MotoGP 2023 Malásia – Miguel Oliveira 18º e Alex Márquez vence a corrida Sprint

Miguel Oliveira rodou sempre em posições atrasadas e fechou a MotoGP Sprint do GP da Malásia em 18º. Alex Márquez venceu em grande estilo.

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Numa corrida MotoGP Sprint que se disputou com temperaturas bem elevadas – o asfalto chegou aos 55 graus Celsius! –, e já depois de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) ter conseguido bater todos os rivais para garantir mais uma “pole position” que lhe permite arrancar na frente de todos os pilotos para as corridas do Grande Prémio da Malásia, assistimos a uma luta interessante pelo pódio na categoria rainha, e a pouco mais…

Nem mesmo os portugueses que madrugaram para acompanhar de perto as prestações de Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) foram recompensados, pois o piloto português está novamente a sentir muitas dificuldades para chegar aos lugares que ambiciona e onde já o vimos tantas vezes.

Qualificando-se em 19º, Miguel Oliveira continuou na corrida MotoGP Sprint mais um fim de semana complicado, no seguimento do que temos visto ao longo das provas disputadas nesta ronda asiática da temporada 2023. Isto pese embora esteja a ser mais rápido (no treino e qualificação) do que foi há um ano, então com a KTM, ou até mesmo do que foram os pilotos oficiais Aprilia em 2022.

motogpNa corrida, rodou sempre na cauda do pelotão, subiu duas posições beneficiando das quedas dos dois pilotos da Repsol Honda, Marc Márquez primeiro e Joan Mir depois, e na verdade o melhor que se viu de Miguel Oliveira em termos de discussões por posição foi vencer a batalha com Takaaki Nakagami (Idemitsu Honda LCR), que permitiu ao piloto português ascender à 18ª posição com que viria a receber a bandeira de xadrez.

Aguardamos pela reação de Miguel Oliveira para tentar perceber melhor quais foram os problemas que levaram a mais um resultado abaixo das expectativas, até tendo em conta as sensações positivas que o piloto da equipa satélite da Aprilia tinha referido no final do primeiro dia de Grande Prémio da Malásia e que novamente não se traduzem em resultados.

Aliás, refira-se que as motos da Aprilia não estão a ter um bom fim de semana. A melhor foi a de Maverick Viñales a fechar o “top 10”, Aleix Espargaró foi 12º, e Raul Fernandez, colega de equipa de Miguel Oliveira ficou precisamente uma posição à frente do português.

Quanto à corrida MotoGP Sprint e à discussão pela vitória, e que mais uma vez envolveu os dois grandes candidatos ao título da categoria rainha, a corrida “curta” desta ronda malaia foi algo desapontante em termos de espetáculo.

A exceção foi mesmo a disputa pelas posições cimeiras.

motogpBagnaia aproveitou da melhor forma a “pole position” para se manter na frente da corrida que teve 10 voltas assim que os semáforos se apagaram. Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), que arrancou de segundo, não teve um bom arranque e viu Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) ascender a segundo e assim proteger o companheiro de equipa de possíveis ataques.

Alex Márquez (Gresini Racing), Brad Binder e Jack Miller nas duas Red Bull KTM Factory, foram outros dos pilotos que animaram a MotoGP Sprint, trocando algumas vezes de posições.

Precisamente o espanhol Alex Márquez começou rapidamente a conseguir ganhar posições. Aproveitou um ataque de Martin a Bastianini, e que deixou o piloto da Prima Pramac na segunda posição, para também se posicionar na discussão pelos lugares de pódio, deixando Bastianini entretido com Miller e Binder.

Com o passar das primeiras voltas, Alex Márquez e Jorge Martin foram-se atacando e contra-atacando algumas vezes, trocando de posições, o que deixou Francesco Bagnaia de certa forma livre na liderança e a poder respirar um pouco. Mas essa liderança não durou muito, pois Alex Márquez está de regresso ao seu melhor nível depois da lesão, e rapidamente apanhou o campeão em título e lançou um primeiro ataque, que falhou, ao alargar demasiado a trajetória na entrada para a última curva do circuito de Sepang.

