O mercado de pilotos de MotoGP a contar para a temporada 2024 continua em verdadeira ebulição! As peças do puzzle (os pilotos) continuam a encaixar nos seus sítios, mas há ainda muitos pilotos para encaixar em poucos lugares. E um dos pilotos em grande foco nos próximos tempos será Marc Márquez.
O piloto da Repsol Honda, que no seu currículo conta com nada menos do que oito títulos mundiais, atravessa uma das piores fases da sua vida em termos desportivos. Marc Márquez tem feito enorme pressão sobre os responsáveis do HRC para alterarem as suas metodologias de trabalho, mas essas mudanças são lentas, e parecem surtir poucos efeitos.
Quando estamos a poucas horas do arranque do Grande Prémio de São Marino, pelo menos dentro de pista, os rumores sobre Marc Márquez sair da Honda e rumar a novas equipas continuam a crescer.
E o mais recente, divulgado pelo portal alemão SpeedWeek e que ganha outra importância graças à intervenção de Oscar Haro através de um vídeo no seu perfil do X (antigo Twitter), aponta claramente que Marc Márquez já se decidiu pela saída da Honda e terá como destino a Gresini Racing de Nadia Padovani.
Tanto o website alemão como Oscar Haro defendem que essa mudança está já decidida, independentemente dos resultados do teste oficial de MotoGP em Misano, que acontecem na próxima segunda-feira após GP de São Marino.
Muitos pensavam (ou pensam ainda) que será apenas após testar pela primeira vez a Honda RC213V de 2024 que Marc Márquez tomará a sua decisão final, mas os rumores desta quinta-feira antes do GP de São Marino garantem que o piloto espanhol nem estará preocupado com isso, pois já decidiu onde vai estar em 2024.
De facto, a segunda moto da Gresini Racing tem sido bastante cobiçada.
Fabio di Giannantonio, atual piloto da equipa de Nadia Padovani, estará em negociações muito avançadas com a Fantic para confirmar o seu regresso à categoria Moto2. O piloto italiano não demonstra a evolução esperada pela equipa, e também pela Ducati Corse, e por isso terá o seu destino definido com um regresso à categoria intermédia.
Sabendo que essa segunda Ducati Desmosedici GP estará livre, muitos pilotos têm contactado a Gresini Racing sobre condições para garantirem o lugar, mas a equipa italiana tem-se mantido de parte de quaisquer negociações, recusando fechar contrato com qualquer piloto. A ideia de Nadia Padovani será esperar por Marc Márquez, e tudo indica, se acreditarmos nos rumores de hoje, que essa espera está a terminar.
Confirmando-se a saída do espanhol da Honda, algo que os responsáveis do HRC já afirmaram que é possível, pese embora Marc tenha ainda um ano de contrato por cumprir, e que o libertam do contrato caso seja esse o seu desejo, será uma reunião de família na Gresini Racing.
Alex Márquez já viu a sua continuidade confirmada na Gresini Racing para uma segunda temporada, e teria novamente a companhia do seu irmão Marc Márquez ao seu lado na box, eles que partilharam a box quando Alex competiu pela Repsol Honda, sem grande sucesso.
Refira-se ainda que nesta possível mudança, e mais uma vez realçamos que tudo isto não passam de rumores de paddock, Marc Márquez poderá levar para a Gresini Racing um conjunto importante de marcas para patrocinar e ajudar a equipa de Nadia Padovani nos seus esforços financeiros.
Oscar Haro diz mesmo no seu vídeo no X que Marc levará para a Gresini Racing marcas como a Red Bull, que é um dos seus patrocinadores pessoais, mas também a icónica Repsol que há décadas está aliada à equipa de fábrica da Honda, ou ainda a Estrella Galicia 0,0.
A juntar a tudo isto, o portal espanhol AS reproduz declarações de Carlo Merlini, diretor comercial da Gresini Racing, que refere que “Claro que se o Márquez ou o Mir ficarem disponíveis para serem contratados pela equipa, a Gresini gostaria de contar com pilotos assim. Quem não gostaria?”.
Tudo isto está a deixar o paddock de MotoGP em ebulição, pois seria uma mudança com grandes consequências no futuro da categoria rainha. Durante o Grande Prémio de Misano – clique aqui para ver os horários completos – certamente surgirão mais informações sobre esta possível mudança de Marc Márquez para a Gresini Racing em 2024.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP, com especial destaque para as prestações e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!