MotoGP 2023 – Os números do melhor ano de sempre da Ducati!

A Ducati Corse dominou por completo a temporada 2023 de MotoGP. Aqui ficam os números do melhor ano de sempre da marca italiana.

ducati

A Ducati Corse, o departamento de competição da casa com sede em Borgo Panigale, teve o que podemos chamar de ano de sonho em MotoGP. Em 2023, a temporada que terminou no passado fim de semana no circuito valenciano Ricardo Tormo, com a consagração de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), os protótipos de Borgo Panigale nas suas mais diversas especificações conseguiram mostrar uma supremacia quase incontestável.

Este foi o melhor ano de sempre para a Ducati em MotoGP, e na verdade há números que ficarão nos registos históricos da competição rainha e que revelam bem o que aconteceu em pista ao longo dos 20 Grandes Prémios disputados.

As Desmosedici GP23 e GP22 (das equipas satélite) mostraram ser capazes de vencer em praticamente quaisquer condições ou circuitos.

Assim, e para além do título de pilotos, garantiram o título de Construtores, título de equipas (Prima Pramac Ducati) com uma equipa independente, e o melhor piloto independente foi também aos comandos de uma Ducati, Jorge Martin.

ducatiOs números de uma temporada de sonho da Ducati em MotoGP

– Pela primeira vez desde que compete em MotoGP, a Ducati conseguiu vencer um segundo título de pilotos de forma consecutiva. Francesco Bagnaia foi o piloto a conseguir esse feito, sagrando-se campeão em 2023 já depois de o ter feito em 2022.

– Para a Ducati, este segundo título de Bagnaia permite à marca italiana alcançar três títulos de piloto de MotoGP. O outro piloto que conseguiu ser campeão com uma Ducati foi Casey Stoner em 2007, ano de estreia da cilindrada 800 cc.

– Pelo quarto ano consecutivo e quinta vez na sua história em MotoGP, a Ducati consegue o título de Construtores, ao somar 700 pontos, mais 327 pontos do que o segundo classificado.

– A Ducati conseguiu atingir as 87 vitórias em MotoGP. No total, a marca conseguiu somar 17 vitórias com a sua Desmosedici, um recorde absoluto na categoria rainha.

– Seis pilotos diferentes conseguiram vencer pelo menos uma corrida na temporada 2023: Bagnaia, Bastianini, Bezzecchi, Di Giannantonio, Martin e Zarco. Um recorde absoluto em MotoGP.

– A Ducati atinge um novo recorde de pódios numa só temporada: 43. Bate o anterior recorde que pertencia à Honda com 39 pódios na temporada de 1997.

– A Ducati conseguiu monopolizar os três lugares de pódio por 8 vezes nos Grandes Prémios disputados este ano. Todos os pilotos Ducati conseguiram terminar uma corrida no pódio pelo menos uma vez. E o monopólio dos lugares de pódio poderia ser maior caso Fabio di Giannantonio não tivesse sido penalizado na corrida do Grande Prémio da Comunidade Valenciana devido à pressão dos pneus.

– São já 46 corridas de MotoGP consecutivas em que um piloto Ducati consegue terminar no pódio.

– Todas as corridas MotoGP Sprint de 2023 terminaram com pelo menos um piloto Ducati no pódio.

ducati– A Ducati garantiu a “pole position” por 17 vezes durante a temporada 2023 de MotoGP.

– São já 60 corridas consecutivas em que pelo menos um piloto Ducati consegue partir da primeira linha da grelha de partida.

– Com um total de 7 vitórias em Grandes Prémios e 15 pódios, 4 vitórias nas corridas Sprint e ainda 7 “pole positions”, Francesco Bagnaia conseguiu o seu segundo título de MotoGP.

– Francesco Bagnaia é o primeiro piloto a defender o título com sucesso e utilizando o #1 desde Mick Doohan em 1997 / 1998.

– Primeiro classificado após a ronda inaugural, o GP de Portugal, Francesco Bagnaia era segundo após as rondas da Argentina e Américas. Contudo, no GP seguinte, em Espanha, “Pecco” terminou todos os outros fins de semana na liderança do campeonato. Apenas depois da corrida Sprint da Indonésia é que o piloto de Chivasso se encontrou, temporariamente, em segundo atrás de Jorge Martin. No domingo em Mandalika voltaria a ser líder.

– Com a vitória no Grande Prémio da Comunidade Valenciana, Francesco Bagnaia igualou o seu recorde de vitórias numa só temporada.

– Em 2023, Bagnaia completou 173 voltas como líder e registou por quatro vezes a volta mais rápida em corrida: GP de Espanha, GP de Itália, GP da Áustria e GP de São Marino.

– Com 18 vitórias aos comandos da Desmosedici GP, Francesco Bagnaia torna-se no segundo piloto mais vitorioso com a Ducati na categoria rainha. O piloto mais vitorioso continua a ser Casey Stoner com 23 vitórias.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP. A não perder!