Com um sol radiante e temperaturas de verão a fazerem-se sentir no circuito neerlandês de Assen, realizou-se hoje a corrida MotoGP Sprint a contar para o Grande Prémio dos Países Baixos. Uma corrida que a partir do momento em que Marco Bezzecchi (Mooney VR46) saltou para a liderança ficou decidida, e que terminou com Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) em 19º.
Foram 13 voltas de MotoGP Sprint que os pilotos da categoria rainha tiveram de cumprir neste início da tarde de sábado em Assen, e com as escolhas de pneus a serem muito parecidas, seriam mesmo os binómios piloto / moto a fazer a diferença em pista.
O português Miguel Oliveira, depois de uma performance muito interessante nas duas sessões de qualificação de MotoGP, e que terminaram com o piloto da Aprilia satélite a arrancar de 11º, teve nesta MotoGP Sprint do GP dos Países Baixos um grande arranque. Na primeira volta chegou mesmo a rodar em 8º, mas um ataque mais forte e que o levou a falhar uma trajetória nos momentos iniciais, levou-o a descer bastante na classificação.
Na confusão do meio do pelotão, no que pareceu um toque com um dos pilotos da Prima Pramac (a confirmar), Miguel Oliveira viria a terminar a primeira volta da MotoGP Sprint no último lugar, e a partir daí, mesmo não conseguindo saber o que se passou com o português da CryptoData RNF Aprilia, rapidamente se percebeu que seria uma corrida em modo recuperação, e terminar nos pontos (9 primeiros) seria apenas uma miragem para o português.
De facto, e pese embora tenha conseguido ascender na classificação até receber a bandeira de xadrez em 19º, Miguel Oliveira não concretiza em resultado esperado na MotoGP Sprint o que tinha mostrado na qualificação, e terá agora de esperar que na corrida de domingo do Grande Prémio dos Países Baixos consiga terminar entre os 15 primeiros para voltar a somar pontos em MotoGP antes da pausa de verão.
Quanto à vitória, e depois de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) ter liderado no início, mas cometido um erro por culpa própria e que permitiu então o ataque de Marco Bezzecchi à liderança, a história desta MotoGP Sprint ficou praticamente definida logo na quarta das treze voltas.
O italiano da Mooney VR46 abriu rapidamente uma margem de segurança para o compatriota e companheiro da VR46 Academy, com Bagnaia por sua vez a rodar então isolado em segundo. A vantagem de Bezzecchi sofreu um pequeno “corte” na 11ª volta, com o campeão de MotoGP a tentar um derradeiro ataque à vitória, mas Bezzecchi respondeu e concretizou com uma vitória todo o domínio que mostrou até agora.
Marco Bezzecchi poderá mesmo fazer o fim de semana perfeito: mais rápido no primeiro dia, novo recorde absoluto de MotoGP em Assen, “pole position”, e, para já, vitória na corrida MotoGP Sprint. Veremos se conseguirá vencer a corrida de amanhã para fazer então um fim de semana memorável.
Francesco Bagnaia, por sua vez, não mostrou argumentos para batalhar a sério pela primeira posição nesta corrida curta de sábado, e contentou-se então com o segundo lugar, mais uma vez, mas que ainda assim lhe permite manter a liderança do campeonato.
Já a terceira posição na corrida MotoGP Sprint ficou decidida na última volta.
Tudo porque depois de Brad Binder (Red Bull KTM Factory) ter conseguido em pista defender o 3º lugar dos ataques de Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) ao longo das 13 voltas, e com Aleix Espargaró (Aprilia Racing) em 5º a tentar aproveitar dessa luta dos dois à sua frente, o sul-africano da KTM viria a ser penalizado já na última volta com uma “long lap” por exceder os limites de pista.
Como não tinha forma de cumprir a penalização, Binder foi penalizado então com um acréscimo de 3 segundos ao seu tempo total da MotoGP Sprint, o que significou descer de 3º na linha de meta a 5º. Desta forma foi Fabio Quartararo a ser 3º, a primeira vez que o campeão de 2021 sobe ao pódio numa corrida de Sprint, e com Aleix Espargaró a subir a 4º na frente de Brad Binder.
Quer ficar a par dos horários completos do Grande Prémio dos Países Baixos de MotoGP? Apenas tem de clicar aqui !
MotoGP Grande Prémio dos Países Baixos – resultados da MotoGP Sprint
1 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46)
2 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)
3 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha)
4 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing)
5 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)
6 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)
7 – Maverick Viñales (Aprilia Racing)
8 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team)
9 – Alex Márquez (Gresini Racing)
10 – Luca Marini (Mooney VR46)
MotoGP – classificação após corrida MotoGP Sprint GP dos Países Baixos
1 – Francesco Bagnaia – 169 pontos
2 – Jorge Martin – 148 pontos
3 – Marco Bezzecchi – 138 pontos
4 – Johann Zarco – 109 pontos
5 – Brad Binder – 101 pontos
6 – Luca Marini – 89 pontos
7 – Jack Miller – 79 pontos
8 – Fabio Quartararo – 64 pontos
9 – Aleix Espargaró – 61 pontos
10 – Maverick Viñales – 56 pontos
16 – Miguel Oliveira – 27 pontos