Nesse momento, Martin aproveitou para reagrupar com os dois primeiros e inclusivamente subiu a segundo por troca com Alex Márquez.

motogpBagnaia já não estava tão à vontade, e não foi preciso esperar muito para voltar a estar sob forte pressão de Alex Márquez, que recuperou a segunda posição relegando Jorge Martin a terceiro, e sem perder muito tempo atacou no “miolo” do circuito malaio e ascendeu então em definitivo à liderança da corrida MotoGP Sprint do Grande Prémio da Malásia.

A partir desse momento o mais novo dos irmãos Márquez não mais foi importunado, liderou a corrida sempre num ritmo elevado, e deixou a luta do título ainda mais ao rubro pois permitiu a Jorge Martin entrar em batalha direta com Francesco Bagnaia.

O italiano não pareceu estar tão confortável aos comandos da sua Ducati Desmosedici GP23 como estava o espanhol, em moto igual. Martin tinha novamente nas suas mãos a oportunidade de reduzir ainda mais a diferença pontual para Bagnaia, e o espanhol de Madrid não desperdiçou a oportunidade, passando Bagnaia e escapando aos possíveis ataques do campeão em título.

As duas primeiras posições da corrida MotoGP Sprint estavam assim definidas, tal como as posições de grande parte do pelotão que tinha ficado mais para trás, e no último terço de corrida o único foco de interesse estava em perceber se Francesco Bagnaia conseguiria mesmo terminar no pódio.

motogpTudo porque Enea Bastianini, depois de algumas “escaramuças” com as duas KTM, resolveu elevar o seu ritmo e acabou mesmo por se chegar à traseira da moto do seu companheiro de equipa, e a revelar, diversas vezes, que tinha capacidade para o passar, mas sem nunca verdadeiramente lançar um ataque ao terceiro lugar de Bagnaia.

Seja por ordens de equipa ou por decisão própria, Enea Bastianini acabou a corrida atrás de Francesco Bagnaia, e permitiu assim que o compatriota não perdesse tantos pontos para Jorge Martin numa altura crucial da luta pelo título de MotoGP. Refira-se que Bastianini, depois de muitas lesões, teve aqui a sua melhor prestação em 2023.

Os dois primeiros do campeonato estão agora separados por apenas 11 pontos!

Nesta corrida MotoGP Sprint a contar para o Grande Prémio da Malásia, os outros únicos pontos de destaque são as quatro Honda em pista, que terminaram nas cinco últimas posições, e ainda a prestação de Alvaro Bautista. O bicampeão do Mundial Superbike, aqui a fazer um “wildcard” com a Aruba.it Ducati, não está a ter vida fácil neste regresso ao MotoGP. Bautista foi 22º na Sprint, apenas à frente de Joan Mir, que caiu, e a mais de 10 segundos de Marc Márquez que terminou à sua frente, e que também caiu.

Mesmo tendo em conta que Alvaro Bautista não compete em MotoGP há muitos anos e que não está habituado a estas motos e pneus, ou que a Ducati até poderá estar a usar a sua participação para testar algumas novidades para 2024 em ambiente de corrida, este não deixa de ser um resultado algo surpreendente para um piloto que é bicampeão de Superbike e de uma forma tão dominadora como se viu nos últimos dois anos.

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Resultados da corrida MotoGP Sprint do GP da Malásia

1 – Alex Márquez (Gresini Racing)

2 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)

3 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)

4 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team)

5 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)

6 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory)

7 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46)

8 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati)

9 – Luca Marini (Mooney VR46)

10 – Maverick Viñales (Aprilia Racing)

18 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia)

motogpClassificação do campeonato de MotoGP após corrida Sprint do GP da Malásia

1 – Francesco Bagnaia – 396 pontos

2 – Jorge Martin – 385 pontos

3 – Marco Bezzecchi – 313 pontos

4 – Brad Binder – 254 pontos

5 – Aleix Espargaró – 198 pontos

6 – Johann Zarco – 196 pontos

7 – Maverick Viñales – 170 pontos

8 – Luca Marini – 165 pontos

9 – Jack Miller – 148 pontos

10 – Fabio Quartararo – 145 pontos

15 – Miguel Oliveira – 76 pontos

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