A partir desta sexta-feira 17 de novembro tem início o Grande Prémio do Qatar, penúltima ronda da temporada 2023 de MotoGP, um fim de semana que poderá ser bastante especial para Francesco Bagnaia. O piloto italiano da Ducati Lenovo Team chega ao renovado circuito de Losail com uma vantagem de 14 pontos sobre Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), e isso dá a “Pecco” uma primeira oportunidade de sagrar-se desde já campeão da categoria rainha.
Para Jorge Martin não existe hipótese de sagrar-se campeão a não ser na derradeira ronda em Valência. Mesmo que o espanhol ganhe o máximo de pontos num Grande Prémio ao italiano, isso deixaria o piloto da Prima Pramac com uma vantagem de 23 pontos na liderança do campeonato ficando depois a faltarem disputar o máximo de 37 pontos em Valência.
Por isso, no Qatar está tudo nas mãos de Francesco Bagnaia.
Para alcançar o seu segundo título em MotoGP, e de forma consecutiva, Francesco Bagnaia tem de aumentar a vantagem para Jorge Martin. Mas quantos pontos precisa o italiano de ganhar ao espanhol no GP do Qatar para celebrar o bicampeonato?
Bagnaia necessita de fechar a corrida principal de domingo com 37 pontos de vantagem sobre Martin, para dessa forma encerrar a discussão do título de MotoGP 2023. Tendo em conta a diferença pontual atual de 14 pontos, o italiano da equipa de fábrica da Ducati tem de ganhar 23 pontos ao espanhol da equipa satélite.
Um cenário que dificilmente acontecerá em condições consideradas normais, pois exceção feita ao Grande Prémio de Portugal, em que Bagnaia obteve pontuação máxima e Martin apenas somou 9 pontos, nunca o italiano conseguiu terminar um Grande Prémio esta temporada com tamanha vantagem pontual para o rival espanhol.
As combinações de resultados nas duas corridas são inúmeras, pelo que vamos aqui apenas imaginar as hipóteses mais simples.
Numa primeira hipótese em que o italiano consiga superiorizar-se nas duas corridas do Qatar ao espanhol, mesmo que Francesco Bagnaia vença a corrida Sprint e que Jorge Martin não pontue, esse resultado ainda não será suficiente para o piloto da Ducati Lenovo Team ser campeão. A diferença entre ambos na classificação ficaria nos 26 pontos.
Precisaria então de ganhar mais 11 pontos na corrida de domingo.
Neste caso, quais são então as combinações de resultados entre os dois pilotos na corrida de domingo do GP do Qatar para que tudo se decida a favor do italiano:
– Se Bagnaia for 1º, Martin não pode ser mais do que 4º
– Se Bagnaia for 2º, Martin não pode ser mais do que 7º
– Se Bagnaia for 3º, Martin não pode ser mais do que 11º
– Se Bagnaia for 4º, Martin não pode ser mais do que 14º
– Se Bagnaia for 5º, Martin não pode pontuar
– Se Bagnaia ficar abaixo de 5º, o título apenas fica decidido no GP da Comunidade Valenciana
Porém, e como segunda hipótese que aqui contemplamos, Jorge Martin, que tem sido o piloto mais forte nas corridas MotoGP Sprint somando até agora 7 vitórias ao longo da temporada, pode também ganhar pontos ficando à frente de Francesco Bagnaia na corrida curta, sendo que o italiano tem o “luxo” de poder perder até 2 pontos para o espanhol na Sprint e continuar a acalentar esperanças de ser campeão no próximo domingo.
Caso vença a Sprint, e independentemente do resultado de Francesco Bagnaia, Jorge Martin adia a decisão do título para Valência. Se o espanhol for 1º e o italiano 2º, a diferença entre ambos na classificação ficaria em 11 pontos. O suficiente para impedir o título de Bagnaia já no Qatar mesmo que o piloto da Ducati Lenovo Team vença no domingo e o da Prima Pramac não pontue. Terminariam o fim de semana separados por 36 pontos, ficando então a faltar um ponto a Bagnaia para ser campeão.
Se Jorge Martin for 2º na Sprint e Francesco Bagnaia ficar imediatamente atrás, a diferença entre ambos na classificação desce para 12 pontos. Se Jorge Martin for 3º ou pior, Francesco Bagnaia precisa de terminar imediatamente atrás ou duas posições abaixo do rival espanhol. Nestas situações o italiano pode começar a sonhar com a conquista do título no domingo.
Neste caso, quais são as combinações de resultados entre os dois pilotos para que tudo se decida a favor do italiano no domingo:
– Bagnaia tem obrigatoriamente de vencer e esperar que Martin não consiga pontuar
– Se Bagnaia não vencer, o título apenas fica decidido no GP da Comunidade Valenciana
Podemos ainda “desenhar” um terceiro cenário: ambos os pilotos não pontuam na Sprint do Grande Prémio do Qatar.
Neste caso, Francesco Bagnaia pode ser campeão na corrida principal caso vença a corrida e Martin não consiga mais do que 2 pontos correspondentes ao 14º lugar, perfazendo a tal diferença de 23 pontos que o italiano necessita para ser já campeão.
Porém, estes são apenas cenários teóricos, pois como temos visto em tantas ocasiões ao longo da temporada 2023 de MotoGP, numa corrida da categoria rainha tudo pode acontecer!
Ainda para mais quando temos diversos pilotos do plantel desta temporada que já mostraram capacidade de discutir as melhores posições e pódios, ou quando temos diversos pilotos que já receberam avisos de pressão de pneus, incluindo Francesco Bagnaia e Jorge Martin, uma situação que poderá levar a penalizações inesperadas e condicionar bastante os resultados finais e esta fantástica batalha pelo título de campeão de MotoGP 2023.
Quer saber quais são os horários do Grande Prémio do Qatar? Apenas tem de clicar aqui!
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP, com especial destaque para as performances e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!