Estamos a poucas horas do arranque daquela que será a décima ronda da temporada 2023 de MotoGP. O Grande Prémio da Áustria vai disputar-se no circuito Red Bull Ring, nas montanhas austríacas, sendo um local bem especial para o piloto português Miguel Oliveira.
Tudo porque, em 2020, em plena pandemia Covid19, o então piloto da Tech3 levou a sua KTM RC16 #88 à vitória no Grande Prémio da Estíria, delineando uma estratégia fantástica que o levou a cruzar a meta antes de todos os outros pilotos e conseguindo assim a primeira vitória em MotoGP.
Porém, o Grande Prémio da Áustria 2023 reveste-se de uma maior relevância, tal como Razlan Razali, diretor e proprietário da equipa CryptoData RNF Aprilia fez questão de destacar na sua antevisão ao próximo fim de semana: Miguel Oliveira vai competir no circuito que é a casa da KTM, marca que “descartou” o piloto luso do seu projeto em MotoGP, e que permitiu à equipa satélite da Aprilia garantir os préstimos do português. E por isso terá alguma coisa a provar neste circuito.
Refira-se que também o companheiro de equipa de Miguel Oliveira, o espanhol Raul Fernandez, se encontra na mesma situação, tendo perdido o seu lugar na família KTM no final da temporada passada, e por isso também ele terá alguma coisa a provar no Red Bull Ring.
Porém, mais do que este tipo de situações que foram realçadas por Razali, a verdade é que em termos competitivos este GP da Áustria é importante para Miguel Oliveira que, depois de um 4º lugar em Silverstone, pretende continuar a sua evolução e ascensão na classificação de MotoGP somando novamente muitos pontos para a sua conta pessoal.
E quando os primeiros treinos de MotoGP estão a poucas horas de começar, Miguel Oliveira aproveitou o dia anterior ao início da ação em pista para falar com a imprensa.
Em declarações à Sport TV, o piloto português começou por se referir ao que aconteceu no GP da Grã-Bretanha e como se tem sentido nas últimas semanas:
“Foi muito bom, é sempre bom passar uma semana com um bom resultado. Foi sempre uma coisa que eu acreditava que podia fazer em Silverstone, um resultado daquele género. A qualificação não foi de novo o meu forte e não me consegui qualificar mais à frente. Duvido que naquela circunstância a qualificação tivesse feito alguma diferença no resultado, mas, ainda assim, foi muito bom. Sempre que esta temporada não ando lesionado, tenho feito excelentes prestações, é isso que espero fazer este fim de semana na Áustria”.
E depois referiu-se ao que sente neste regresso ao Red Bull Ring:
“Este circuito foi palco da minha primeira vitória no MotoGP, vai ter sempre um lugar especial no meu coração e na nossa vida lá em casa. Vivemos na Áustria muitos anos, tivemos aqui a nossa segunda casa com a Red Bull e com a KTM, obviamente que é um circuito a que é excelente voltar, por todas as memórias que já vivemos aqui”.
Recordamos que em antevisão ao Grande Prémio da Áustria, Miguel Oliveira já tinha referido que o seu foco nos próximos dias, e antes mesmo das corridas MotoGP Sprint e de domingo, centrará as suas atenções em garantir uma melhor qualificação que lhe permita depois arrancar para as corridas de sábado e domingo de melhores posições na grelha de partida.
Fique a par de todos os horários completos do GP da Áustria de MotoGP clicando aqui .