Numa categoria onde 20 pilotos terminam separados por cerca de um segundo numa sessão de teste oficial de pré-temporada, como o que aconteceu há poucos dias em Sepang, é inevitável pensar que todos os detalhes fazem a diferença. E os pilotos que trocaram de equipa em MotoGP para a temporada 2023, como aconteceu com Miguel Oliveira, estarão ainda mais atentos a todos os detalhes que lhes permitam rodar mais rápido e serem mais competitivos do que aos comandos das motos anteriores.
No caso de Miguel Oliveira, que passou quatro anos a pilotar e conhecer em pormenor todas as características e potencial da KTM RC16, a temporada 2023 parece ter arrancado de forma bastante positiva, e com tempos mais rápidos agora com a Aprilia RS-GP 22.
Pese embora o piloto português tenha terminado o teste oficial com o 15º melhor tempo dos três dias que o MotoGP passou em Sepang, a verdade é que Miguel Oliveira, com tão pouco tempo para conhecer a Aprilia RS-GP na sua especificação de 2022, já demonstra uma adaptação bastante forte à moto italiana.
A adaptação parece estar a ser de tal forma positiva que, se analisarmos e compararmos com os tempos que Miguel Oliveira obteve na sua última passagem pelo circuito malaio ainda inserido na equipa Red Bull KTM Factory Racing e aos comandos da RC16, com os tempos obtidos na sua estreia em Sepang com a Aprilia RS-GP, verificamos que o português já consegue rodar mais rápido do que o fazia com a KTM neste circuito.
Tal como a Revista MotoJornal já aqui publicou numa análise detalhada à performance do piloto luso durante 2022, verificamos que no Grande Prémio da Malásia do ano passado, Miguel Oliveira obteve o seu melhor tempo de 1m59.405s durante a terceira sessão de treinos livres com a KTM RC16, com a temperatura ambiente nos 28 graus Celsius e o asfalto seco a uns escaldantes 40 graus.
Durante o teste oficial de Sepang nesta pré-temporada 2023, Miguel Oliveira, agora aos comandos da Aprilia RS-GP, e apenas no terceiro dia em pista com a moto italiana e segundo dia de teste, registou a sua melhor volta com um tempo de 1m58.839s.
Quase seis décimas mais veloz do que o seu melhor tempo no GP da Malásia!
E não foi uma situação isolada.
O segundo melhor registo do piloto de Almada com a Aprilia em Sepang foi uma volta em 1m58.922s, que obteve ao terceiro dia de teste de MotoGP. Um tempo que não foi brilhante, como o próprio piloto português admitiu, pois não conseguiu realizar uma volta “perfeita” quando atacou o cronómetro, mas que, ainda assim, é mais rápido do que a sua melhor volta durante o GP da Malásia com a KTM RC16.
Neste teste oficial com a Aprilia, apenas o tempo com que terminou no primeiro dia de teste, onde rodou em 1m59.730s, é pior do que os tempos obtidos com a KTM no GP da Malásia de 2022.
Refira-se que para esta comparação estamos apenas a utilizar os tempos obtidos com piso seco, sendo que a temperatura ambiente foi exatamente a mesma quando fez a sua melhor volta durante o GP da Malásia em comparação com a temperatura ambiente com que registou a melhor volta no teste oficial de Sepang com a Aprilia.
Existe, no entanto, uma grande diferença que é a temperatura do asfalto: durante o GP o asfalto malaio estava nos 40 graus na TL3, enquanto neste teste o asfalto estava apenas nos 27 graus no segundo dia.
E porque todos os detalhes, conforme referimos no início do artigo, interessam, convém também ter em conta que no Grande Prémio da Malásia aos comandos do protótipo KTM RC16, Miguel Oliveira levava já praticamente uma temporada completa a competir, com todas as implicações que isso tem ao nível do ritmo em pista.
E também convém recordar que estávamos então em ambiente de competição a sério, com os pilotos apenas focados em obter as suas melhores voltas.
No caso deste teste de Sepang, Miguel Oliveira obteve o seu melhor tempo ao terceiro dia a rodar com a Aprilia RS-GP, mas, principalmente, numa altura inicial da temporada, ou seja, ainda à procura da sua melhor forma / ritmo, e não tendo como foco principal a obtenção de tempos rápidos, mas sim a adaptação à moto italiana e também à nova equipa CryptoData RNF Aprilia.
Por tudo isto, a temporada 2023 de Miguel Oliveira parece estar a arrancar de forma bastante positiva, e com o piloto português a rodar já bastante rápido. Veremos o que acontece durante o teste oficial antes do Grande Prémio de Portugal – clique aqui para informações sobre bilhetes –, que vai decorrer em meados de março no Autódromo Internacional do Algarve, para percebermos melhor qual o nível em que se encontra Miguel Oliveira e a Aprilia RS-GP 22.
Melhor volta de Miguel Oliveira em Sepang – KTM vs Aprilia
KTM RC16
1m59.405s durante a TL3 do Grande Prémio da Malásia 2022
Aprilia RS-GP 22
1m58.839s durante o segundo dia de teste oficial de MotoGP em Sepang 2023
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades e resultados de MotoGP, com especial destaque para as prestações e performance de Miguel Oliveira. A não perder!