MotoGP 2023 Malásia – Miguel Oliveira 19º tem de ir à Q1 em dia de Alex Márquez brilhar

Primeiro dia de GP da Malásia complicado termina com Miguel Oliveira a ter de ir à Q1 e com Alex Márquez a liderar a tabela de tempos de MotoGP.

motogp

O Grande Prémio da Malásia de MotoGP arrancou esta sexta-feira com a realização das primeiras duas sessões em pista. No caso da categoria rainha, o foco esteve inteiramente na segunda sessão, o Treino, que definiu os dez pilotos mais rápidos em pista e aqueles que assim garantiram a entrada direta na ambicionada Qualificação 2.

Infelizmente para as cores lusas, Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) não foi um desses pilotos que já têm o lugar garantido na Q2 de MotoGP.

O piloto português até entrou de forma positiva neste GP da Malásia, ao ser o 12º mais rápido do Treino Livre 1, ainda assim a mais de um segundo do mais rápido em pista nesse momento, que foi Jorge Martin (Prima Pramac Ducati). No TL1, Miguel Oliveira fechou com a sua melhor volta em 2m00.594s, um tempo que deixava boas perspetivas para o Treino da tarde (hora da Malásia).

Porém, e pese embora tenha conseguido rapidamente posicionar-se no “top 3” quando a segunda sessão de MotoGP começou no circuito de Sepang, Miguel Oliveira viria a descer na ordem da classificação, e eventualmente o piloto da equipa satélite da Aprilia acabaria por fechar o primeiro dia com o seu #88 a ocupar o 19º lugar na tabela de tempos do Treino, tendo descido de 18º para 19º já depois do fim da sessão, quando Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) realizou um derradeiro ataque ao cronómetro e subiu do fim da tabela de tempos para 12º.

motogpA melhor volta do português foi então de 1m59.150s, obtida na sétima de dezasseis voltas que completou, tendo o luso testado vários “sets” de pneus Michelin, inclusivamente procurando melhores sensações com um pneu traseiro de composto duro, mas acabaria por ser uma combinação de médio à frente e atrás a preferida.

Por poucos segundos ficou sem hipótese de realizar mais uma tentativa de volta rápida já depois de ter antecipado o “time attack” a antecipar o aparecimento de chuva (que não se concretizou), e assim terminou o primeiro dia a 1.327s do piloto mais rápido, que, ao contrário do esperado, não foi Jorge Martin, e por isso Miguel Oliveira será um dos pilotos que tem de enfrentar a Qualificação 1 de MotoGP.

Já no lado oposto da tabela de tempos e num dia em que os quinze primeiros terminaram separados por menos de um segundo, Jorge Martin, que continua a mostrar estar num bom momento de forma e confiança numa altura crucial da luta pelo título em que está envolvido com Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), acabou por ser surpreendido e batido por um Alex Márquez (Gresini Racing).

Os dois espanhóis inverteram de posições no topo da tabela de tempos, com Martin a ser o mais veloz no Treino Livre 1 de MotoGP, e depois foi a vez de Alex Márquez levar a sua Ducati Desmosedici GP22 até ao topo. O espanhol rodou em 1m57.823s, um tempo já muito próximo do recorde absoluto do circuito de Sepang, que é 1m57.790s, registado precisamente por Jorge Martin há um ano.

motogpNeste primeiro dia do Grande Prémio da Malásia de MotoGP, e com o asfalto seco pese embora as previsões apontem para o aparecimento da chuva nos próximos dias, o “top 3” ficou completo com a presença de Jack Miller (Red Bull KTM Factory), com o australiano inclusivamente a bater o seu companheiro de equipa Brad Binder, algo que tem sido raro ao longo da temporada.

Entre os dez mais rápidos, destaque para a presença de Maverick Viñales (5º), que salvou a “honra” da Aprilia Racing, pois Aleix Espargaró teve um dia verdadeiramente para esquecer, ao sofrer inúmeras quedas, uma delas inclusivamente a deixar a sua RS-GP 23 com um início de incêndio, e o principal piloto da equipa de Noale foi mesmo apenas o 20º.

Com “bilhete” para entrada direta na Q2 de MotoGP temos ainda Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), que numa das suas tentativas apanhou pela frente o seu companheiro de equipa Franco Morbidelli, com o francês a mostrar-se muito irritado com o italiano por estar a rodar lento e ter, supostamente, estragado o que seria uma volta rápida.

Francesco Bagnaia também estará diretamente na Q2, com o campeão e líder da corrida ao título de MotoGP a ser o 8º mais veloz em pista.

motogpNeste primeiro dia de Grande Prémio da Malásia, temos também de referir as prestações de Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati) e de Iker Lecuona (Castrol LCR Honda).

O bicampeão do Mundial Superbike volta aos palcos do MotoGP como “wildcard” nesta ronda disputada em Sepang, e fechou o primeiro dia com o 22º tempo a mais de 2,5 segundos de Alex Márquez. Já Iker Lecuona, que esta temporada já competiu várias vezes na categoria rainha, volta a substituir o lesionado Alex Rins na LCR, e foi 23º.

Quer saber quais são os horários completos do GP da Malásia? Então apenas tem de clicar aqui !

Resultados do Treino de MotoGP do Grande Prémio da Malásia

1 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m57.823s

2 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m57.997s

3 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory) – 1m58.232s

4 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m58.307s

5 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m58.312s

6 – Luca Marini (Mooney VR46) – 1m58.334s

7 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m58.399s

8 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m58.420s

9 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46) – 1m58.450s

10 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) – 1m58.487s

19 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) – 1m59.150s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as performances e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!