MotoGP 2023 P. Baixos – Miguel Oliveira qualifica em 11º e Bezzecchi na “pole”

Miguel Oliveira vai arrancar para as corridas do GP dos Países Baixos de 11º. Marco Bezzecchi com novo recorde absoluto está na “pole” de MotoGP.

Depois de conseguir a passagem à Qualificação 2 de MotoGP a contar para o Grande Prémio dos Países Baixos, ao ser o segundo piloto mais rápido na sessão Qualificação 1, Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) enfrentou então a derradeira qualificação com renovadas esperanças de estar nas primeiras filas da grelha de partida.

O piloto português da equipa satélite da casa de Noale na categoria rainha, depois do esforço realizado na Q1, conseguiu desta feita rodar em 1m32.174s, um registo ligeiramente mais lento do que já tinha conseguido, mas que lhe permitiu ser o 11º mais rápido em pista, o terceiro melhor resultado de Miguel Oliveira em qualificação esta temporada 2023, e, mais do que isso, uma clara evolução em relação a Grandes Prémios anteriores depois do seu regresso por lesão.

E como prova da boa forma do piloto português neste fim de semana, o que abre perspetivas muitos positivas para a corrida MotoGP Sprint, refira-se que durante esta Q2 de MotoGP, Miguel Oliveira foi o terceiro mais rápido no primeiro setor, e, no terceiro setor foi inclusivamente o piloto mais rápido!

miguel oliveiraQuanto à “pole position”, essa posição será ocupada por Marco Bezzecchi. O jovem italiano da Mooney VR46, que dominou o primeiro dia do GP dos Países Baixos, e agora domina a qualificação, rodou mais rápido do que todos os rivais e consegue mesmo registar o novo recorde absoluto de uma MotoGP em Assen: 1m31.472s!

Refira-se que Bezzecchi torna-se no 13º piloto diferente a conseguir a “pole position” nas treze últimas visitas do MotoGP ao circuito neerlandês.

A acompanhar Bezzecchi na primeira linha da grelha de partida encontramos ainda Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), que apesar de não manter a sequência de “poles” mostra-se satisfeito e confiante por ter encontrado uma afinação mais competitiva para a sua Ducati Desmosedici GP23.

O terceiro em qualificação foi Luca Marini (Mooney VR46), que assim fecha a primeira linha da grelha de partida, ocupada apenas por motos da Ducati, sendo que Marini sofreu uma queda já nos momentos finais de “time attack” na Q2 e lançou a confusão nos pilotos que ainda esperavam realizar uma derradeira tentativa de volta rápida antes da bandeira de xadrez, pois veriam a sua volta cancelada por bandeiras amarelas.

A corrida MotoGP Sprint realiza-se esta tarde de sábado. Clique aqui para ficar a par dos horários completos do Grande Prémio dos Países Baixos !

MotoGP Grande Prémio dos Países Baixos – resultados da Qualificação

1 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46) – 1m31.472s

2 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m31.533s

3 – Luca Marini (Mooney VR46) – 1m31.630s

4 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m31.671s

5 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m31.704s

6 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m31.812s

7 – Maveric Viñales (Aprilia Racing) – 1m31.837s

8 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) – 1m31.898s

9 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m31.898s

10 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m32.170s

11 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) – 1m32.174s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!