Se as previsões apontavam para emoções impróprias para fãs com problemas cardíacos, a verdade é que a primeira corrida MotoGP Sprint da história do Mundial de Velocidade cumpriu com o prometido! Intensidade máxima ao longo de 12 voltas, quedas, ultrapassagens, grandes momentos de condução no limite, e indecisão até praticamente à bandeira de xadrez.
Assim que se apagaram os semáforos no Autódromo Internacional do Algarve, vimos Marc Márquez (Repsol Honda) a conseguir aguentar o ataque de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) e Jorge Martin (Prima Pramac Ducati).
Logo atrás, Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) colocava-se também em posição de lutar pelo pódio, mas o esforço do piloto italiano viria a ser deitado por terra, literalmente, quando Luca Marini (Mooney VR46) exagerou na curva da Torre VIP, perdeu a frente da sua moto, e levou Bastianini a dar por terminada a sua MotoGP Sprint e a ter de visitar o Centro Médico do AIA.
As primeiras informações, não oficiais, apontam para que Enea Bastianini tenha fraturado o escafoide da mão direita. Ficará para mais tarde percebermos se esta lesão impedirá o italiano de competir na corrida de MotoGP deste domingo.
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Jack Miller (Red Bull KTM Factory) também não queria ficar fora do grupo que discutia as primeiras posições, e tinha consigo o português Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia), que a receber um forte apoio dos milhares de portugueses nas bancadas, estava na contenção pelos primeiros lugares e o pódio era claramente o objetivo.
Bagnaia não demorou muito a suplantar Marc Márquez, e pouco depois era Jorge Martin a tornar-se no novo líder da MotoGP Sprint. O espanhol, sempre muito rápido, estava decidido a escapar na liderança, mas atrás de si o grupo de quatro pilotos não deixava o espanhol de Madrid fugir.
Nesse momento, e aproveitando a eficácia da KTM RC16 equipada com pneus Michelin slick de composto macio, algo raramente visto em anos anteriores, Jack Miller passava ao ataque e queria claramente chegar à primeira posição. O australiano subia a terceiro por troca com Marc Márquez, com o oito vezes campeão do mundo a não conseguir também aguentar atrás de si Miguel Oliveira, que ascendia então ao quarto lugar na MotoGP Sprint.
Na sétima volta das 12 que tiveram de cumprir, Miller conseguia mesmo suplantar a oposição dos dois pilotos Ducati, nomeadamente a de Jorge Martin, com o piloto da Red Bull KTM Factory a assumir a liderança e a tornar-se então no quatro piloto diferente a estar nessa posição.
Mas esta situação não demorou muito, pois Jorge Martin, fazendo uso da velocidade da Ducati, voltava a ser líder, num momento em que Miller parecia estar em maiores dificuldades com os seus pneus macios. Foi aí que Bagnaia percebeu que poderia tirar proveito, e o campeão de MotoGP consegue mesmo passar pelo seu antigo companheiro de equipa assumindo então a segunda posição da MotoGP Sprint.
Enquanto isso, Miguel Oliveira estava onde queria estar: a lutar pelo pódio!
E o piloto português preparou de forma perfeita a sua ultrapassagem a Jack Miller, que concretizou no início da penúltima volta, subindo por momentos a terceiro classificado. Dizemos “por momentos”, pois por mais fantástica que tenha sido a ultrapassagem de Miguel a Miller, acabou por ser Marc Márquez a tirar maior proveito do momento, conseguindo o espanhol da Honda, de uma só vez, passar pelos dois adversários que estavam à sua frente.
Com Martin a cometer pequenos erros que lhe custaram décimas e por isso com Bagnaia a aproximar-se perigosamente, a luta pelo degrau mais baixo do pódio seria também emocionante.
Miguel Oliveira, na entrada da última volta, conseguia recuperar o terceiro lugar em mais um momento perfeito de travagem no limite. Porém, o piloto português viria a cometer um erro na travagem para a curva 10, alargou bastante a trajetória, mas evitou a queda, o que infelizmente o fez perder algumas posições e acabou por cruzar a linha de meta em 7º.
Um resultado que podia, e merecia, ter sido melhor dado o nível em que vimos Miguel Oliveira pilotar a sua Aprilia RS-GP22 nesta primeira MotoGP Sprint da história. Ainda assim, o piloto português soma já alguns pontos para o campeonato, o que numa temporada que se prevê muito renhida poderá significar muito.
Indiferentes a tudo o que se passou atrás, Jorge Martin e Francesco Bagnaia deixaram para o fim a discussão pela vitória. Já depois de ter cometido alguns erros, o piloto espanhol da Prima Pramac Ducati voltaria a erra na curva da Torre VIP, e ao ver a oportunidade, o campeão em título não deixou escapar a oportunidade de subir novamente a primeiro.
A partir daí, “Pecco” não mais largou a frente da MotoGP Sprint, e voou para a primeira vitória da temporada 2023 e é o primeiro líder do campeonato, com Jorge Martin a ser segundo.
Um pouco mais atrás dos dois pilotos Ducati, e aproveitando a confusão que se instalou quando Miguel Oliveira falhou a trajetória na curva 10, foi Marc Márquez que mais beneficiou da situação, assumindo o terceiro posto nesta corrida MotoGP Sprint, levando até à meta atrás de si Jack Miller (4º), logo seguidos dos dois pilotos Aprilia Racing, com Maverick Viñales a superiorizar-se a Aleix Espargaró depois de uma batalha também ela intensa e em recuperação de lugares mais atrasados para os dois espanhóis da equipa de Noale.
Grande Prémio de Portugal – resultados da MotoGP Sprint
1 – Francesco Bagnaia – Ducati Lenovo Team
2 – Jorge Martin – Prima Pramac Ducati
3 – Marc Márquez – Repsol Honda
4 – Jack Miller – Red Bull KTM Factory
5 – Maverick Viñales – Aprilia Racing
6 – Aleix Espargaró – Aprilia Racing
7 – Miguel Oliveira – CryptoData RNF Aprilia
8 – Johann Zarco – Prima Pramac Ducati
9 – Alex Márquez – Gresini Racing
10 – Fabio Quartararo – Monster Energy Yamaha
Classificação do campeonato após corrida MotoGP Sprint do GP de Portugal
1 – Francesco Bagnaia – 12 pontos
2 – Jorge Martin – 9 pontos
3 – Marc Márquez – 7 pontos
4 – Jack Miller – 6 pontos
5 – Maverick Viñales – 5 pontos
6 – Aleix Espargaró – 4 pontos
7 – Miguel Oliveira – 3 pontos
8 – Johann Zarco – 2 pontos
9 – Alex Márquez – 1 ponto
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