Com a realização do Treino 1 de MotoGP esta manhã em Assen, esta dado o “tiro de partida” para o Grande Prémio dos Países Baixos, ronda que encerra uma sequência de três semanas consecutivas a competir, mas que também assinala o fim da primeira metade da temporada 2023 da categoria rainha pois após este fim de semana neerlandês o campeonato fica em pausa de verão durante várias semanas. Neste primeiro treino de MotoGP em Assen, Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) fechou com o 15º tempo.
O piloto português da equipa satélite da Aprilia chegou mesmo a ocupar, nos momentos iniciais, a segunda posição na tabela de tempos do Treino 1. Porém, uma queda na primeira curva do traçado neerlandês, quando perdeu a frente da sua Aprilia RS-GP 22 #88, deixou o português a ter de recuperar o ânimo. Felizmente, e do que foi possível ver na queda, Miguel Oliveira não terá sofrido novas lesões ou agravado a lesão no ombro.
Optando por sair inicialmente com a sua moto equipada com a pequena asa montada na traseira, mas depois com a segunda moto já sem a asa traseira, Miguel Oliveira viria a regressar à pista num momento em que todos os pilotos de MotoGP procuraram registar os seus melhores tempos por volta.
Com o “time attack” possível a resultar numa melhor volta em 1m33.673s, Miguel Oliveira fecha o Treino 1 do Grande Prémio dos Países Baixos com o 15º melhor tempo, a 1,427s do piloto mais rápido em pista nesta manhã de sexta-feira.
Esse piloto foi Marco Bezzecchi (Mooney VR46). O italiano da formação de Valentino Rossi, depois de alguns fins de semana em maiores dificuldades para estar perto dos rivais que disputam o título de MotoGP, o que o fez perder, inclusivamente, a segunda posição na classificação do campeonato para Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), parece estar com vontade de chegar à pausa de verão em melhor forma.
Bezzecchi com uma volta em 1m32.246s fechou o Treino 1 como o mais rápido no circuito de Assen, batendo por pouco mais de três décimas o espanhol Maverick Viñales (Aprilia Racing), com Alex Márquez (Gresini Racing) a posicionar-se também como um dos pilotos a ter em conta ao ser o terceiro mais rápido deste treino.
Numa sessão onde vários pilotos sentiram o amargo sabor da gravilha – para além de Miguel Oliveira também caíram Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team), Johann Zarco (Prima Pramac Ducati), Augusto Fernandez (GasGas Factory Tech3) – e todos por perder a frente das suas motos, destaque para a prestação de Marc Márquez.
O oito vezes campeão do mundo e piloto da Repsol Honda, depois de um fim de semana que foi muito complicado (5 quedas na Alemanha e mais uma lesão) e onde optou por nem competir no domingo, está novamente a tentar recuperar a confiança na Honda RC213V. Porém, com uma diferença de quase 1,9 segundos para Marco Bezzecchi, Marc Márquez está longe de estar nas posições onde deseja estar.
Destaque também neste arranque de fim de semana de Grande Prémio dos Países Baixos para o 5º tempo de Fabio Quartararo.
O francês da Monster Energy Yamaha, num circuito mais fluído e que privilegia a velocidade em curva, o ponto forte da Yamaha M1, consegue, mesmo estando lesionado no pé esquerdo por um incidente fora das pistas, posicionar-se entre os mais rápidos e talvez consiga em Assen voltar a ser “aquele” Quartararo que em 2021 se sagrou campeão do mundo.
Quer estar a par de todos os horários do Grande Prémio dos Países Baixos? Então apenas tem de clicar aqui !
MotoGP Grande Prémio dos Países Baixos – resultados do Treino 1
1 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46) – 1m32.246s
2 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m32.560s
3 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m32.614s
4 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) – 1m32.762s
5 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m32.804s
6 – Luca Marini (Mooney VR46) – 1m32.881s
7 – Takaaki Nakagami (Idemitsu Honda LCR) – 1m32.981s
8 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m33.067s
9 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory) – 1m33.087s
10 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m33.421s
15 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) – 1m33.673s