m46.198s, foi um dos grandes destaques no Treino que definiu os dez pilotos da categoria rainha que passam diretamente à Qualificação 2.

O piloto português da equipa satélite da Aprilia não perdeu muito tempo para atacar verdadeiramente o cronómetro. Miguel Oliveira, a meia hora do final do Treino assumiu mesmo a liderança da tabela de tempos ao rodar em 1m44.498s. Uma clara melhoria em relação ao tempo da primeira sessão em pista.

E por aí se manteve, imperturbável, pese embora muitos pilotos tenham tentado destronar o português #88 e a sua Aprilia RS-GP 22 do topo.

A resistência de Miguel Oliveira, ou melhor, daquela que era até então a sua melhor volta em Motegi neste arranque de Grande Prémio do Japão, durou até entrarmos nos quinze minutos finais, momento em que Aleix Espargaró (Aprilia Racing) bate o português por pouco mais de uma décima.

motogpA partir desse momento, Miguel Oliveira desceu na ordem da tabela de tempos, mas conseguindo manter-se no “top 10” que era o objetivo, pois uma posição nesses dez mais rápidos daria a entrada direta na ambicionada Qualificação 2 de MotoGP.

A menos de quatro minutos do fim da sessão, Miguel Oliveira voltava a melhorar o seu tempo, conseguindo regressar à 5ª posição depois de ter descido até 8º.

Mas essa volta não seria suficiente para garantir a Q2 de forma direta, pois num final de sessão onde todos estiveram ao ataque, o piloto da CryptoData RNF Aprilia acabou por cair para 10º, ficando nessa posição limite durante alguns momentos, antes de Jack Miller (Red Bull KTM Factory), que hoje sentiu o amargo sabor da gravilha de Motegi, conseguir num derradeiro esforço a 30 segundos do fim do Treino suplantar a performance do piloto português que assim desceu a 11º.

Sem tempo para responder ao ataque final de Miller, até porque na curva 1 estavam a ser mostradas bandeiras amarelas nos momentos decisivos da sessão devido a queda de Marc Márquez (Repsol Honda), Miguel Oliveira foi assim obrigado a ficar fora do “top 10” por cerca de cinco centésimas. Uma margem mínima, mas suficiente para obrigar o português a ter de enfrentar a traiçoeira Qualificação 1.

Talvez a chuva que aparece em algumas previsões para o segundo dia do Grande Prémio do Japão possa ajudar Miguel Oliveira a passar a Q1 rumo à Q2, sabendo-se que em condições de piso molhado o piloto português, por norma, consegue elevar-se para o topo do MotoGP com performances muito boas.

Veremos o que diz Miguel Oliveira sobre este primeiro dia de GP do Japão. Fique atento a www.motojornal.pt para saber qual foi a reação do português da CryptoData RNF Aprilia ao primeiro dia. A não perder!

motogpQuanto aos mais rápidos em pista, Brad Binder (Red Bull KTM Factory) começou o seu ataque à primeira posição da tabela de tempos antes de entrarmos nos dez minutos finais da sessão de Treino.

O sul-africano da KTM alcançou a liderança dos tempos, mas Fabio di Giannantonio (Gresini Racing) surpreendeu tudo e todos ao ser o mais rápido a cerca de 3m30s do fim da sessão.

Brad Binder não desistiu, voltou a atacar o cronómetro, e levou a sua KTM RC16 a realizar aquela que é agora a melhor volta absoluta de uma MotoGP ao circuito Mobility Resort Motegi: 1m43.489s!

Esta volta de Binder é agora o novo recorde absoluto de MotoGP no traçado japonês, sendo 0.301s mais rápida do que o anterior recorde que estava na posse de Jorge Lorenzo desde 2015, sendo o recorde mais “resistente” deste campeonato. Refira-se que Binder está a usar o novo quadro KTM em fibra de carbono, anteriormente usado por Dani Pedrosa em Misano, e se tivermos em conta o resultado de hoje, este quadro está aprovado.

Di Giannatonio não conseguiu manter-se no topo da classificação deste Treino, descendo até ao 6º lugar.

A segunda posição ficou na posse de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), que neste primeiro dia consegue mostrar-se superior aos principais rivais na luta pelo título de MotoGP, com Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) a ser 4º e Marco Bezzecchi (Mooney VR46) a ser 5º. No entanto este trio da Ducati está bastante próximo, e por isso espera-se que a batalha a três continue este fim de semana de Grande Prémio do Japão.

motogpO terceiro mais veloz em pista foi Aleix Espargaró. O piloto espanhol da Aprilia Racing consegue um bom início de GP japonês, ficando a menos de três décimas de diferença de Brad Binder. Aliás, os três primeiros classificados neste dia em Motegi conseguiram todos rodar abaixo do anterior recorde absoluto.

Neste primeiro dia em Motegi destacamos a ausência das motos japonesas do “top 10”.

Joan Mir (Repsol Honda) foi o melhor entre as japonesas, em 12º, tendo atrás de si Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), com o francês a sofrer uma aparatosa queda que o deixou algo combalido e, aparentemente, com o calcanhar direito lesionado (ficou a coxear), enquanto Marc Márquez com a queda nos momentos decisivos não confirmou algumas boas indicações neste dia e terminou em 14º.

Uma última nota para a presença de Alex Rins. O espanhol da Castrol LCR Honda tenta regressar à competição após uma longa ausência devido a lesões na perna direita, e neste primeiro dia de GP do Japão, Rins fecha em 21º a mais de 3,7 segundos de Brad Binder.

Quer saber quais são os horários completos do Grande Prémio do Japão? Apenas tem de clicar aqui !

Resultados do Treino de MotoGP do Grande Prémio do Japão

1 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m43.489s

2 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m43.518s

3 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m43.784s

4 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m43.843s

5 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46) – 1m43.945s

6 – Fabio di Giannantonio (Greesini Racing) – 1m43.947s

7 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) – 1m44.062s

8 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m44.117s

9 – Pol Espargaró (GasGas Factory Tech3) – 1m44.219s

10 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory) – 1m44.261s

11 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) – 1m44.317s