Terminou o primeiro dia dos dois dias de teste oficial que o plantel de MotoGP está a realizar no Autódromo Internacional do Algarve. Sendo esta a derradeira oportunidade das equipas e pilotos da categoria rainha trabalharem nos respetivos protótipos para a temporada 2023, neste primeiro dia de teste no traçado perto de Portimão tivemos muitas novidades, sendo de destacar que Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) foi um dos destaques do dia.
O piloto português, que tem recebido enorme apoio do público que faz questão de se deslocar até ao AIA para assistir ao teste oficial de MotoGP, voltou a ter um dia muito positivo aos comandos da sua Aprilia RS-GP 22.
Miguel Oliveira completou um total de 75 voltas à “montanha russa” algarvia, tendo registado a sua volta mais rápida de hoje à 54ª passagem pela linha de meta. A melhor volta de Miguel Oliveira no primeiro dia de teste oficial de MotoGP foi de 1m39.466s, o que o deixa numa sólida posição dentro do “top 10”.
Miguel e a sua Aprilia #88 ficaram a pouco menos de sete décimas do melhor tempo do dia de hoje, e amanhã certamente haverá tempo para esta dupla que tantas esperanças dá aos fãs portugueses aumentar o ritmo e subir na tabela de tempos.
Tabela de tempos que continua a ser liderada pela Ducati.
Desta feita, e depois de ter sido uma Ducati satélite a liderar no teste de Sepang, foi a vez de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) impor a lei do campeão. “Pecco” rodou em 1m38.771s, o que o deixa já extremamente perto de bater o recorde absoluto do Autódromo Internacional do Algarve de uma MotoGP, recorde assinado pelo próprio italiano, 1m38.725s, obtido na qualificação para o Grande Prémio de Portugal.
Bagnaia volta a colocar a Ducati no topo da tabela de tempos nesta pré-temporada 2023 de MotoGP, o que deixa a casa de Borgo Panigale bastante à vontade para enfrentar uma competição que se antevê renhida.
Quem também continua a demonstrar estar em grande forma é Luca Marini. O piloto da Mooney VR46, que este ano terá uma Desmosedici GP22, uma situação que o próprio refere como sendo positiva pois já tem os dados da moto nos diversos circuitos do calendário, fechou o primeiro dia de teste em Portimão com o segundo tempo a pouco mais de duas décimas de Bagnaia que roda com a nova Desmosedici GP23.
Atrás dos dois pilotos Ducati, e tal como vimos acontecer em tantas outras pré-temporadas da categoria rainha, Maverick Viñales (Aprilia Racing) continua a estar também ele interessado em mostrar a sua rapidez em pista, e com a nova moto de Noale equipada com um pacote aerodinâmico que estava guardado em segredo até este teste, Viñales fecha o dia com o terceiro tempo a 0.254s de Francesco Bagnaia.
Logo atrás, terminou a primeira surpresa positiva do dia.
Alex Márquez, recém-chegado à Gresini Racing, levou a sua Ducati privada até ao quarto lugar da tabela de tempos, sendo ligeiramente melhor do que o espanhol Raul Fernandez (CryptoData RNF Aprilia), que depois de uma temporada para esquecer na KTM, parece estar apostado a recuperar a sua forma e velocidade, tendo inclusivamente conseguido ser mais rápido do que o seu companheiro de equipa, Miguel Oliveira.
Numa análise mais genérica ao que se passou neste primeiro dia, e tendo já sido destacado o tempo de Bagnaia que fica muito próximo do recorde absoluto de MotoGP no AIA, vemos mais uma vez que as motos italianas são a grande força dominante atualmente na categoria rainha. Tanto a Ducati como a Aprilia estão em grande forma, sendo que o domínio do “top 10” só não é totalmente italiano devido à presença de Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), com o francês a ser oitavo e a mais de duas décimas.
Mas para a Yamaha, que esta temporada apenas tem duas motos em pista, o dado que será mais preocupante terá sido o 21º tempo de Franco Morbidelli. O italiano rodou mais de 1,6 segundos mais lento do que Francesco Bagnaia, e isso deverá ser motivo de preocupação para a casa de Iwata.
E se a Yamaha não está bem, mesmo estando a utilizar o novo motor mais potente na YZR-M1, o mesmo se poderá dizer da Honda. O HRC trouxe para este teste oficial de Portimão dois quadros diferentes para serem testados e, posteriormente, um deles ser o escolhido. Porém, a melhor Honda RC213V foi a de Alex Rins (LCR Honda Castrol) em 11º, e mesmo Joan Mir (Repsol Honda) com o 14º tempo conseguiu bater aquele que é o piloto no qual o HRC deposita maiores esperanças.
Marc Márquez (Repsol Honda), que sofreu uma queda, mas sem consequências físicas tendo apenas perdido alguns minutos da sessão em pista, não foi além do 19º tempo a quase 1,4 segundos de Bagnaia. Más notícias para o piloto espanhol e para a Honda.
Outra desilusão neste primeiro dia, tendo em conta o investimento feito no reforço do projeto de MotoGP, tem sido a KTM / GasGas. Brad Binder e Jack Miller, 15º e 16º, respetivamente, rodam a mais de um segundo de diferença dos mais rápidos, mas Pol Espargaró e Augusto Fernandez, o único “rookie” de 2023, estão bem mais abaixo na ordem da tabela de tempos, sendo 22º e 24º.
Amanhã teremos então o segundo dia de teste oficial de Portimão de MotoGP. Clique aqui para ficar a par dos horários atualizados para dia 12 de março .
MotoGP – Resultados do 1º dia de teste oficial de Portimão
1 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m38.771s
2 – Luca Marini (Mooney VR46) – +0.234s
3 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – +0.254s
4 – Alex Márquez (Gresini Racing) – +0.565s
5 – Raul Fernandez (CryptoData RNF Aprilia) – +0.689s
6 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) – +0.695s
7 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46) – +0.837s
8 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – +0.843s
9 – Fabio di Giannantonio (Gresini Racing) – +0.870s
10 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – +0.872s
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